TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saga De Um Microempresario

Pesquisas Acadêmicas: A Saga De Um Microempresario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 8

Os Paradigmas das Novas Organizações

Modelo do Século XX Aspectos Protótipo do Século XXI

Divisão de trabalho e cadeia escalar de hierarquia Organização Rede de parcerias com valor agregado

Desenvolver a maneira atual de fazer negócios Missão Criar mudanças com valor agregado

Domésticos ou regionais Mercados Globais

Custo Vantagem competitiva Tempo

Ferramenta para desenvolver a mente Tecnologia Ferramenta para desenvolver colaboração

Cargos funcionais e separados Processo de trabalho Equipes de trabalho interfuncionais

Homogênea e padronizada Força de trabalho Heterogênea e diversificada

Autocrática Liderança Inspiradora

Fonte: Chiavenato, I. 2.000:689

Como ficará a Administração? Seu ensino? Seu aprendizado? Sua aplicação no mundo real das organizações?

Certamente, por suas caracteristicas multi e interdisciplinar ela não ficará isolada nesse dinâmico e conturbado contexto globalizado. As especialidades clássicas dentro da Administração como Recursos Humanos, Produção, Marketing, Finanças, etc. deverão cada vez mais serem tratadas em sua verticalidade (especialização) e na sua horizontalidade. A interdisciplinaridade deve, definitivamente marcar a substituição da especialização pela generalização. Não a generalização irresponsável, descomprometida e superficial com as múltiplas e complexas variantes especializadas. Mas a capacidade de escolher o caminho certo na hora certa. Portanto, não é o conhecimento especializado – por certo necessário em toda atividade de natureza, no caso administrativa e, em muitas outras áreas – que conta, mas a combinação com uma série de competências generalizadas e aparentemente fluidas. Ou seja, todo especialista de primeira linha é também no fundo um bom generalista. À Administração cabe a missão de construir a si própria no espaço e no tempo a identidade comum, capaz de orientar a atuação de todos os membros da organização quanto ao presente e futuro.

Por si, hoje a tarefa de administrar apresenta variáveis e situações incertas e desafiadoras. O cenário que se projeta é de um sem-número de variáveis e transformações carregadas de ambiguidades e de incertezas. O Administrador se defrontará com problemas multifacetados e cada vez mais complexos com sua atenção disputada por eventos e por grupos situados dentro e fora da empresa que proporcionarão informações contraditórias, complicando o seu diagnóstico perspectivo e a sua visão dos problemas a resolver ou das situações a enfrentar. São exigências da sociedade, dos clientes, dos fornecedores, dos agentes regulamentadores. São os desafios dos concorrentes, as expectativas da alta administração, dos subordinados, dos acionistas, dos governos, das organizações não-governamentais.

Todas essas exigências, desafios e expectativas exigirão do Administrador uma combinação adequada e consistente das habilidades técnicas, humanas e conceituais, ora de cunho especializado, ora de cunho generalista.

A Administração, por e através de seus agentes cada vez mais, necessitará compreender as normas, valores e visões do mundo dos colaboradores diretos, grupos, unidades e de toda a organização. A compreensão de tais questões, formam a base a partir da qual se prescruta o futuro e se decide sobre os novos conhecimentos que são legítimos e os que não são. Trata-se portanto, de algo que ultrapassa a mera referência à visão/missão da organização, descrição de postos de trabalho, organograma e ferramentas a serviço da organização. As pessoas participam e contribuem para o seu conhecimento, para o conhecimento da organização onde trabalham, para a família, a igreja, o clube social, etc. Todas essas experiências de mão dupla, influenciam a maneira de ser da organização onde trabalham e vice-versa.

A inovação e a criatividade organizacional constituir-se-ão no vetor da Administração. Serão tão importantes para a Administração quanto é hoje considerado o processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar.

Caberá a Administração, tornar o conhecimento cada vez mais produtivo. Uma coisa é certa. Esse capital intangível provocará na estrutura de cargos, nas carreiras e nas organizações, mudanças tão dramáticas como as que resultaram na mudança da produção artesanal para a produção em série com a Revolução Industrial, operacionalizada por Taylor e seus seguidores.

Nossas escolas de Administração deverão desenvolver de forma crescente e consistente competências de longo prazo para preparar o Administrador polivalente/generalista/especialista, o cidadão socialmente responsável e o administrador político, comprometido com o bem-estar coletivo. Isto porque, diante do modelo de especialização flexível e dos novos conceitos de produção, em que a divisão técnica do trabalho se tornou menos evidenciada, com a integração do trabalho direto e indireto e a integração entre produção e controle de qualidade, onde o trabalho em equipe passou a substituir o trabalho individualizado e as tarefas do posto de trabalho foram eclipsadas pelas funções polivalentes, o conteúdo e a qualidade do trabalho do Administrador modificaram-se.

O desenvolvimento do conteúdo informativo das atividades profissionais, a difusão das ferramentas de tratamento de informação e sua inserção em uma rede de informações e comunicação, desaparecerão progressivamente com as fronteiras tradicionais entre outros setores ( produção, armazenagem, distribuição), favorecendo a mobilidade entre os empregos, até agora separados em categorias isoladas. Assim, o trabalho estará crescentemente mais abstrato, mais intelectualizado, mais autônomo, coletivo e complexo. Cada vez mais, as funções diretas e indiretas estarão sendo incorporadas pelos sistemas técnicos e o simbólico se interpondo entre o objeto e o conteúdo do trabalho. O próprio objeto do trabalho, torna-se imaterial. Numa nítida constatação da migração de uma atividade centrada na competência técnica para uma competência interpessoal e conceitual.

As tarefas estarão se tornando crescentemente indeterminadas pelas possibilidades e usos múltiplos dos próprios sistemas e a tomada de decisões passa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com