TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do cumprimento das normas de segurança no local de trabalho

Exam: A importância do cumprimento das normas de segurança no local de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Exam  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 5

1) Que ações devem ser adotadas em uma empresa quando acidentes acontecem por falta de uso de EPI e treinamento?

Cabe a empresa fazer cumprir as normas de segurança do trabalho e fazer os funcionários cumprirem. Para isso, se for necessário, poderá até em último caso disciplinar os funcionários, pode-se criar também programas de prevenção de acidentes e treinamentos que conscientize os funcionários como usar corretamente os EPIs .

2) Como atingir uma melhor qualidade de vida para os funcionários de uma organização?

Para uma organização atingir uma melhor qualidade de vida dos funcionários ela deve:

1. Dar boas condições de trabalho, no que diz respeito a infraestrutura ;

2. Fazer com que se tenha um ambiente de trabalho onde se aceita as diferenças e todos tenham um bom convívio;

3. Fazer com que os funcionários tenham reconhecimentos profissionais;

4. Conscientizar os funcionários a práticas de atividades físicas;

5. Propiciar aos funcionários condições para que eles tenham tempo de lazer com a família;

6. Fornecer todo treinamento e equipamentos de proteção de boa qualidade no seu ambiente de trabalho;

7. Fornecer a trabalhador condições de trabalho que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo-a sua saúde , bem estar físico, mental e social e prevenindo doenças e acidentes.

3) Quais atividades são consideradas insalubres nos moldes da legislação vigente?

São as atividades que expõe o trabalhador a riscos químicos, físicos , biológicos e radiações ionizantes.

4) Como deve ser caracterizada a insalubridade quando os agentes não possuem Limite de Tolerância especificado?

A insalubridade é caracterizada por avaliação pericial da exposição ao riscos e todos os instrumentos utilizados nas medições devem ser especificados no laudo pericial.

5) Quais as formas de se diminuir o absenteísmo em uma organização?

Tudo que propicie uma atitude positiva e adequada no ambiente de trabalho na organização redundará em um menor absenteísmo, a empresa deve tratar com transparência e coerência todos os funcionários e procura seguir valores e conduta éticos que se identifiquem com os funcionários.

6) Um trabalhador está exposto em um ambiente de trabalho a mais de um agente insalubre. Nessa condição, como deverá ser a caracterização da insalubridade?

É válido salientar que os adicionais de insalubridade não acumulam, sendo assim, se o empregado desenvolve suas atividades com a exposição a 2 (dois) ou mais agentes insalubres, este receberá o valor do adicional de maior valor; se as duas atividades insalubres forem de igual porcentagem referente aos adicionais, o empregado receberá o valor de um adicional.

7) Quais as formas de neutralização da insalubridade?

O empregador eliminando o agente causador da insalubridade, logo, é inexistente a obrigação de ser pago o adicional ao empregado, pois, o motivo do tal foi extinto; com relação à neutralização, a empresa fornecerá o EPI (equipamento de proteção individual) em razão da Norma Regulamentadora 6 (seis), contudo, se o EPI não for suficiente para a neutralização, a empresa não se esquivará do pagamento do adicional já que o trabalhador continua sofrendo danos a sua saúde e integridade física.

8) Qual o conceito de Ergonomia?

A ergonomia visa estabelecer parâmetros quer permitam a adaptação das condições de trabalho as características psicofisiologicas dos trabalhadores , segurança e desempenho eficiente.

9) O que se entende por: “adoção de medidas no ambiente que conservem os agentes abaixo do Limite de Tolerância”?

Essa expressão e entendida como quando se pretender neutralizar ou eliminar os graus de insalubridade, quando se quer diminuir a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância.

10) Defina Qualidade de Vida no Trabalho

Qualidade de vida no trabalho refere-se ao nível de felicidade ou insatisfação com a própria carreira. Diz-se que, aqueles que gostam das suas carreiras, têm uma alta qualidade de vida no trabalho, enquanto aqueles que são infelizes ou cujas necessidades não são preenchidas, de alguma forma, são considerados com uma baixa qualidade de vida no trabalho.

11) Qual a base de cálculo para pagamento do adicional de insalubridade?

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. BASE DE CÁLCULO. Adicional de insalubridade deve ter como base de cálculo o Salário Mínimo. Aplicação do art. 192 da CLT .

12) Quais agentes são passíveis de pagamento de adicional de periculosidade?

Radiações ionizantes, eletricidade, explosivos, líquidos e gazes inflamáveis. Pessoas que trabalham com segurança patrimonial ou pessoal.

13) Qual a diferença entre insalubridade e periculosidade?

Na insalubridade o caráter habitual e permanente pode causar adoecimento. Enquanto que na periculosidade a possibilidade de ocorrer uma fatalidade é o que motiva sua concessão

14) Defina Segurança do Trabalho e Saúde ocupacional;

Segurança e saúde ocupacional (SSO) é uma área multidisciplinar relacionada com a segurança, saúde e qualidade de vida de pessoas no trabalho ou no emprego. Como efeito secundário a segurança e saúde ocupacional também protegem empregados, clientes, fornecedores e público em geral que possam ser afetados pelo ambiente de trabalho.

A segurança tem objetivo a prevenção de acidentes de trabalho, a saúde ocupacional tem como foco a saúde do trabalhador.

15) Quais os agentes qualitativos e quantitativos da NR-15 relacionados à insalubridade?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com