TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TOPONÍMIA DE MÂNCIO LIMA

Trabalho Universitário: A TOPONÍMIA DE MÂNCIO LIMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  6.894 Palavras (28 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 28

RESUMO

O estudo versa sobre o signo toponímico que difere dos demais signos linguísticos por apresentar um caráter motivado em relação ao referente nomeado e também pela particularidade específica de sua função, pois tem caráter identitário, uma vez que situa o objeto nomeado no quadro das significações, retirando-o do anonimato. Direciona-, assim, pela função onomástica: identificar nomes. Considerando que a nomeação reflete aspectos importantes dos valores sociais, políticos e culturais da memória coletiva, o objetivo deste estudo é descrever e analisar alguns designativos toponímicos de Mâncio Lima, Acre, (ruas e bairros), considerando tanto aspectos linguísticos (etimológico, morfológico e semântico), como também aspectos extralinguísticos. A metodologia consiste no levantamento e na descrição dos topônimos, observando a taxionomia de Dick na nomeação de ruas e bairros do município acreano. Utiliza-se, como critério de análise, o elemento físico e o antropocultural dos nomes oficiais de ruas e bairros, no sentido de melhor compreender a cultura do lugar, à medida que se conhecem os nomes que designam as povoações, as ruas. A classificação em taxionomias é feita a partir da análise e discussão dos dados coletados junto a Prefeitura Municipal da cidade.

PALAVRAS-CHAVE: Toponímia, Onomástica, Ruas e Bairros de Mâncio Lima

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 5

2- OBJETIVOS 7

2.1. Geral 7

2.2. Específicos; 7

3 – JUSTIFICATIVAS 8

4 – PRESSUPOSTOS TEÓRICOS 9

4.1. Definições, conceitos, aspectos gerais 9

4.2. O signo toponímico 12

4.3. O modelo taxionômico de Dick 16

A) Taxionomias de natureza física 16

B) Taxionomias de natureza antropo-cultural 17

5 - MATERIAIS E MÉTODOS 19

6 - OS TOPÔNIMOS DE MÂNCIO LIMA 20

6.1. Mâncio Lima – breve histórico 20

6.2. Gentílico: mancio-limense - Formação Administrativa 21

6.3. Alterações Toponímicas Distritais 21

6.4. Dados coletados 22

6.4.1. Topônimos do Município de Mâncio Lima: a linguagem, o homem e seu meio social. 22

7 - ANÁLISE DE DADOS 25

8 – CONCLUSÃO 28

9 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 31

1- INTRODUÇÃO

Pelo estudo do léxico de uma língua, pode-se apreender muito da realidade cultural, histórica e linguística de um grupo social. Valendo-se do léxico, o homem atribui nome a tudo que o cerca – coisas, animais, pessoas e o espaço físico em que vive. Nesse contexto, situam-se os nomes próprios de lugares, os topônimos, signos linguísticos que possuem uma carga semântica significativa que possibilita, ao estudioso da linguagem, o estudo de aspectos linguísticos e extralinguísticos relativos à toponímia de um espaço geográfico. Isso porque a Toponímia, ciência que se ocupa do estudo dos nomes próprios de lugares, tem uma dimensão interdisciplinar, permitindo ao estudioso considerar, no estudo dos topônimos, além das informações linguísticas, dados históricos, geográficos, antropológicos e sociológicos relacionados ao universo de nomes em estudo.

Cabe à Toponímia estudar a procedência da significação dos nomes dos lugares, levando em consideração aspectos geo-históricos, socioeconômicos e antropo-linguísticos que tenham influenciado na escolha das denominações de ruas e bairros, assim como acidentes geográficos. Portanto, o campo de investigação toponímica não se limita ao aspecto linguístico ou etimológico.

Inicialmente, reconhece-se que para se conhecer, verdadeiramente, uma cultura, bem como o conjunto de valores de uma sociedade, é fundamental estudar a linguagem que serve para conformar esse grupo social. Pois a linguagem traduz a vida, os valores, os costumes.

Desse modo, entende-se que o estudo toponímico de uma região exige, entre outras ações, o resgate da motivação que há por trás da escolha dos designativos. O presente trabalho objetiva discutir alguns aspectos referentes à toponímia das ruas e bairros do Município de Mâncio Lima, num enfoque etnolinguístico. Prioriza-se investigar os nomes que tiveram como fator de influência motivacional a realidade sócio-histórica e cultural do grupo humano que nomeou o espaço, embora não se deixe de pontuar, ainda que panoramicamente, os designativos motivados por fatores físicos.

O estudo de uma língua, sob determinados aspectos, permite o resgate de episódios históricos, o conhecimento de características geográficas de uma região, a identificação das crenças mítico-religiosas de um povo. E, dessa forma, se promove a interdisciplinaridade, em diferentes campos do saber --Lingüística, História, Geografia, Antropologia, Linguagem, Cultura, Língua Portuguesa. Pretende-se, num âmbito geral, verificar de que forma ocorre a inter-relação língua – homem – cultura no ato de nomear os referidos acidentes humanos, quais sejam: nomes de ruas e bairros em Mâncio Lima.

Quando há interação entre cultura, linguagem e história, a ciência enseja ampla compreensão dos costumes e pensamentos de um povo. Assim, quando se estuda os nomes próprios dos lugares, no caso das vias públicas de Mâncio Lima, traz-se grande contributo à cultura regional e à ciência Toponímia.

O campo de investigação da toponímica não se limita ao aspecto linguístico ou etimológico. O estudo toponímico de uma região exige, entre outras ações, o resgate da motivação que há por trás da escolha dos designativos. É um estudo de natureza descritiva e classificatória, que visa contribuir com o maior conhecimento da toponímia regional e, também, da Língua Portuguesa do Brasil.

Visto a sua importância e significado para o estudo das relações entre o homem, à linguagem e o mundo, há, entre os estudos linguísticos, a ciência conhecida por Onomástica, que tem duas divisões principais: a Toponímia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com