TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A&B Alimentação

Artigos Científicos: A&B Alimentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

O cardápio e seu planejamento são fundamentais no funcionamento de um restaurante. Os clientes sempre chegam com a expectativa de saborear uma refeição com prazer e o cardápio é o grande fator dessa experiência.

Como a fachada e a recepção, o cardápio também tem muito de “cartão de visita” de um restaurante. Poucos aspectos são tão importantes na indicação do estilo e da identidade da casa.

O impactos da mídia pode provocar mudanças na forma e no consumo de alimentos, juntamente com a crescente preocupação com os aspectos dietéticos e nutricionais, de higiene e segurança dos alimentos.

Ou seja, o planejamento de cardápio pode ser encarado como fator decisivo para o sucesso do setor de alimentação. O cardápio, na literatura especializada, geralmente é tratado como parte integrante de um todo maior do setor de alimentação. Essa abordagem tem como fundamento a noção da importância do cardápio como ferramenta para o sucesso de um restaurante.

Além destes significados mais comumente representados no campo da gastronomia, o cardápio engloba noções que envolvem diferentes processos de planejamento e gerenciamento que o definem como ferramenta estratégica para várias funções: informativa, comunicativa, publicitária e comercial de um restaurante.

A percepção da centralidade do mesmo na concepção, definição e operação de um restaurante motivaram o interesse pelo aprofundamento no tema de planejamento do cardápio. Planejamento este que, de um lado, envolve a planificação da produção especificamente direcionados à área de alimentação, tendo como base os princípios gastronômicos que orientam o setor, e de de outro lado, o conhecimento do mercado consumidor em questão, atento às demandas de seu público-alvo e às novas tendências do setor gastronômico. Englobando, portanto, uma planificação de estratégias que envolvem tanto a produção quanto à venda do produto e serviços oferecidos pelo restaurante.

O proprietário deve ter em mente que o produto de um restaurante é uma experiência. O pacote completo de comida, bebida, serviço, ambiente e conveniências procuram satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes, fazendo dessa experiência algo memorável, para que todos desejem voltar.

A literatura de marketing de serviços faz muitas referências ao valor para o cliente, à expectativa do cliente em receber o produto ou serviço da empresa que atenda aos seus requisitos e à busca contínua da confiabilidade dos serviços. Um reflexo disso na prática é que as empresas concentram-se em gerar serviços confiáveis e de alto valor para o cliente.

O ingrediente principal é a excelência da comida. As pessoas sempre procurarão uma saborosa refeição, especialmente se ela vier acompanhada de um excelente serviço e um ambiente agradável. Os itens do cardápio devem atender às necessidades dos clientes incluídos no mercado que se deseja atingir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com