TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVÂNCIA DA LOGÍSTICA DE MATERIAIS EM RELAÇÃO À PRODUÇÃO SOB PROJETOS NO SERVIÇO DA CONSTRUÇÃO CIVIL.

Artigo: A RELEVÂNCIA DA LOGÍSTICA DE MATERIAIS EM RELAÇÃO À PRODUÇÃO SOB PROJETOS NO SERVIÇO DA CONSTRUÇÃO CIVIL.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  6.422 Palavras (26 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 26

Nome da Revista

Vol. 1, Nº. 1, Ano 2013

autor 1

Maria Rivaneide de Sousa Azevedo

riva.azv@terra.com.br

autor 2

Tathiana Ludmila Zaccaro

tathiana@zaccaro.com

A RELEVÂNCIA DA LOGÍSTICA DE MATERIAIS EM RELAÇÃO À PRODUÇÃO SOB PROJETOS NO SERVIÇO DA CONSTRUÇÃO CIVIL.

RESUMO

Nos últimos tempos a preocupação dos gestores era com a área técnica-descritiva sem perceber a importância da logística na indústria da construção civil brasileira, vivendo de desperdícios e improvisos na evolução logística, sentida em outros setores da indústria manufatureira.

Podemos identificar que o que levou a esta situação foi a baixa rivalidade nos principais subsetores, edificações e construção pesada. Atualmente esta visão mudou, tornando-se uma área mais competitiva devido à necessidade de especializar e controlar a movimentação de materiais no setor, através de um gerenciamento com maior destaque no planejamento das obras e evolução de equipamentos compatíveis. Sendo assim, este material tem como objetivo mostrar uma visão teórica referente ao conceito da logística e a sua contribuição na indústria da construção civil brasileira, dando a devida ênfase referente a tecnologia logística.

Palavras-Chave: Gestores; Logística; Indústria, Construção; Materiais; Planejamento, Tecnologia.

ABSTRACT

In recent times, manager’s concern was with the technicals pecification area, without realizing the importance of logistics in the Brazilian construction industry—living from waste and improvisation in logistic evolution—felt in other sectors of the manufacturing industry. We can identify that what led to this situation was the lackof competitiveness in key subsectors, buildings and heavy construction. Currently this view has changed, becoming a more competitive area due to theneed to specialize and control the movement of materials in the sector, througha management with more emphasis on planning and development of works with compatible equipment. Thus, this material is intended to show a theoretical view regarding the concept of logistics and its contribution to the construction industry in Brazil, giving due emphasis to the logistics technology.

Keywords: Maneger; Logistic; Industry; Construction; Materials; Planning; Technology

1. INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo enfatizar a importância da logística de materiais, produção, projetos e serviços na construção civil. No desenvolvimento visamos demonstrar a relevância da aplicação dos métodos com intuito da melhoria das atividades, descrever procedimentos e auxiliar na tomada de decisão no gerenciamento de materiais em processos da construção civil.

Apesar de a logística ser considerada um conceito moderno, seu aparecimento está associado aos primórdios da humanidade. O termo em si originou-se do grego logos que significa razão ou arte de calcular e alguns métodos já eram praticados desde o inicio da história do homem.

Um exemplo da aplicação da logística é em transformar uma produção agrícola em estoque a fim de enfrentar um período de inverno mantendo a integridade do produto por meio da armazenagem. A necessidade de transportar os produtos do local da manufatura para o de consumo também assumi importância após o surgimento do comercio, o que teve grande influência no desenvolvimento da logística.

Uma íntima relação também é possível às atividades militares ligadas às guerras. A necessidade de deslocar tropas, suprimentos e munição com velocidade e flexibilidade em condições geográficas, climáticas e numéricas adversas, fez com que grandes generais do passado, como Alexandre o Grande, Haníbal e Júlio César, fossem conhecidos como grandes estrategistas, e suas técnicas estudadas pelos interessados em logística. O exército francês, no século XVII, criou o posto de (maréchal de logis), que era responsável pelas atividades administrativas relacionadas às marchas, acampamentos e aquartelamentos das tropas em campanha.

Nesse contexto, é natural que as primeiras definições formais tenham emergido do meio militar, sendo uma das mais conhecidas atribuída ao Barão Antoine-Henri Jomini (1779-1869). Seu trabalho intitulado Précis de l'Arte Guerre , publicado em 1838, dividiu a arte da guerra em cinco grupos: estratégia, grande tática, logística, engenharia e pequena tática.

Quando observamos o mundo capitalista moderno e competitivo da atualidade, o sentimento de “guerra” não se modificou muito. Ao invés de suprimentos, armas e munições, gestores se preocupam em levar com mais rapidez seus produtos ao mercado consumidor, com preço competitivo e com o máximo de valor agregado, buscando satisfazer as necessidades de clientes cada vez mais exigentes.

Na área de construção civil, diversos fatores tornam a logística uma ferramenta poderosa na busca pela dos resultados exigidos pelo cliente e o processo logístico tem como foco principal otimizar recursos humanos, financeiros e materiais. O planejamento e a organização criteriosos são fundamentais na integração de todos os processos que são afetados direta ou indiretamente pelas ações dos gestores das áreas aqui especificadas. O planejamento prévio detalhado é de grande relevância para a diminuição de desperdícios, tempos, retrabalhos e atrasos, o que influencia diretamente a redução de custos do empreendimento e garante o cumprimento de prazos e com maior qualidade do produto e serviços.

A logística é um tema fortemente abordado em todos os setores industriais, porém suas reais qualidades, principalmente o gerenciamento do fluxo de suprimentos que abrange a produtividade e o melhor aproveitamento dos serviços, não são utilizadas. Essas qualidades são obtidas através de controle, integração e coordenação desde o início até o resultado final do processo.

Na indústria da construção civil o uso da tecnologia logística pode promover avanços e atingir o mesmo patamar das indústrias manufatureiras, refletindo diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com