TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 - Território e Segurança Pública

Por:   •  29/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Analise as estratégias e ações que podem ser pensadas para construção de espaços públicos mais seguros com a participação de policiamento comunitário.

Buscar identificar  o que se denomina como  policiamento comunitário ou de proximidade?

Que ações/ estratégias  identificam o policiamento comunitário?

Comente o papel das ações de bairro para construção dessas ações de proximidade.

 

O Policiamento Comunitário busca a participação direta da comunidade no qual se dá sua atuação. É necessário que haja uma ralação de confiança entre a comunidade e a Instituição Policial e esse estágio de relação entre os integrantes de uma Comunidade e o Efetivo Policial não se consolida em pouco tempo; para que o policiamento comunitário seja eficiente, é preciso que se desenvolva um relacionamento de aproximação entre ambos. O Agente policial precisa estar integrado à comunidade, conhecer as pessoas, conhecer a rotina e ter autonomia para decidir da melhor maneira, na administração dos conflitos que surgem na vida em sociedade. Nesse tipo de policiamento a prevenção se torna prioridade e seus efeitos são mais eficazes na minimização e extinção de problemas, evitando as intervenções emergenciais. A participação de vários órgãos, públicos e privados; na aplicação de políticas públicas que reduzam a ocorrência de problemas diversos, inclusive de Segurança Pública.

Porém no atual estágio do relacionamento entre as Comunidades mais carentes da ação Policial e a Polícia das regiões metropolitanas das grandes cidades brasileiras; seria muito difícil atingir um nível aceitável de confiança entre os envolvidos, visto que o Estado não garante condições de atuação segura ao Agente Policial e também não oferece à Comunidade segurança, no aspecto de sua integridade física e apoio jurídico, que permita a contribuição com as forças policiais no enfrentamento aos diversos poderes criminais, que prosperam e restringem os direitos dos cidadãos.

E se pensar em espaços públicos seguros, na atual conjuntura, soa mais como uma utopia. Há necessidade de uma transformação estrutural na sociedade brasileira, para que se possa pensar em práticas de proximidade entre Polícia e Comunidade.

Referência de pesquisa:

http://www.dhnet.org.br/dados/manuais/dh/manual_policiamento_comunitario.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (213.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com