TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Micro E Pequenas Empresas No Contexto Econômico Brasileiro: Pequenos Empreendimentos Geram Emprego E Renda, Apesar Do Insuficiente Apoio Governamental.

Monografias: As Micro E Pequenas Empresas No Contexto Econômico Brasileiro: Pequenos Empreendimentos Geram Emprego E Renda, Apesar Do Insuficiente Apoio Governamental.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  1.525 Visualizações

Página 1 de 2

KOTESKI, Marcos Antonio. As micro e pequenas empresas no contexto econômico brasileiro: Pequenos empreendimentos geram emprego e renda, apesar do insuficiente apoio governamental. Revisita FAE Business, numero 8, p.16-18, maio 2004.

As micro e pequenas empresas são um dos principais pilares de sustentação da economia brasileira, quer pela sua enorme capacidade geradora de empregos, quer pelo infindável número de estabelecimentos desconcentrados geograficamente. (p.16)

[...] as pequenas empresas são capazes de fixar as pessoas no local de origem, distribuir equitativamente renda e riqueza e estimular iniciativas individuais e coletivas. (p.17)

[...] alguns programa governamentais têm buscado formas de alavancar e incentivar os empreendimentos de pequeno porte. [...] merece destaque o Programa Brasil Empreendedor, criado em 1999 com o propósito de contribuir para a geração de renda, manutenção e criação de postos de trabalho, através de capacitação gerencial e creditícia desse segmento. (p.17)

O programa financiava a implantação, reforma e modernização de empreendimentos formais e informais, compreendendo investimentos fixos, aquisição de máquinas e equipamentos, capital de giro associado e isolado, bem como outros itens necessários à viabilização do projeto. (p.17)

Com recursos oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), o programa financiou, entre outubro de 1999 e dezembro de 2002, 5 milhões de operações, concretizadas nas instituições financeiras oficiais num total de R$ 35 bilhões (média de R$ 7 mil cada), e capacitou 6 milhões de empreendedores, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. (p.17)

O atual governo, [...], tem buscado através do segmento das micro e pequenas empresas oferecer um amplo espectro de oportunidades e contribuir efetivamente para uma maior justiça social. Tanto é que, por meio de instituições oficiais – em especial o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF) –, disponibiliza recursos subsidiados e linhas de financiamentos específicos para os pequenos negócios. (p.17)

[...] os pequenos negócios ainda não têm recebido tratamento compatível com a sua importância econômica e com a sua inegável capacidade de gerar contrapartidas sociais. Os programas governamentais brasileiros e a política adotada ainda são insuficientes para atender esse segmento. (p.18)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com