TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A criação da primeira escola SS no Brasil

Artigo: A criação da primeira escola SS no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  380 Visualizações

O SS teve seu inicio no Brasil devido as dificuldades sofridas pelo proletariado brasileiro. No governo de Getúlio Vargas então, numa tentativas de formatar e amainar as insatisfações sociais existentes, são criados ministérios do Trabalho, indústria e comercio, além de órgão que tentavam suprir as necessidades do povo. Também foram criados os sindicatos, que eram controlados pelo governo. Estas protoformas então fazem surgir as instituições faladas anteriormente, logo no pós guerra.

Composta pela burguesia carioca e paulista, a o surgimento de instituições assistenciais (vide a Associação das Senhoras Brasileiras e a Liga das Senhoras Católicas), que propiciam o atendimento assistencial de maneira técnica e abrangente.

Neste período temos a grande influencia do conceito assistencial da Igreja, já que ela possuía o Know-how necessário a época, e por este motivo as ações eram vistas como forma de caridade e auxilio, não como um direito do trabalhador. Esta visão se derivava do Tomismo, e trazia os necessitados a se aproximar da Igreja. Não distante, por isso temos a organização do Centro Dom Vital, dos círculos operários e das Conferencias Católicas, espaço de forte propagação da Igreja Católica.

Então em 1932 temos o CEAS (Centro de Estudos e Ação Social), que auxiliou na Criação da Primeira escola de SS no Brasil, em 1936 na PUC-SP. Instituição que fomentava a pratica da assistência social como um sacerdócio, e também doutrinada pelo Tomismo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com