TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia E Sua Representação Na Sociedade.

Projeto de pesquisa: A Sociologia E Sua Representação Na Sociedade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.651 Palavras (11 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 11

A Sociologia e sua Representação na Sociedade.

Resumo.

A discussão que realizaremos neste trabalho tem seu foco direcionado para a sociologia e sua representação na sociedade. Nosso objetivo é discutir especificamente essa teoria sociológica, suas influencias na educação, e sua relação no cotidiano da sociedade atual.

Palavras -Chaves: Sociologia- Educação- Sociedade- Cultura- Diversidade.

Introdução.

Este trabalho nos proporcionou conhecer o significado da sociologia e suas contribuições para a educação, foram necessários muitas pesquisas que serão relatadas a seguir, e embasamento de alguns autores que contribuíram no processo de “pensar na sociedade”.

Durante a leitura deste relatório procuramos demonstrar, que a sociologia esta diretamente ligada à sociedade e ao cotidiano escolar, pois sem a sociedade não há educação, e a sociologia veio para estabelecer as devidas ligações entre sociedade e educação.

ESTAPA 1

A Origem da Sociologia.

A sociologia surgiu no século XVIII como uma disciplina de estudo, para compreender as novas formas de sociedade, suas estruturas e relações que caracterizam as organizações sociais, culturais e instituições, que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. Fico conhecida por meio de dois grandes acontecimentos naquele período, sendo a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, dando inicio à sociedade moderna, o qual ocasionou grandes transformações culturais, econômicas e políticas. A sociologia conduziu a diferentes estudos e diversos caminhos para a explicação da realidade social.

Um dos primeiros filósofos a destacar a sociologia foi Auguste Comte, o qual é considerado o pai da sociologia, desenvolveu a corrente Sociológica Positivista Funcionalista, onde tentava unificar os estudos relativos ao homem, ele acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas. Essa corrente foi desenvolvida por outros grandes autores clássicos, Émile Dukheim com a Fundamentação Analítica, Karl Max com a Sociológica Dialética, e Max Weber com a Sociologia Compreensiva e Pierre Bourdieu com a Sociologia da Pratica e da Dominação, cada um defendia diferentes pontos de vista na sociedade e na educação.

No que se refere à educação, Pierre Bourdieu foi um dos sociólogos a ter grandes contribuições no estudo da educação, através das leituras pode-se perceber uma das principais contribuições de Bourdieu na educação, em sua obra “A Reprodução (1970)” Bourdieu e Passeron dizem que o ensino não é transmitido para todos os alunos, ele constatou que a escola não é autônoma, centrada nos saberes e no conhecimento, para esses autores a escola reproduz a desigualdade social que há entre as classes sociais, já que o acesso ao conhecimento é distribuído de acordo com a classe social do sujeito, os que têm condições financeiras são favorecidos, enquanto os que não têm condições financeiras são excluídos desses conhecimentos.

No entanto, a sociologia é de grande importância para a educação por ser uma disciplina essencial para o educador conhecer como se dá o funcionamento e a estrutura da instituição educacional, pois a educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas, ou seja, a sociologia contribui para que o professor possa enfrentar os desafios que estão impostos a partir da realidade do cotidiano escolar. Além de desenvolver o senso critico do aluno em relação á sociedade, indagando-o sobre informações que lhe desperta curiosidade, dando à possibilidade de compreender os grupos étnicos, classes sociais, e as instituições como família, estado, escola e religião, capacitando-o a formar idéias sobre o mundo e sobre a própria vida, garantindo aos alunos possibilidades de expandir seus conhecimentos e suas reflexões de forma que atue como um sujeito civilizado e capacitado para viver em sociedade.

ETAPA 2

A seguir apresentaremos as reflexões sobre o trecho do filme “Entre os Muros da Escola”, e o comentário da critica de cinema Isabela Boscov, com argumentações em relação às questões do ensino, cultura e sociedade. Além disso, apresentaremos as observações e interpretações das tirinhas, bem como as possíveis contribuições da Sociologia da Educação na sociedade atual.

Entre os Muros da Escola.

O trecho do filme “Entre os Muros da Escola”, apresenta o conselho de classe com a presença dos professores e das alunas representantes da turma, a cena exibi as atitudes tomadas pelos professores para combater a indisciplina e á recuperação dos alunos que acontece em uma escola na periferia de Paris, onde a predominação multirracial é elevada, o filme trata justamente disso, das divergências culturais, raciais e sociais encontradas dentro de uma sala de aula.

E é nessa realidade, que o personagem principal o Professor François Marin, depara-se com o desafio de focar as divergências e problemáticas de um grupo totalmente diversificado no aprendizado, tendo em vista a finalidade de ensinar e fazer com que seus alunos aprendam. Diante de tal realidade, ele vai descobrir e aprender a reconhecer as qualidades, as personalidades e os problemas de todos os alunos, no qual vai tracejar caminhos que valorize o potencial de cada um.

Ao observar a cena do filme que nos foi apresentada, nos permitiu ter uma idéia da importância da prática do conselho de classe em uma escola, nos dando uma visão de como os docentes age para diagnosticar as dificuldades encontradas em uma sala de aula, apontando as mudanças e melhorias necessárias para superar tais dificuldades. Porém, ao analisarmos o vídeo do comentário de Isabela Boscov tivemos uma visão mais ampla de como foi desenvolvido todo filme, deixando evidente nas várias cenas exposta o comportamento dos alunos e professores, e as dificuldades que os mesmos encontram na sala de aula, devido à grande diversidade cultural que é predominante não só no âmbito escolar como na sociedade, se pretendemos ser bons educadores, teremos que nos preparar para vivenciar essa diversidade que é existente, seja ela cultural, ética ou religiosa.

O vídeo da critica de cinema Isabela Boscov nos leva a refletir sobre o papel do professor na escola e na sociedade, como condutor da aprendizagem, ou seja, o educador deve ter consciência de tudo que envolva as suas praticas pedagógicas, levando a um caminho para a construção do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com