TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia Da Educação E Sua Representação Na Sociedade

Trabalho Escolar: A Sociologia Da Educação E Sua Representação Na Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  2.161 Palavras (9 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir apresentará as considerações e reflexões pessoais dos estudiosos e pensadores da educação, que são eles Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vigotski.

SIGMUND FREUD

Nasceu em 06 de maio de 1856 na Checoslovaquia, de origem judaica. Iniciou seu trabalho sobre o sistema nervoso central, publicou vários artigos sobre cocaína. Especializou-se em doenças nervosas e criou interesse pela "histeria" e pela hipnoterapia praticada na época por Breuer Charcot.

O termo psicanálise, foi iniciado por ele após passar por um trauma com a morte de seu pai e começou a analise de seus sonhos e fantasias. "A Interpretação de Sonhos" que Freud considerava um de seus melhores livros foi publicado para ser projetado no inicio do novo século XX. Foi bastante hostilizado por seus colegas médicos, trabalhando em total isolamento.

Escreveu "Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. Teve alguns seguidores como Alfred Adler, Carl Jung, que depois separaram-se de Freud e criaram suas próprias escolas, discordando da ênfase que Freud dava à origem sexual da neurose.(nervosismo, irritabilidade, excitação)

A consciência do ser humano é descrita por Freud em três níveis:

O consciente (Super Ego): abarca todos os fenômenos que em determinado momento podem ser percebido de maneira conscientes pelo individuo;

O pré-consciente (Ego) : refere-se aos fenômenos que não estão conscientes em determinado momento, mas podem tornar-se, se o indivíduo desejar se ocupar com eles;

O inconsciente (Id): diz respeito aos fenômenos e conteúdos que não são conscientes.

Freud é considerado o PAI DA PSICANÁLISE, aonde o paciente, vai com ou sem hipnose, lembrando-se de seus traumas, durante a vida e libertando-se de seus sofrimentos e atitudes de irritabilidade, histeria etc.. Atualmente, Freud continua tão polêmico quanto na época em que esteve vivo.

Por um lado, é verdadeiramente idolatrado por seguidores ortodoxos da teoria psicanalítica - e, aliás, em vida, Freud demonstrava uma inegável satisfação em ser reverenciado como um gênio. Por outro, é visto também como um mistificador, principalmente a partir da década de 1990, quando as descobertas da neurociência questionaram muitos dos princípios fundamentais da psicanálise.

O sistema freudiano acredita que os conflitos fazem parte do desenvolvimento humano, portanto procura descrever as causas dos transtornos mentais, portanto, trouxe o conceito de inconsciente em uma teoria da sexualidade. Estruturou o aparelho psíquico como um iceberg, onde o submerso – inconsciente – não é voluntariamente controlado.

JEAN PIAGET

Jean Piaget, suíço, nascido na cidade de Neuchatel, em 1896, faleceu no ano de 1980 em Genebra, também na Suíça. Formado em biologia pela Universidade de Neuchatel, começou a interessar-se pelos processos do pensamento humano, quando contratado para elaborar perguntas para um teste padrão de inteligência para crianças.

Ele pode observar que crianças da mesma idade partilharam de respostas semelhantes, bem como semelhança nos conceitos errôneos , fato este que sugeria uma sequência do crescimento intelectual.

Desta forma, Piaget foi levado a concluir que a maneira como as crianças pensam é muito mais importante e reveladora quanto ao que elas já são capazes de saber. Ainda assim, saber como as pessoas pensam, revela como as mesmas constroem seus valores e premissas.

Sendo assim, Piaget interpretou e dividiu o desenvolvimento intelectual (cognitivo) em quatro períodos, sendo estes:

PERÍODO SENSORIOMOTOR

Está compreendido do nascimento aos (2) dois anos de idade.

No referente período, a criança é capaz de utilizar os sentidos e a capacidade motora para conhecer o mundo. Vale ressaltar que, nesta fase ainda não existe pensamento conceitual ou reflexível.

PERÍODO PRÉ-OPERACIONAL

Este período está compreendido dos (2) dois anos de idade aos (6) seis anos.

Nesta fase, a criança utiliza o pensamento simbólico, incluindo a linguagem para conhecer o mundo. Sua maneira de conhecer o mundo é a partir de uma única perspectiva, a dela mesma, assim ocorrendo o pensamento egocêntrico.

PERÍODO OPERACIONAL CONCRETO

Este compreende seus conceitos a partir dos (7) sete anos de idade aos (11) onze anos.

A criança adquire a capacidade de conhecer e aplica operações de raciocínio lógico, pensando de forma objetiva e racional ao invés de maneira intuitiva.

PERÍODO OPERACIONAL FORMAL

Sendo este o último período, este encontrasse compreendido dos (12) doze anos de idade até a idade adulta.

Nesta fase, o adolescente ou adulto já é capaz de pensar por meio de abstrações e conceitos hipotéticos.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo se dá pela necessidade humana de equilíbrio cognitivo, ou seja, cada indivíduo tentar fazer com que as experiências façam sentido de acordo com o seu conhecimento já existente. Em contrapartida, quando uma nova experiência parece não se ajustar ao conhecimento já existente, o individuo ingressa num estado de desequilíbrio cognitivo.

O desequilíbrio leva ao crescimento cognitivo, onde a pessoa modifica antigos conceitos e cria outros melhores que se ajustam as novas experiências.

Segundo Piaget, essas adaptações ocorrem de duas maneiras que seguem:

Reinterpretação de novas experiências de modo que se ajustem às ideias antigas ou que sejam assimiladas.

Modificação de ideias antigas de modo tal que possam acomodar as novas.

HENRI WALLON

Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em Paris, França, em 1879. Graduou-se em medicina e psicologia. Fez também filosofia. Atuou como médico na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos. Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança. Quatro anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com