TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A análise do documentário "a Invenção da infância"

Resenha: A análise do documentário "a Invenção da infância". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  Resenha  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  2.583 Visualizações

Página 1 de 5

A Invenção da Infancia

O filme enfoca com ênfase a questão dos contrastes existentes em situações sociais diferenciadas que se cruzam no ponto comum: crianças vivendo como adultos.

No documentário: “a invenção da infância” é imprescindível para quem quer descobrir os caminhos e descaminhos da noção de infância no Brasil. Relatando também que a infância surge como um momento essencial para a criança no tempo das grandes descobertas. Já não se movia tão facilmente e começam a investir nesses seres tão frágeis.

Para as crianças inventa-se a infância quando se decide deixá-las brincar, irem à escola e ”ser criança”. Partindo desta visão, as crianças pobres são vistas como meio de ajuda a família, assim, algumas mães relatam no filme a perda de muitos filhos devido à situação precária e reclamam da perda deles por não poderem ajudar no sustento da família. Desse modo, as crianças são vistas como força trabalhista.

Já as crianças das classes abastadas têm muitas atividades físicas para ser realizadas, que sobrecarregam deixando de lado o tempo de brincar.

Diante dessa realidade as crianças são levadas a pensar e agir como adultos, pois os atos e responsabilidades estão enfocados como ato principal no filme. Mesmo diante dessa tarefa de ser responsável pela família e por si, as crianças mencionam a tristeza por não sobrar tempo para brincar e estudar, independente das diferenças sociais.

Desta forma, acredito que na sociedade brasileira atual, apesar de existir uma legislação que defini o que é ser criança e também seus direitos reservados à infância, não é o que vivenciamos na prática, pois nem sempre ser criança é ter direito a viver a infância, seja pela exclusão social ou pela exploração do seu trabalho ou pela exposição delas às rotinas, aos valores e às práticas do mundo adulto.

Mediante a competitividade presente na sociedade moderna, atinge as crianças brasileiras de diferentes grupos sociais; ao mesmo tempo servem como reflexão sobre a exploração do trabalho infantil, os direitos humanos em relação à infância. Partindo desta visão, precisamos tomar conhecimento sobre quais iniciativas podem contribuir para a coibição desta exploração em nosso país.

Criança, A Alma do Negócio / Resenha

Criança, a alma do negócio

Dirigido pela cineasta Estela Renner e produzido por Marcos Nisti, o documentário mostra a influência da grande mídia, aonde a infância não existe mais. 

Mexendo com a cabeça imatura e vulnerável, das crianças, a mídia usa a criança para afetar adulto, com uma publicidade focada nas crianças, ensinando valores fúteis, e estimulando apenas a competição não saudável. Essa publicidade promete a alegria, a inscrição na sociedade , implanta um desejo, diferindo os valores da família, e a criança busca algo que os objetos não vão dar, e sim a família.

A troca dos brinquedos por dinheiro é escancarada, as crianças preferem objetos de adultos a brinquedos, meninas trocam bonecas por maquiagens, sapatos e uma vida que não deveria pertencer a uma criança.

A perda dos valores aumenta cada vez mais, o consumismo na infância é cada vez mais freqüente, isso talvez não seja só culpa da mídia, mas sim também dos pais que por amar demais esquecem do limite.

O documentário nos faz refletir sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa impactam na formação de crianças e adolescentes, nos dias de hoje, porém os pais não devem esquecer do seu importante papel, educar é também dizer não. 

Paula Vinhas - Fotografia Documental / ULBRA

Postado por Paula Vinhas às 15:50

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO:

³CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO´

O documentário ³CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO´ traz reflexões a cercade como a publicidade induz a criança ao consumismo, e mostra que a criança se tornoua alma do negócio no Brasil. E levando em consideração que é muito mais fácilconvencer uma criança a consumir determinados produtos do que a um adulto, aspropagandas estão cada vez mais voltadas para as crianças, que por sua vez, veem osobjetos de consumo na TV e pedem para que os pais comprem, e para agradar aosfilhos, ou mesmo para destaforma suprir a falta de tempo para dar atenção aos seusfilhos, que pode ocorrer devido ao trabalho, aos próprios desejos consumistas destespais de ter um carro melhor, uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com