TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Das Janelas Quebrada

Trabalho Escolar: A Teoria Das Janelas Quebrada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

Como começar fazendo um trabalho onde falamos de criminologia de sociedades universais, sobre o convívio, sobre o aguço e a curiosidade dos homens. Há tempos, diversos pensadores tentaram encontrar situações que conduziam o ser humano a violência, quais seriam os motivos de determinados indivíduos a delinquir e transgredir regras.

Partindo da Teoria das Janelas Quebradas podemos observar que o estudo criminológico é muito mais profundo do que possamos imaginar. Evidentemente é algo que tem a ver com a psicologia humana e com as relações sociais. Um vidro partido numa viatura abandonada transmite uma ideia de deterioração, de desinteresse, de despreocupação que vai quebrar os códigos de convivência, como de ausência de lei, de normas, de regras, como se aquele pequeno gesto fizesse com que tudo fosse valido. Cada novo ataque que a viatura sofre reafirma e multiplica essa ideia, até que a escalada de atos cada vez piores, se torna incontrolável, desembocando numa violência irracional independente do tempo e sim da situação em que aquela pessoa se encontrava. Essa teoria que surgiu em 1969 nos faz compararmos desde aquela época, até os tempos de hoje, o que mudou? O que será que mudou e sera que mudou alguma coisa? Talvez em alguns lugares a tolerância zero tenha obtido êxito , porem os indivíduos são muito diferentes as sociedades são diferentes , as sanções, o governo e até mesmo o modo de se conduzir uma educação são diferentes.

Acredito que em como todos os assuntos, a discordâncias e concordâncias do ponto de vista das pessoas, pois mesmo baseado em fatos as pessoas pensam diferentes e enxergam as coisas de modos diferentes. Pois muitos acreditam que pela classe social já há um vandalismo gratuito uma depredação espontânea até mesmo pelo mundo onde vivem e a forma com que são criados, e quem garante que por serem assim, o simples fato da janela ter sido quebrada dias depois tenham atraído esses vândalos para aquele local. Mas a também os que discordam que por mais educação e status que uma pessoa possa ter, o simples fato deles se depararem com algo depredado faz com que desencadeie uma pessoa que às vezes por viver num mundo tão “diferente” queira burlar um pouco as regras e fazer o que sempre teve vontade, mas era oprimida pelo meio em que vive.

Baseado nos textos que estamos estudando e fazendo um comparativo com os dias de hoje.

Temos questionado, com certa seriedade de onde surge e de onde vem e quais seriam as causas reais desse terrorismo, talvez a pedra esteja vindo dos interesses politicos que saltam aos olhos, da corrupção da tentativa de enganar essses mesmos individuos que são chamados de vandalos pelas condições precarias onde vivem, onde, alguns haverão de pagar a conta, naturalmente. Será que a mínima desobediência é castigada e o melhor meio de evitar delitos graves é punir muito severamente as mais leves faltas. Este tampouco independente da implantação da Tolerância Zero é o Brasil desejado por muitos no presente corrente.

Os protestos que vem acontecendo são simplesmente estilhaços das pedras jogadas pelos políticos na nossa cara, parecem apenas mais um na rotina de protestos que como todos os anteriores manifestantes ocupam as avenidas principais de suas cidades, para reivindicarem as suas janelas que são quebradas todos os dias com falta de respeito e dignidade a uma população tão trabalhadora, porem que na perspectiva correta tomam outra grandeza. Barricadas são armadas, ônibus foram incendiados, estações de metrô foram destruídas, lixeiras pegaram fogo, palavras de ordem e discursos de políticos foram proferidas, símbolos revolucionários foram pichados e bandeiras de partidos políticos foram vistas por todos os lados comandando a revolta. É muito fácil apontar que a relação de causalidade entre a criminalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com