TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 Administração De Sistema De Informação - Parte 1

Pesquisas Acadêmicas: AD1 Administração De Sistema De Informação - Parte 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 2

1- Descreva como funcionam os sistemas de informação na empresa;

O ambiente empresarial é formado por componentes que alimentam o sistema de informação, tais como: recursos humanos, recursos de softwares, recursos de hardwares, recursos de redes e recursos de dados atuando de forma integrada. Sendo assim o sistema de informação nestes ambientes é alimentado por diversos recursos (componentes).

Segue abaixo uma imagem que nos mostra mais claramente como funciona este sistema numa empresa:

2- A interdependência entre as organizações e os sistemas de informação;

Nos sistemas contemporâneos há uma interdependência cada vez maior entre estratégia empresarial, regras e processos organizacionais com os sistemas de informações organizacionais. Mudanças na estratégia, regras e processos exigem cada vez mais mudanças em equipamentos, programas, banco de dados e telecomunicações. Os sistemas existentes podem funcionar como uma limitação para as organizações, pois nem tudo que a organização se predispõe a fazer é possível porque às vezes os sistemas não são capazes.

A figura abaixo demonstra a interdependência entre as organizações e os sistemas de informação.

3- Os desafios dos sistemas de informação junto à empresa digital, bem como as aplicações dos sistemas de informação na empresa.

São cinco os principais desafios para a montagem e utilização de sistemas de informação. O desafio estratégico da empresa é a concretização da empresa digital, tornando-se competitiva, efetiva e capaz digitalmente, o desafio da organização que busca entender as exigências do negócio eletrônico e sistemas de um ambiente econômico global, o desafio da arquitetura e da infraestrutura da informação que buscam desenvolver arquitetura e da infraestrutura tecnológica de informação que possam apoiar seus objetivos em pleno estado de mudança tecnológica e de processos, o desafio do investimento em sistemas de informação que deve determinar o valor empresarial dos sistemas de informação; e os desafios da responsabilidade e do controle que busca soluções em como usar os sistemas de informações de maneira ética, socialmente responsável, controlável e possível de ser entendido pelas pessoas.

A organização está dividida em níveis estratégico, gerencial, de conhecimento e operacional e também em cinco áreas funcionais: Venda e Marketing, Fabricação, Finanças, Contabilidade e Recursos Humanos. Os sistemas de informação atendem a cada um desses níveis e funções.

Desta forma, são seis os principais sistemas: sistemas de apoio ao executivo (SAE), sistemas de apoio à decisão (SAD), sistemas de informação gerenciais (SIG), sistemas de trabalhadores do conhecimento (STC), sistemas de automação de escritório e sistemas de processamento de transações (SPT). Além, dos sistemas acima listados ainda existem os sistemas para gerenciamento das relações com clientes (CRM) e da cadeia de suprimento (SCM) os quais auxiliam na coordenação dos processos que abrangem múltiplas funções empresariais, inclusive as compartilhadas com clientes e outros parceiros da cadeira de suprimento.

...

Baixar como  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »