TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD 1 Educação Infantil

Artigos Científicos: AD 1 Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 6

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Licenciatura em Pedagogia- UERJ / CEDERJ

Disciplina: EDUCAÇÃO INFANTIL 1

Coordenadora: Karla Seabra

Avaliação a Distância 1 (AD1) - 2015/ 1º SEMESTRE

Aluno(a):

Polo: Matrícula:

Nota: _______________

Prezados alunos,

A AD1 se constitui em importante item no conjunto de suas notas. Além disso, ela deve representar momento de ampliação de conhecimentos e demonstração das associações que faz com os temas estudados.

A AD1 tem peso 4.

Bom trabalho!

A Coordenação

DATA LIMITE PARA ENTREGA, EXCLUSIVAMENTE, NO POLO: 23/02

CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS:

1. A questão deve ser desenvolvida tendo como base os conhecimentos acumulados até o momento, enfatizando as orientações adquiridas no espaço de tutoria presencial e na plataforma pela tutoria a distância.

2. Deve, necessariamente, apresentar um encadeamento lógico das ideias.

3. Você pode e deve desenvolver pesquisas bibliográficas que o auxiliem na realização da atividade, procurando sempre interagir com seus tutores presenciais e a distância sobre determinadas fontes de pesquisas que pretende utilizar.

4. Não deixe de apresentar o referencial bibliográfico que utilizou como fonte de pesquisa.

5. Formatação:

a) Ser digitada em papel A4

b) Fonte arial, tamanho 10, com espaço 1,5 entre linhas.

c) Mínimo de 2, máximo de 4 laudas

Valorize sua escrita autoral!

Se aparecerem dúvidas sobre a AD1, utilize o momento de tutoria presencial e a sala de tutoria na plataforma para esclarecer todas as suas dúvidas.

AD1:

As imagens abaixo de Francesco Tonucci representam algumas concepções de infância. Escolha três imagens e faça uma reflexão baseada nas aulas e em outras referências bibliográficas sobre a concepção de infância atual. Você deve apontar o número das figuras escolhidas.

Figura 1:

Figura 2:

Figura 3:

Figura 4:

Figura 5:

Figura 6:

Figura 7:

Figura 1

Devido as necessidades das famílias do século xx que não tinham com quem deixar seus filhos enquanto trabalhavam fora de casa, surge a creche dentro de um aparato assistencialista, para atender as necessidades oriundas da sociedade, ainda sem preocupação com a criança e seu desenvolvimento.

Atualmente em geral a creche realiza atividades diárias como: banho, hora do lanche, banho de sol, hora do sono, ela também tem em seu currículo questões educacionais ligadas a práticas pedagógicas voltadas ao processo de codificação ou memorização das letras, utilizando-se de atividades mimeograficas sem valor, assim como jogos que se tornam métodos de ensino. A maioria das atividades são sem relevância para a criança, ocupando o tempo de outras atividades importantes como as brincadeiras, atividades artísticas entre outras.

De acordo com Merisse 1997, no dia 17/11/1901, um grupo formado de professoras criam em São Paulo uma grande instituição de amparo e educação da infância e das mulheres em geral, onde o principal objetivo era destinado a formar educadoras para trabalharem em escolas ou instituições de caridade chamada de maternal (onde se referia a creche e jardim de infância). Com o passar do tempo foi se espalhando por toda cidade. A partir daí foi se criando instituições voltadas as crianças onde seus pais trabalhavam o período integral e não tinham em hipótese nenhuma com quem deixar seus filhos, seus pais trabalhavam em fábricas onde era o forte daquela época.

Esse processo também teve muita influencia decorrente ao aumento cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho, em busca de recursos melhores para sua sobrevivência que fez com que a busca por essas instituições aumentasse cada vez mais.

A história das creches brasileiras marcada pelo assistencialismo corresponde também as modificações da sociedade onde há um contexto sócio político e cultural daquela época que inclui a expansão da industrialização e dos setores de serviços em escala crescente da urbanização.

Um dos aspectos da infância naquele período foi decorrente a proposta educacional, preparando crianças pobres para o futuro.

Assim como todo momento histórico, teve avanços, mas a creche de hoje ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com