TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REPRODUÇÃO SOCIAL DAS OBJETIVAÇÕES ÉTICO-MORAIS

Artigos Científicos: A REPRODUÇÃO SOCIAL DAS OBJETIVAÇÕES ÉTICO-MORAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  1.502 Visualizações

Página 1 de 4

A REPRODUÇÃO SOCIAL DAS OBJETIVAÇÕES ÉTICO-MORAIS

2.1 Particularidades ético-morais.

Com os textos estudados anteriormente conseguimos observar as capacidades do ser humano desenvolvida através da práxis (ampliação das capacidades do ser humano, onde práxis é o trabalho subjetivo do homem). Com os primeiros estudos foi possível observar que para se entender este processo é necessário entender o homem como um todo e sua transformação através do trabalho e da sua história.

Neste processo podemos entender que o home pode se dividir em quatro campos: sujeito ético-moral; pela moral, pelo conhecimento ético e pela práxis ético política.

O sujeito ético moral é capaz de responder pelos seus atos, ou seja, é um sujeito dotado de valore que tem a capacidade de diferenciar alguns valores, destacando que dentro este processo o ser humano tomar algumas atitudes do seu cotidiano que venha interferir ativamente na sua vida e na do próximo.

Dentro deste conceito devemos observar a ação ética do homem como individuo que só possui um sentido onde o mesmo sai da sua singularidade, voltando-se exclusivamente para o seu eu “individualismo”, ressaltando ainda que o ser humano se desenvolve através da sua relação com o outro. Valendo destacar que muitas ações feitas pelo homem pode não ter valor nenhum na vida do outro individuo, ou seja, escolhas como sua orientação sexual, religião entre outras escolhas que pertence apenas ao individuo e não ao outro.

Neste processo devemos destacar a consciência e liberdade com ponto principal, já que estas juntamente com a sociabilidade são a universalização da humanidade, dentro deste conceito podemos observar que a consciência é exigida do individuo ao longo de sua vida, nas escolhas dos seus valores assim se realizando como um sujeito ético-moral. Podemos entender também que o ser humano é um ser que possui vontades onde suas vontades e desejos devem ser livres, assim o mesmo não deve ser coagido por outros indivíduos em suas decisões.

Moral pode ser subdividida em dois pontos: sistema normativo e motivações.

• Sistema normativo: é a reprodução de costumes regras e comportamentos por parte de individuo, ou seja, é reproduzido pelo homem historicamente, onde o individuo possui características próprias “valores ético-morais”.

• Motivações são de particularidade do individuo e suas heranças genéricas.

Neste processo é possível observar que o ser humano é um ser sócio histórico, que precisa se desenvolver através das suas atividades do dia a dia, com isto pode falar que os valores do homem surgem através das suas necessidades. Dentro deste contexto surgem as normas e valores que servem como parâmetro para os juízos e valores que nada mais é que: campo do dever ser, ou seja, uma sociedade de classes pautada pela moral voltada para os interesses econômicos.

Portando dentro deste sistema podemos dizer que na sociedade de classes existente a moral é fundamental, pois dentro deste sistema é ela que exige as normativas e a reprodução da moral dentro da sociedade, sistema este que o individuo corresponde conforme a sua singularidade.

2.2 Exigências sociais e motivações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com