TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da gestão humana e do desenvolvimento da minha vida como futuro operador da lei

Projeto de pesquisa: A importância da gestão humana e do desenvolvimento da minha vida como futuro operador da lei. Pesquise 790.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 6

Apresentação

O presente memorial tem como objetivo principal descrever as aulas e atividades que foram realizadas na disciplina de Gestão e Desenvolvimento humano, ressaltando as dificuldades e aprendizado que obtive com cada aula. Além disso, pretende indicar as vantagens e desvantagens de cada atividade, e como ela contribuiu para o meu aperfeiçoamento, onde ficou muito bem claro no decorrer da disciplina a sua importancia para minha vida academica e para com o ambito juridico, onde fala que o profissional exemplar de direito não deve limitar-se com uma base totalmente normativa, mais com um vasto conhecimeto em vários campos sociais.

Importância de Gestão e Desenvolvimento humano para a minha vida como futuro operador do direito

Cada tema apresentado e explicado pela professora foi de total importância, trazendo para a minha realidade uma nova base de reflexões diante da sociedade, onde as explicações dadas não se resumiam apenas com o foco para assuntos envolvidos em Gestão, mas com isso obtive fundamentos para uma melhora do meu convivio e crescimento dos valores morais e éticos, sempre tendo uma comparação com as demais realidades existentes.

A cada dia de aula eu tinha mais e mais consciencia do total efeito das explicações que foram proferidas pela professora e também o compartilhamento dos demais alunos, onde serve de base e experiencia para ter como alicerce em minha formação e conceitos fundamentais, elementares para uma melhor formação futura, com base em nossos antecedentes utilizando somente para total melhoria.

A disciplina de Desenvolvimento e Gestão humana teve incicio com a apresentação da professora Ivonilda Andrade, relatando sobre a sua vida acadêmica onde ficou perceptivel também diante disso sua dedicação com relação ao trabalho.

Primeiramente foi feita pela professora a explicação sobre o que é Desenvolvimento humano, onde juntamente com isso desenvolveu explicações sobre tantos outros tópicos relacionados. Foi falo sobre a capacitração que sde feita internamente estimula os funcionários e gera um aumento na produtividade. O crescimento pessoal também faz parte, lembrando que com o investimento no funcionário a motivação só cresce, estimulando a competência, fazendo com que ele exiba o seu nível de maturidade e responsabilidade, colocando em prática a sua habilidade e intelegência. Foi feito uma discursão na sala de aula em que a professora explicou sobre de fato a realidade que insiste em nos rodear e está presente no nosso cotidiano e na maioria das pessoas em que conhecemos e temos contato.

Apartir das explicações sobre o desenvolvimento humano tive uma visão melhor sobre as formas em que ocorreram as mudanças e que trouxeram novas questões, que se baseavam no aumento da utilidade que tem o ser humano diante das organizações, também relatando a sua capacidade e construindo assim uma nova forma para melhora do futuro e desenvolvimento das organizações.

Foi relatado sobre o Desenvolvimento envolvendo Sociedades industriais. Onde obtive o conhecimento sobre o que é I.C.V.F, I.P.C, I.P.H., e também o que é Gestão de pessoas e evolução, no qual envolveu:

1- Era da Industrialização clássica(da pós revolução até meados de 1950)

Que representou o período da nossa industrialização brasileira.

2- Era da industrialização neoclássica(1950-1990)

Ocorrido logo após a segunda querra mundial, onde o modelo burocrático, centralizador se tornou inflexível e muito lento para acompanhar as mudanças que ocorriam no ambiente.

3- Era da informação (1990 até a atualidade)

Com ela trouxe a globalização da economia, onde a competitividade das empresas cresceu, onde após o uso da internet todas as informações invadem o mundo em questões de segundos.

O que me chamou mais atenção em um dos assuntos relatados foi com relação a Era da Industrialização, onde pode ficar bem claro uma comparação das metodologias usadas no cotidiano das organizações, refletindo a enorme evolução Industrial, onde nos retrata as transformações sociais e os seus efeitos, a que levaram a geração de um novo ambiente organizacional. Mesmo assim, trata-se de uma abordagem que não pode afstar-se da evolução histórica das ciências envolvidas, pois está é quem fornece as raizes, a base para se construir o conhecimento. A Era da Informação também abalou a cultura das organizações.

E um outro momento tive a oportunidade de aprender sobre o tema "Qual o papel das pessoas nas organizações?!", também envolvendo a mão-de-obra, o operário, trabalhador, o funcionário que pode ser um servidor público, o empregado que presta serviço a uma determinada empresa, a parte que envolve os recursos humanos, o colaborador que pode ser alguém que contribui em algo, o parceiro que dos dois lados obterão benefícios, o talento humano que é uma coisa pessoal, onde todos tem de forma diferente e pode se adquirir com o passar do tempo e também o capital intelectual, onde as pessoas são o principal ativo de uma organização, o seu mais importante recurso, o recurso humano em outras palavras, elas são esse capital intelectual, o mais importante de uma empresa realmente moderna. Foi relatado também a importancia de esforços do gestores, para assim avaliar tais comportamentos dentre outros que visam detectar erros existentes dentro da organização juntamento com os funcionários.

Foi proposta também uma atividade envolvendo os temas acimas citados durante as outras aulas, relatando também o pensamento de chiavenatto sobre as organizações, lideranças e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com