TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Da Pena De Morte No Brasil

Exames: A Questão Da Pena De Morte No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 3

A questão da pena de morte no Brasil.

A pena de morte no Brasil e um tema muito polêmico, pois à os que defendem a tese e os que são contra, e aqui sempre que foi apresentado as propostas para se sancionar essa lei, sempre surgiram diversos protestos da sociedade e dos tais direitos humanos contra esta idéia aqui no nosso país.

A questão da legalização e a implantação da pena de morte como lei no nosso país parece algo fácil e simples; mas não é, esta medida significa muito mais do que imaginamos e com certeza esta não está somente em aceitar como sim ou não.

Fica claro que se precisa de uma nova lei e algo que mude o cenário negativo que o Brasil tem perante o mundo em relação á violência gratuita e seus crimes. No Brasil eu acredito que deva ter sim a lei da pena de morte, porém com algumas e importantíssimas resalvas e estas não são poucas e podemos inclusive até mesmo enumeralas ou colocá-las em tópicos, algumas dessas mudanças são:

- Uma lei mais clara e menos burocrática: onde o condenado não fique anos e anos na espera no corredor da morte e gerando gastos para a sociedade.

- Leis específicas e tratamento aos casos especias: como nos casos de crime ediondos como por exemplo; homicidios, estupros seguidos de morte, pedofilia, assaltos a mão armada seguidos de morte entre outros. Estes de imediato já devem ser punidos com pena de morte desde que se tenha a certeza do autor do crime.

- Uma investigação mais eficiente: onde se tenha toda certeza de que aquele meliante é mesmo o autor de tal crime investigado.

- Clareza nos gastos públicos: hoje em dia os gastos com condenados são muito altos e com uma lei dessa em vigor, surgiria a facilidade para políticos de má índole se aproveitarem para desviar verbas e o dinheiro aplicado a esse tipo de programa e assim o crime do colarinho branco aflorar mais ainda no nosso país.

Fica claro com estes poucos exemplos que para uma lei como essa ser vigorada no nosso país se precisa de diversas mudanças em diversos aspectos.

Tambêm e bom resaltar que já passou do tempo da maioridade penal passar de 18 anos para 16 anos, e nesse caso dos 16 e 17 anos o indivíduo ainda não poder ser condenado a pena de morte, mas já responder pelos seus crimes as leis que são empregadas aos maiores de 18 anos.

Nos EUA onde a pena de morte voltou a ser empregada desde 1976 se gasta muito com este tipo de programa e o condenado chega a ficar mais de dez anos na espera no corredor da morte, e é claro que no Brasil não pode ser assim ate porque temos diversos gastos em muitos outros assuntos, isto sem mencionar os desvios públicos, e não podemos nos dar ao luxo de ter ainda mais gastos com mais alguma coisa que venha a não funcionar e nem ser viavel no nosso país, e ai sim ter muitas e muitas mudanças e também termos cuidado para que aqui não seja como na China onde o número de condenados a pena de morte chega aos milhares onde nem a ONG tem um número exato.

Fica então claro que o Brasil deve sim ter leis mais severas e que funcionem de verdade com pulso forte mais que seja feita de verdade e que se acabe com a indignação do povo que vive fazendo justiça com as própias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com