TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Transversalidade De gênero E Raça Na Gestão pública

Dissertações: A Transversalidade De gênero E Raça Na Gestão pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

Qual o tema abordado na unidade?

Este módulo apresenta o processo de transformação das políticas públicas no estado a partir da perspectiva da transversalidade, da intersetorialidade e da interseccionalidade, sobretudo no que concerne à influência dos movimentos sociais. Visa também o monitoramento e avaliação de programas e projetos, aborda o tema centrado na possibilidade dos cidadãos terem a capacidade de monitorar e avaliar a implementação de programas e projetos de políticas públicas, valendo-se dos conceitos e ferramentas aprendidos com a leitura dos textos abordados.

Visa à globalização é a interação de pessoas levando em conta os aspectos da economia, política, cultura e da sociedade em geral, bem como todas as transformações que a população vem sofrendo desde o império colonial até a atualidade.

Este módulo tem como objetivo principal a apresentação de conceitos de cunho teórico e histórico, além da apresentação do estado da arte sobre promoção da igualdade, a partir dos quais seja possível discutir a importância da formação dos (as) servidores (as) públicos (as), bem como da população, para o entendimento, identificação e enfrentamento das desigualdades motivadas por gênero e raça.

Quais os principais conceitos apresentados na unidade?

Os principais conceitos apresentados nesta unidade são Quando se fala em transversalidade de gênero e raça nos refere-se às ações dos governos voltadas as necessidades da mulher, são os programas específicos que tem o intuito de combater as diversas formas de discriminação sofridas por elas. Como visto em unidades anteriores, os movimentos organizados principalmente de mulheres e negros tem tido extrema importância na criação e execução das diversas políticas públicas e nos planos de governo sempre buscando a igualdade, a justiça de forma transversal a desigualdade de gênero está intimamente relacionada à formação social, as diferenças de sexo, diferenças nos comportamentos, na educação e na inserção ao mercado de trabalho, dentre tantos outros.

Redemocratização e reforma do estado no Brasil: três momentos decisivos na transformação do Estado são apontados, o primeiro corresponde ao período Getúlio Vargas que passou o Estado para atuar como regulador ou empreendedor de certas atividades econômicas, ou seja, o planejamento passou a conferir ao Estado o papel central. O Segundo momento corresponde ao período militar que passou a atuar em bases empresariais, que privilegiou a descentralização e a autonomia de autarquias, fundações e empresas estatais como modo de conferir agilidade ao Estado. E o terceiro tem como marco a constituição de 1988 que fortalece os princípios da legalidade e da publicidade, a partir do controle externo e da descentralização, o Estado só deveria executar diretamente as tarefas de sua competência exclusiva, as que envolvessem o emprego do poder de Estado ou a aplicação de seus recursos.

O processo de globalização- Processo que gerou novas inter-relações entre os Estados nacionais A globalização apresenta novos desafios para os Estados, como a conciliação entre a inserção externa e o crescimento econômico, e a garantia do grau de autonomia decisória nacional para definir e executar formas alternativas de integração ao sistema internacional.

Os conteúdos apresentados destacam a necessidade de continuas avaliações acerca das politicas, dos programas, dos projetos e das praticas. O planejamento e o orçamento são apresentados como espaços decisórios e estratégicos na incorporação das perspectivas de gênero e raça. Pretende-se, assim, disponibilizar um instrumental teórico e pratico capaz de ampliar habilidades para intervenção nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com