TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A globalização

Resenha: A globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  Resenha  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  331 Visualizações

A globalização, as constantes modificações no mercado empresarial vêm passando por várias transformações nos últimos anos. A necessidade das empresas acompanharem e se tornarem competitivas nessas transformações mercaduais e globalizada se torna um grande desafio aos empresários e gestores de uma organização.

Apresentamos a seguir o esboço de uma rotina de atividades num setor varejista de derivados do petróleo: um posto de combustível. Visando um melhor conhecimento da cadeia de suprimentos em destaque pontuamos situações comuns e as principais dificuldades do setor.

A concorrência acirrada, os possíveis cartéis não identificados pelas agências reguladoras e a posição do consumidor cada vez mais exigente se tornam desafio aos que procuram sobreviver neste mercado para oferecer um diferencial.

Uma das principais barreiras à concorrência são estes cartéis. Quando o governo passou a liberar o mercado de combustíveis na década de noventa, visava assegurar a liberdade dos agentes envolvidos na busca da eficiência, através da livre concorrência e diminuindo a sua atuação no mercado, assim a estrutura de varejo de combustíveis no Brasil sofreu várias transformações ao longo da década tendo sua conclusão no ano de 2002. (NUNES; GOMES, 2005).

Com a finalidade de entender como funciona a logística de um posto de combustível fomos até a empresa: BRASAL COMBUSTÍVEIS LTDA, localizada em Brasília para entender melhor o funcionamento deste setor e assim pontuar e compreender como este mercado pode ser lucrativo, e como funcionam os seus processos e cadeia de suprimento.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com