TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisitando A Musica Como Instrumento Pedagógico Na Educação Infantil.

Artigos Científicos: Revisitando A Musica Como Instrumento Pedagógico Na Educação Infantil.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2013  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  1.775 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de Anápolis

Curso de Pedagogia

Revisitando a musica como instrumento pedagógico na Educação Infantil.

Anápolis

2011

SUMÁRIO

1. Introdução 2

1.1. Objetivos 3

1.2. Justificativa 4

1.3. Viabilidade 4

2. Revisão de Literatura 5

3. O Método da Pesquisa 8

4. Cronograma 9

Referências 10

1. Introdução

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), foram elaborados em 1997, pela Secretaria de Educação Fundamental, cujo objetivo é relacionar o conteúdo para auxiliar o professor na prática em sala de aula, contribuindo assim para que as crianças se tornem cidadãos completos e conscientes de seu papel perante a sociedade (PCN’s, 1997).

A Lei 11.769 de agosto de 2008, que alterou a Lei 9.394 das Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, dispôs sob a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica (BRASIL, 2008).

Segundo Chiarelli e Barreto (2005), a educação em todo o seu contexto é presente nos diferentes espaços sociais, na família e a escola, pois se existe relação interpessoal logicamente se espera que haja troca de saber. Na sociedade atual o papel da escola é o de mediadora do conhecimento, tendo como seu objetivo principal formar cidadãos críticos e autônomos com a capacidade de decisão pessoal, isto é, pessoas com identidade própria. A música é presença constante na vida humana, na maioria das vezes como diversão e lazer provocam sentimentos, transforma realidades, pensamento e ações.

Para Colello (2010), a capacidade de ler e escrever não se resume a juntar palavras, mas expressar ideias e conceitos. Transformar isto em uma forma de linguagem é fazer com que o individuo conheça o mundo, participando da sua construção, transformando o atual olhando para o novo e promissor. Para esta transformação segundo Vieira e Leão (2003) a música naturalmente é uma ótima ferramenta, já que colocada como atividade criativa, estimula o individuo na construção da escrita.

Os genes de cada pessoa determinam o seu potencial de inteligência, mas são necessários certos estímulos para que essa inteligência entre em ação. Nesse ponto é que os especialistas dizem que a música entra, o estimulo sonoro fazem que as conexões entre os neurônios aumentem e quanto maior as conexões entre os neurônios, mais brilhante será o ser humano (ANTUNES, 1998; FARIA, 2001).

A linguagem musical é referida, por cada vez mais especialistas em todo o planeta, como uma das áreas mais importantes do conhecimento a ser estudadas no desenvolvimento infantil. A música não se situa apenas como interferência na educação infantil, mas sim uma necessidade que deve ser inserida em um espaço próprio e ser de rotina, pois melhora a sensibilidade e a aquisição da leitura e escrita e ainda causa melhorias a capacidade de memorizar e raciocinar das crianças (BEAUCLAIR, 2008).

Inserir música na educação é reconhecer a importância de sua prática na educação infantil, a música auxilia a criança a realizar sentimentos expressivamente, é ajuda-lo a reconhecer sua posição no mundo. Possibilita a compreensão de suas experiências, confere sentido e significado a sua condição de individuo e cidadão (ZAMPRONHA, 2002).

Assim é de suma importância ampliar, revisar e analisar os conhecimentos a respeito da inserção da música como facilitador da educação infantil.

1.1. Objetivos

• Objetivo Geral

Analisar os artigos publicados nos últimos 5 anos sobre a relevância da música como processo auxiliar na alfabetização e socialização da criança.

• Objetivos Específicos

Revisar os conceitos e as experiências de outros autores em artigos de pesquisa sobre a socialização e facilitação do processo de aprendizagem proporcionado pela introdução da música na alfabetização.

1.2. Justificativa

Várias pesquisas tem apresentado a música e a musicalização como elementos contribuintes da inteligência e a socialização do ser humano. A introdução da música na educação, segundo alguns pesquisadores, facilita o processo de aprendizagem, tornando a escola mais alegre e receptiva e amplia o conhecimento musical do aluno. A música é um bem cultural pertencente ao individuo. Pontuando essas pesquisas faz-se necessário esta revisão dos artigos publicados sobre o tema, com opiniões positivas e negativas sobre a importância da música no desenvolvimento educacional da criança.

1.3. Viabilidade

O desenvolvimento do estudo é viável já que se trata de revisão de literatura e será realizada em bibliotecas universitárias de Anápolis – GO, bem como em sites de revistas especializadas, serão consultados artigos publicados. O custo financeiro é quase inexpressivo, o que dispensa uma tabela de custos.

2. Revisão de Literatura

Alfabetizar é muito mais do que decodificar as letras, ou seja, está além do frequente aprender a ler e escrever. É primordial que o professor use a metodologia da Língua Portuguesa nesse processo de alfabetização, norteando o aluno para o uso da escrita e leitura de modo interpretativo, para que seja possível à criança não só ler e escrever, mas também entender o que foi lido e fazer uso da palavra.

Segundo Arend e Silva (2008),

“A escrita, dia-após-dia, está mais presente na vida do homem, seja na mídia que bombardeia diariamente, nos outdoors, jornais, revistas, folhetos de propaganda, entre vários outros meios de comunicação. Contudo, ainda existem inúmeras pessoas que não possuem o domínio da escrita, e tantas outras que conhecem as letras, porém se solicitadas para ler determinado texto, apenas identificarão as letras, mas ao serem questionadas a respeito do que se trata, não saberão responder, pois não compreendem o que está escrito nas entrelinhas, não percebem as letras como uma representação de ideias, e sim, como um sistema de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com