TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das empresas no cenário corporativo brasileiro

Trabalho acadêmico: A importância das empresas no cenário corporativo brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.550 Palavras (15 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

Introdução ............................................................................................................3

1. Capitulo 1

1.1.Objetivo da contabilidade.................................................................................4

2. Capitulo 2

2.1.Conceitos Relevantes de Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas,

Ganhos e Perdas ....................................................................................................5

2.2 Planilha .............................................................................................................9

3. Capitulo 3

3.1 Manual de Demonstrações Contábeis...............................................................11

3.2 Balanço Patrimonial..........................................................................................12

3.2 Empresas Escolhidas ........................................................................................13

4. Capitulo 4

4.1 A Importância das Sociedades Anônimas no Cenário Corporativo Brasileiro ..

................................................................................................................................ 16

Conclusão ...............................................................................................................20

Bibliografia .............................................................................................................21

3

Introdução

A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio que e representado de forma sistemática com a finalidade de servi como instrumento básico para uma tomada de decisão de todos os seus potenciais usuários.

Estuda dentro deste contexto a teoria da contabilidade para se obter subsídios suficientes para uma aplicação do conhecimento pratico contábil.

São competências que só adquirimos com o aprofundamento do conhecimento sobre a contabilidade, demonstrando ser fundamental para o desenvolvimento das empresas no setor privado.

Sem esse embasamento teórico a contabilidade perderia seu foco principal, porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões das normas contábeis quanto do usuário.

4

CAPITULO 1

1.1.Objetivo da Contabilidade

O Objetivo da Contabilidade: sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

Informação de natureza econômica > deve ser considerada a visão do que seja econômico

Para a contabilidade (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio).

As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade.

Objetivo principal da contabilidade > permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.

A contabilidade tem íntimo relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.

Obedecendo a essência ao invés da forma, deve-se registrar na contabilidade uma operação de financiamento (essência) e não de compra de venda (forma).

Quanto as finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades,permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira , e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da identidade.

As semelhanças que existem na minha vida particular financeira e a de uma empresa são as entradas e saídas de capital.

A saída de uma empresa vem através de salários a pagar para os funcionários , matéria prima para criação de seus produtos , serviços terceirizados , energia elétrica , empréstimos a pagar , aluguéis a pagar , empréstimos a pagar , encargos sociais a pagar entre outros .

Tanto eu como a empresa prestamos serviços para uma empresa , na parte da empresa são para os clientes e na minha parte para a empresa que trabalho , porem somos remunerados com um valor em dinheiro , então ambos recebemos pelo o que exercemos.

5

CAPITULO 2 2.1. Conceitos Relevantes de Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas,

Ganhos e Perdas A teoria contábil tem um importante elemento que se caracteriza como ativo que é apresentado como o conjunto de bens e direitos de uma entidade. Iudícibus afirma que "É crítico o entendimento da verdadeira natureza do ativo, em suas características gerais". O ativo é importante para descrever importantes termos como receitas, despesas, passivas e patrimônios líquidos. O ativo pode ser considerado na sua essência como reservas de benefícios futuros e um recurso controlado pelas empresas sendo resultado de eventos passados, esperando a geração de benefícios futuros, esses benefícios futuros pode ser considerado como característica fundamental aos fatores de produção, pois todo ativo tem resultados direto ou indiretamente, mediata ou imediatamente sempre com a expectativa futura de fluxo de caixa. Os ativos são considerados segundo Perez e Famá (2006) como direitos de uma entidade, e para a ótica econômica e financeira, os ativos são recursos controlados pela empresa e podem gerar benefícios futuros, como o ativo pode gerar um benefício futuro provável eles geram resultados de transações ou eventos passados mais devem estar sob controle da entidade. Iudícibus destaca três aspectos a serem observados na definição de ativos:

"1. o ativo deve ser considerado à luz de sua propriedade e/ou à luz de sua posse e controle; normalmente as duas condições virão juntas; 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com