TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção de Caminhões

Por:   •  11/1/2020  •  Resenha  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade 3

Uma empresa de produção de caminhões, estava tendo problemas para manter seu quadro de funcionários completo. Devido ao número elevado de operadores pegando atestado por lesionar o braço na atividade de aperto das dobradiças. Sabendo disso uma equipe de engenheiros foi acionada para resolver a situação. Logo de início foi possível perceber o nível elevado de força produzida pelo funcionário para apertar a dobradiça da porta da cabine, utilizando uma chave sextavada tamanho 16 milímetros, gerando dor e desconforto ao funcionário.

PDCA

Planejar: Operador sente dor no braço no final do expediente ao realizar aperto das dobradiças da porta da cabine. Operação gera desconforto e desgaste físico ao colaborador. O aperto das dobradiças são feitos utilizando uma chave sextavada tamanho 16 milímetros. Na condição futura substituir-se-á a chave sextavada por uma apertadeira pneumática, eliminando o esforço físico extremo. aaaaaElaborar um meio de comprovar diminuição nas queixas e reclamações.

Executar: A substituição na área de produção foi realizada, retirando a chave sextavada do processo e sendo substituída pela nova apertadeira pneumática, comprada especificamente para aquela operação. A substituição foi realizada como planejado. Os operadores envolvidos receberam um treinamento em sala de como utilizar a apertadeira pneumática. Após o treinamento, os operadores disseram que ficou claro a utilização do novo equipamento e como utilizá-lo corretamente e com eficiência. Os operadores já perceberam os resultados da ação, pois ao final do dia já não sofriam nenhum tipo de dor no braço.

Checar: Ao final do turno o operador preenche um check list informando a condição ok ou não ok para dor no braço ou em qualquer outra parte do corpo. ddddddddSituação anterior 2 (dois) operadores com lesão no braço. Um por turno. Situação atual 0 (Zero) operadores com lesão no braço. Tempo anterior de execução da atividade era de 50 segundos. Tempo atual de execução da atividade passou a ser de 15 segundos. Os ganhos foram reconhecidos na parte ergonômica e financeira pela redução de tempo do processo.

Agir: Caso o operador apresente algum tipo de dificuldade ao utilizar a nova apertadeira, pode-se instalar balancins para auxiliar o peso suspenso da máquina. aaaaaaaNo total foram 0 (zero) lesões no braço no fim do turno após a mudança. Redução de 35 segundos na operação de aperto das dobradiças com a nova apertadeira. Foi adotada uma sequência padrão, onde a chave sextavada não está mais incluída no processo.

Plano de Ação 5W2H

O que? Realizar treinamentos de como utilizar corretamente a apertadeira pneumática. Como? Treinamentos serão realizados pela área de treinamentos da empresa. Quem? Alexandre Tourino, coordenador de recursos humanos. Quando? De 26/11/2019 até 26/05/2019. Onde? Área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com