TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem da contabilidade

Tese: A origem da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Tese  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando–se de forma sistemática para servir como instrumento básico para serem tomadas grandes e pequenas decisões de potenciais e usuários.

Dentro do contexto a teoria da contabilidade estuda se finalidades e teorias, com propósito de obter subsídios suficientes para a aplicação nos conhecimentos da contabilidade e no processo contábil.

Sendo se baseado no teórico, a contabilidade pode perder seu foco sua emissão principalmente porque as demonstrações atuais da contabilidade não atenderiam as normas e padrões muitos usuários quantos a normas contábeis.

A estrutura muda muito dentro dos países,já o Brasil a estrutura da contabilidade é definida por órgãos reguladores , como o CFC ( Conselho federal da contabilidade) e o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis).

O (CPC) Comitê de Pronunciamentos Contábeis é o órgão responsável por buscara convergência da contabilidade brasileira às normais internacionais. Foi criado pela resolução CFC, sendo que fazem parte desse comitê varias entidades brasileiras como : um deles sendo o Bovespa , além do próprio conselho Federal de Contabilidade.

Origem da contabilidade

A historia da contabilidade é muito antiga chega a se comparar com a da civilização.esta ligada as primeiras manifestações humanas das necessidades social de proteção a posse de interpretação dos fatores ocorridos com o objetivo de sempre busca o bem material que o homem sempre propôs a buscar seus propostos.

A origem da contabilidade esta ligada a necessidades de registros de comércios. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos Fenícios, a pratica desses comércios não era exclusivas deste tempo,sendo usadas na Antiguidade pelas maiorias das cidades.

Muitas vendas e trocas dos comerciantes constantemente precisava acompanhamento de variações de suas vendas e seus bens e de cada transação efetuada. As trocas de serviços eram feitas por seguintes relatórios mostrando todos lucros. Na medida que os valores das empresas e aumentaram constantemente e possuíam maior quantidade de valores,aumentava constantemente a posse ,aumentando numero de vendas ,compras e lucros.

Na antiguidade não havia os créditos , sendo que compras vendas e trocas eram realizadas todas a vista. Na maioria das vezes eram empregados objetos pessoais como sertã provas de quitação ,assim garantindo que os compradores tinha a garantia que pagariam suas dividas.

Objetivos da contabilidade

Os objetivos da contabilidade pode ser estabelecido como o de fornecer informações estruturada da natureza econômica ,financeira física,de produtividade e social aos usuários externos e internos da entidade com o objetivo de sempre obter novos padrões de comunicação na contabilidade.

Principais usuários e suas necessidade

Entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com