TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Fundamentos Da Logística

Pesquisas Acadêmicas: AD Fundamentos Da Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  2.236 Palavras (9 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 9

Atividade de Avaliação a Distância (AD)

Atividades referentes às unidades 1 a 5

Disciplina: Fundamentos da Logística Empresarial e Cadeia de Abastecimento

Curso: Tecnologia em Logística

Professor tutor: José Roberto de Barros Filho

Nome do aluno:

Data: 11/05/2008

Atividades:

1) Leia com atenção o texto que se segue e, em seguida, atenda ao que é solicitado.

No decorrer do nosso curso, tivemos a oportunidade de conhecer o caso desconcertante da rede de supermercados Mundial, situada na cidade do Rio de Janeiro. Os bons resultados obtidos pela rede vêm da política de preços baixos. “É uma empresa muito agressiva”, diz o executivo de uma grande rede que se mostra intrigado com o desempenho do concorrente. “Não sei como o Mundial consegue muitas vezes oferecer preços tão abaixo da concorrência.” A explicação dos executivos do Mundial para os preços competitivos está num conjunto de práticas incomuns no varejo. É o caso da recusa de cartões de crédito para pagamento nas lojas. “Se eu vender no cartão, tenho de embutir no preço cerca de 3% para administrá-lo” , diz Costinha. “Prefiro não ter essa despesa e dar um desconto melhor para o cliente.”

Outra peculiaridade do Mundial é a manutenção de estoques em níveis proporcionalmente mais altos do que o dos concorrentes. É assim que a empresa ganha poder de barganha, contornando a falta de escala, natural a uma rede de apenas 16 lojas. Enquanto grandes cadeias procuram renovar seus estoques em até uma semana, o giro de estoque médio do Mundial é de 15 dias. Comprando dos fornecedores em maior quantidade, a empresa consegue preços menores. “O Mundial compra volumes suficientes para encher pelo menos um caminhão” , diz o diretor comercial da Procter & Gamble, fornecedor do Mundial. “É raro redes desse porte fazerem isso”, acrescenta o diretor.

Trabalhar com estoques altos é uma prática vista com desconfiança pelos especialistas. “O Mundial está na contramão dos outros varejistas, que percebem estoque como custo”, diz José Luiz Meinberg, professor de logística da Fundação Getúlio Vargas. Para Meinberg, esse é um ponto extremamente vulnerável da empresa. Em sua opinião, a rede se expõe ao imobilizar seu capital em produtos quando existe uma expectativa de queda no consumo.

Vale a pena conhecer a opinião dos executivos do Mundial em relação a essa teoria. Para o sócio Costinha “estoque é investimento e estímulo para vender mais.” Essa prática é sustentada por uma política de pagar fornecedores à vista enquanto outras redes fazem de tudo para postergar o acerto de contas em até 45 dias. Com isso, o Mundial consegue descontos que costumam variar de 2% a 5%, dependendo do produto.

Com base no texto, responda os itens a seguir:

(a) Para o professor Meinberg a rede se expõe ao imobilizar seu capital quando existe uma perspectiva de queda de consumo. Explique essa assertiva. (1,5 ponto)

R: Para o especialista, a rede de supermercado fica muito vulnerável, implicando em muito capital “parado” aguardando seu consumo, sendo que poderia ser utilizado de uma melhor forma em outros pontos, aumentando assim os giros de estoque para ter uma melhor diluição de seus custos e não abalando sua estrutura com as desavenças (altos e baixos) do mercado (queda no consumo).

(b) Nenhum supermercado brasileiro vende tanto por metro quadrado quanto o Mundial. As principais explicações, dadas pelos dirigentes do Mundial, para esse resultado são o baixo custo e o grande fluxo de clientes nas lojas, mantidos graças às seguintes estratégias:

1. concentração na periferia

2. lojas menores

3. venda de produtos sem grife

4. escassez de serviços (não entrega em casa, não aceita cartão de crédito)

5. promoções-relâmpago

Coloque-se no lugar de um dirigente do Mundial e justifique três das estratégias apresentadas. (1,5 ponto)

R: * Lojas menores: exigem pouca estrutura pessoal e de instalação, baixo custo (como aluguéis, consumo de energia, segurança, etc), fácil acesso ao consumidor (self service) e localização estratégica.

* Escassez de serviços: com esta estratégia os preços são realmente diferenciados, porque o próprio consumidor que faz suas buscas sem qualquer auxílio na modalidade self service, implicando também em somente compras a dinheiro facilitando assim uma maior giro e ainda não arca com custos de entrega, pois o próprio consumidor que compra e leva.

* Promoções relâmpagos: essa estratégia é muito valiosa, pois isso faz com que o consumidor fique ligado nas promoções de seu interesse e ainda divulga automaticamente à outros consumidores tornando-a como referência.

2) No decorrer da disciplina foi apontada a definição mais conhecida do vocábulo "logística", em que ficou estabelecido que a logística é um processo. E processo, segundo Selig (1993), é composto de atividades inter-relacionadas. Como atividades próprias do processo logístico temos: identificação de fornecedores, compras, recebimento e armazenagem de materiais, expedição de materiais, atendimento ao cliente, etc.

Portanto, esta é uma maneira de ver a logística, ou seja, como processo. Mas podemos perceber a logística como um sistema, o sistema logístico formado por subsistemas que interagem entre si. Por exemplo, o subsistema de transportes, de armazenagem, marketing, produção e outros. Estes subsistemas devem estar integrados, não podendo ser vistos como agrupamentos estanques.

Todos os subsistemas devem guardar relacionamentos uns com os outros e uma alteração que se faça num subsistema terá reflexos sobre os demais. Por exemplo, o transporte tem reflexos na produção, na comercialização, no serviço ao cliente e assim por diante.

Outro aspecto a considerar no sistema logístico, refere-se ao fato deste sistema ser otimizado quando seus subsistemas também estiverem otimizados.

Mas, prestem atenção: otimizados para o sistema e não para cada subsistema isoladamente. Por exemplo, o subsistema produção, quando visto isoladamente, pode ter um ponto ótimo, diferente do ponto ótimo do sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com