TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A água vai acabar, mas, não!

Por:   •  21/5/2021  •  Artigo  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo de propriedade de Danielle s. dos Santos

A água não vai acabar, mas, vai!

 

Ao contrário da idéia popular e mitificada de que a água vai acabar no mundo, o planeta terra ostenta cerca de dois terços da superfície coberto por água e pode até ser que a temida frase: "a água vai acabar", ouvida por muitos não seja interpretada da maneira correta, afinal, é tudo relativo. À encontramos facilmente e em abundância em praias para o banho, em rios para várias utilidades, embora seja na torneira de nossas casas onde se tem a maior expectativa de encontrá-la para o uso cotidiano. Imediatamente cria-se a ilusão que tudo dito pela mídia ou informado pelos cientistas são apenas mentiras para nós influenciar a consumir menos deste líquido.

Mas...a troco de quê?

Para aumentar o lucro de quem a vende? Não se sabe. Suposições à parte, a água realmente é um recurso abundante, são sete grandes oceanos, muitos rios e lagos, há também as calotas polares, além da água subterrânea, uma infinidade de meios de achá-la. Entretanto, para a infelicidade do ser humano, somente uma mísera parcela está disponível para os seis continentes e distribuídos é claro, de forma totalmente desigual. O continente africano por exemplo, possui vários países em grave escassez de água enquanto países desenvolvidos consomem mais água que os países periféricos, talvez seja pela infraestrutura, economia ou ainda costumes da sociedade, enfim, a disponibilidade os privilegia!

  "O maior problema do homem é a água e o maior problema da água é o homem" (BARBOSA, 2014, p. 1). De fato, é de entendimento geral que o homem é o maior causador de desperdícios hídricos e contaminações eminentes, a falta de conscientização das populações somado ao descaso dos políticos e órgãos públicos competentes é sem dúvidas o motivo da água estar sendo tão negligenciada.

A solução para os problemas hídricos são complexos, porém, algumas atitudes seriam plausíveis para salvar-nos de enfrentar uma possível crise e escassez, a conscientização em coisas simples, como por exemplo, consertar vazamentos ou tomar banhos de curto tempo.

Segundo o banco mundial em 2017, a população mundial era de 7,53 bilhões e em média 2,5% a 3% de água para uma demanda tão grande de pessoas, isso sem levar em consideração os animais e as plantas, porque em seu âmago, os humanos são egoístas.

"Águas escuras dos rios

Que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias

E matam a sede da população...

Águas que movem moinhos" ( ARANTES, 1981)

Na voz do cantor Guilherme Arantes, a água é descrita com sensibilidade e nos faz pensar ainda mais na questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com