TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Macroeconomia

Ensaios: AD Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliação à Distância 2

1. Suponha um país que apresenta importações maiores que exportações, déficit na balança de serviços, e que não enviou e não recebeu nenhuma mercadoria ou dinheiro sem contrapartida. Responda:

Esse país possui poupança externa? Justifique.

O investimento desse país é maior ou menor que a poupança interna?

2. De acordo com os registros contábeis do Balanço de Pagamentos, explique como difere o lançamento de uma doação em mercadoria, e uma doação em moeda. Por que razão isso ocorre?

3. Discuta o que acontece à curva de oferta agregada clássica quando:

 Há um avanço tecnológico.

 Um terremoto destrói metade do estoque de capital da nação.

 As preferências dos trabalhadores mudam e eles querem trabalhar mais, por qualquer salário.

 Novas máquinas mais produtivas são inventadas, mas só um terço da força de trabalho sabe como trabalhar com elas.

1) Resposta:

O país possui sim uma poupança externa, que nada mais é que um déficit no Balanço de Pagamentos em Conta Corrente do país, dessa forma o país estará, recebendo poupança externa para financiar seus gastos a maiores. Entendemos como déficit em conta corrente como o excesso de consumo e investimento de um país em relação à sua produção interna. Assim o investimento desse país é considerado maior que a sua poupança interna, pois o saldo em transações correntes mostra déficits.

2) Resposta

Doações em moeda é considerado um registro comum, a crédito se for recebimento e débito se for a saída lançando-se o mesmo valor, com sinal trocado em "haveres em moeda no exterior".

Doação em mercadoria são feitos dois lançamentos, tratando-se de uma entrada ou recebimento de doações, faz-se um registro a débito em importações, e outro a crédito em "doações", não alterando assim o resultado do BP. A doação de mercadorias pode ser considerada como uma importação, quando é recebida e uma exportação quando enviada. As transferências unilaterais ou donativos é uma das contas do saldo do balanço de pagamentos em transações correntes ao lado da balança comercial e da balança de serviços. Nela se registram os pagamentos e recebimentos sem contrapartida de serviços. Em tal operação, a contabilidade é feita da seguinte forma: registra-se como débito em importações (balanço comercial) e como crédito em transferências unilaterais (em caso de doações em mercadorias). São partes das transações correntes tanto o balanço comercial como as transações unilaterais, não tendo alteração no saldo final.

3) Resposta

Há um avanço tecnológico: é quando acontece um avanço tecnológico, ocorrendo assim uma elevação da quantidade de produtos ofertados, o que é corroborado por uma maior rapidez no processo produtivo. Analisando-se graficamente, a curva de oferta agregada clássica desloca-se para a direita.

Terremoto destrói metade do estoque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com