TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diferença entre risco e insalubre

Artigo: A diferença entre risco e insalubre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Artigo  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Diferença entre risco e insalubridade.

Risco pode ser definido como a possibilidade dos efeitos de uma ocorrência, em termos de sua probabilidade e da magnitude de suas conseqüências, causarem dano a alguém.

A constatação do risco no ambiente de trabalho, não se baseia na simples presença de um objeto no ambiente de trabalho, relacionado a um determinado agente.

Por insalubridade, entende-se a propriedade de um agente, conforme o seu processo, que cause dano. Ou seja, insalubridade é a materialização do risco.

O Reconhecimento da insalubridade é um processo com base científica, que consiste na identificação e caracterização dos perigos, pela a avaliação ambiental da exposição, pelas atividades e pelos efeitos dos riscos.

Apesar dos riscos ergonômicos e riscos de acidentes trazerem danos à saúde e a integidade física do trabalhador, eles não são classificados pela NR 15 para gerarem adicionais de insalubridade, diferentemente dos riscos físicos, químicos e biológicos que são conhecidos como RISCOS AMBIENTAIS, mas ainda assim, esses riscos ambientais, precisam estar na relação e na forma da NR 15.

Mordidas de animais, acidente de carro, afogamento, tiro de revólver, quedas, queimaduras, carregamento de peso, armazenamento de materiais químicos, exceto combustíveis em grandes quantidades, entre outros.

microorganismos das poeiras de livros, microorganismos de vegetais, de animais saudáveis, de ar condicionado, agrotóxicos dos princípios ativos não relacionados na NR 15, limpeza de banheiros, poeiras vegetais, exceto bagaço da cana em grande escala, microorganismos de pragas, contato eventual com microorganismos de terrenos e dejetos, entre outros.

Os casos acima ficarão como abordagem para o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, previsto na NR 09 pelo MTE, pois, apesar de não gerarem adicional de insalubridade, devem ser avaliados para a prevenção contra os riscos ocupacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com