TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Problemática Dos Resíduos sólidos Urbanos E Os Instrumentos De Gestão Do Meio Ambiente Na Cidade De Campina Grande/PB

Artigo: A Problemática Dos Resíduos sólidos Urbanos E Os Instrumentos De Gestão Do Meio Ambiente Na Cidade De Campina Grande/PB. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  6.406 Palavras (26 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 26

Resumo: Um dos grandes problemas da atualidade é o aumento da geração de resíduos sólidos urbanos, este decorrente, dentre outros fatores, do processo de expansão e urbanização das cidades. O município de Campina Grande/PB, também vivencia esta realidade, com o desenvolvimento urbano, ouve também, o aumento na produção de resíduos. Neste sentido, o referido trabalho objetiva fazer uma reflexão sobre a expansão urbana e os problemas ambientais dela decorrentes; enfatizando a geração diária dos resíduos sólidos urbanos como também, os instrumentos de gestão do meio ambiente urbano da cidade em pauta. Para realização deste, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, além de coleta de dados através de visitas de campo a repartições publicas municipais, assim como o registro visual das instalações do “lixão” municipal. Com isso, busca-se alertar sociedade para os impactos que estes resíduos causam ao meio ambiente quando dispostos de maneira inadequada.

Palavras-chave: Urbanização, Meio Ambiente, Instrumentos de Gestão, Resíduos Sólidos Urbanos

Abstract: A major problem today is the increased generation of solid waste, this resulting, among other factors, the process of expansion and urbanization of cities. The city of Campina Grande / PB, also experiences this reality, urban development, listens well, the increase in waste production. In this sense, this paper aims to reflect on urban sprawl and environmental problems arising from it, emphasizing the daily generation of municipal solid waste as well as the instruments for environmental management in the city's urban agenda. To achieve this, we performed a literature review and documentation, and data collection through field visits to local public agencies, as well as the visual record of the premises of "trash" city. Thus, we seek to alert society to the impacts that cause the waste to the environment when disposed of improperly.

Keywords: Urbanization, Environment, Management Tools, Solid Waste

Sumario: 1. Introdução. 2. A relação entre população e meio ambiente. 2.1. O processo de urbanização das cidades e os impactos ambientais. 3. A situação dos resíduos sólidos urbanos e seus desafios. 4. O meio ambiente urbano da cidade de Campina Grande/PB e a problemática dos resíduos sólidos urbanos. 4.1. A evolução urbana da cidade de Campina Grande/PB. 4.2. Gestão inadequada dos resíduos sólidos urbanos. 4.3. O ambiente do “Lixão” municipal. 4.4. Instrumentos de gestão do meio ambiente urbano de Campina Grande/PB. 5. Considerações finais. Referências bibliográficas.

1. Introdução

No decorrer dos últimos 30 anos, grande parte dos municípios brasileiros, a exemplo do município de Campina Grande/PB, apresentaram uma intensa urbanização, esta decorrente do processo evolutivo industrial e da massificação populacional, provocando com isso, o surgimento de alguns problemas, estes tanto sociais como ambientais.

A degradação do meio ambiente urbano surge na mediada que as cidades começam a receber pessoas vidas, principalmente do interior a procura de trabalho e melhores condições de vida, provocando um verdadeiro “inchamento” das cidades, tendo em vista que falta moradia, escolas, empregos, saneamento básico, saúde, dentre outros, princípios fundamentais para a obtenção de uma sadia qualidade de vida, já que esta está ligada diretamente à qualidade do meio ambiente que vivemos.

Desse modo, o referido trabalho tem como objetivo geral fazer uma reflexão sobre a urbanização e o meio ambiente, através de uma abordagem do surgimento das primeiras cidades até o processo de urbanização vivenciado atualmente pelo país, e conseqüentemente dos problemas ambientais decorrestes deste processo, ocasionados pelo crescimento acelerado e desordenado das cidades, como é o caso da problemática dos resíduos sólidos urbanos. Abordando como objetivos específicos o levantamento da produção diária dos resíduos sólidos urbanos da cidade em estudo; impactos ambientais ocasionado pela má disposição dos resíduos sólidos ao meio ambiente; além de enfatizar os instrumentos de gestão do meio ambiente urbano da cidade de Campina Grande/PB.

Para realização desse trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental para um maior aprofundamento da temática em estudo, além de coleta de dados através de visitas de campo a repartições publicas municipais, a exemplo da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SOSUR) e da Coordenadoria de Meio Ambiente (COMEA) para dessa forma, se ter uma dimensão da produção dos resíduos gerados diariamente no município em estudo, como também a composição gravimétrica desses resíduos, além de elencar os instrumentos disponíveis para gestão do meio ambiente urbano da cidade em pauta. Para que dessa forma se tenha uma representatividade dos impactos que estes resíduos causam ao meio ambiente, avaliando a participação do governo municipal (através de leis e programas) para minimização destes impactos. Como complementação metodológica, fez-se necessário o registro visual das instalações do “lixão” municipal, local onde os resíduos coletados do município são destinados sem que exista qualquer segregação do material que ali é descarregado.

Diante do exposto, tendo em vista que o processo de urbanização provoca impactos ao meio ambiente, no caso em estudo, o aumento da geração de resíduos sólidos, faz-se necessário que a mesma seja feita de maneira planejada de modo que não comprometa o meio ambiente urbano da cidade e, conseqüentemente, a qualidade de vida da população local.

2. A relação entre população e meio ambiente

2.1. O processo de urbanização das cidades e os impactos ambientais

As primeiras cidades fizeram seu aparecimento na esteira da Revolução Agrícola ou, também, “Revolução Neolítica”, a partir daí, se inicia a prática da agricultura, e graças a isso irão surgindo, aos poucos, assentamentos sedentários, e depois as primeiras cidades. Com a agricultura tornou-se possível alimentar populações cada vez maiores, gerando-se, inclusive, um excedente alimentar (SOUZA, 2000, p.43).

De acordo com o autor citado, as cidades surgem como resultado de transformações sociais gerais – econômicas, tecnológicas, políticas e culturais -, quando, para além de povoados de agricultores (ou aldeias), que eram pouco mais que acampamentos permanentes de produtores diretos que se tornaram sedentários, surgem assentamentos permanentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com