TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM 4 SIMESTRE

Trabalho Escolar: ADM 4 SIMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  4.551 Palavras (19 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 19

1 INTRODUÇÃO 3

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver habilidades na elaboração de um orçamento empresarial, demonstrando sua utilidade e a utilização dos dados empresariais para mensuração do resultado previsto, o reconhecimento dos tributos inerentes a uma organização possibilitando, portanto, um maior aprendizado para exercer a função financeira de uma empresa.

Devido à necessidade de informações financeiras e orçamentárias, empresas necessitam constantemente de serviços de consultoria empresarial que emitam relatórios sobre o tema. Neste trabalho tem-se um relatório onde pode-se visualizar a DRE e o FLUXO de CAIXA, foi realizado o orçamento de vendas e de produção, para que pudesse dar uma previsão orçamentária do investimento junto a “GM Indústria e Comércio de Eletrônicos S/A.

Logo em seguida foram sanadas dúvidas sobre finanças empresariais, como a importância do fluxo de caixa, o conceito de custo de oportunidades, se é necessária uma empresa possuir orçamentos empresariais, onde ainda foi feita a explicação do que seriam, e citação de exemplo.

Dando continuidade foi dado o conceito de Payback descontado, foi realizada a exploração das diferenças entre tributos (impostos, contribuições e taxas), e ainda conceitua-se competência tributária e mercado de capitais.

De maneira sucinta apresenta-se a estrutura do sistema financeiro nacional (SFN) e suas funções.

E por fim foi realizada uma analise dos anexos 01, 02, 03, onde foi possível oferecer uma estratégia financeira com uso de produtos bancários.

2 FINANÇAS EMPRESARIAIS 4

É muito importante que a empresa tenha um efetivo controle dos reais acontecimentos para que possam ser confrontados com o orçado e, se necessário, tomar medidas corretivas. Portanto, a etapa de controle de orçamento torna-se indispensável ao bom desenvolvimento do que foi planejado. Os dados que foram alcançados efetivamente são registrados e comparados ao que foi planejado.

O fluxo de caixa possibilita realizar a previsão de qual vai ser o saldo em caixa de cada período orçado, determinando a previsão dos recebimentos e desembolsos de capital em cada período, possibilita ainda assegurar recursos monetários suficientes para atender às operações das empresas estabelecidas nas outras peças orçamentárias. Lunkes (2007, p. 53) ressalta ainda que:

Pode ajudar a empresa a equilibrar o caixa, identificando deficiências de recursos monetários com antecedência, o que pode levar a empresa a buscar empréstimos a juros menores, como também estimar os excessos de recursos, permitindo projetar investimentos com certa antecedência.

O custo de oportunidade está sempre presente nas transações, pois fazemos escolhas a todo o momento, nos negócios acontece praticamente em todas as transações comerciais.

Custo de oportunidade representa o valor sacrificado pela empresa em termos de remuneração, ao tomar a decisão de aplicar seus recursos em determinada alternativa ao invés de aplicar em outra, capaz de proporcionar maior benefício. Podemos dizer também que o custo de oportunidade refere-se ao valor líquido de caixa perdido quando se optou por uma alternativa em detrimento de outra (ZEPPELINI, 2014, p. 04).

Um exemplo é quando uma empresa toma decisão de adquirir um maquinário, o custo de oportunidade seria o valor que deixou de ser ganho se houvesse a decisão de aplicar os recursos em outra maneira de investimento mais rentável.

O orçamento empresarial é um mecanismo muito importante para o bom desempenho de qualquer organização, em especial para as indústrias. Pode ser definido como “um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo como controle das operações a curto e longo prazo (CREMONEZZI et al., 2010, p.03).

O orçamento é a expressão quantitativa de um plano porque, na hora de elaborar esse plano, precisa-se quantificar, isto é, traduzir em quantias, em valores, todos os elementos que vão fazer parte dele. Por exemplo, se nosso plano é abrir um pequeno negócio, precisaremos traduzir em números, em quantias, tudo que será necessário para colocá-lo em funcionamento; pagamento de água/ luz/ telefone R$1.100,00 por mês, pagamento de salários R$ 2.700,00, e assim por diante.

O Payback descontado segue a mesma lógica do payback simples que demonstra em quanto tempo o investimento inicial sem considerar nenhuma taxa de juros irá retornar aos investidores, só que a grande diferença de que leva em consideração o valor do dinheiro no tempo.

É notório perceber que os conceitos de impostos, contribuições e taxas sempre causam confusão, todos eles são tributos cobrados por entes públicos (município, estado ou união), e servem para custear toda a máquina pública (SPAGOLLA, 2010).

A contribuição esta dividida em dois grupos a especial que é cobrada quando se destina a um determinado grupo ou atividade, como INSS, PIS, e a contribuição de melhoria que é cobrada quando ocorre melhoria que resulte em benefício ao contribuinte, a taxa é um valor cobrado por conta de uma prestação de serviço de um ente público, seu elemento essencial é a que o fato que a desencadeia há de ser relativo ao sujeito passivo desta e não à coletividade em geral, e já os impostos são tributos cuja obrigação tem por fato criar uma situação independente de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte, caracteriza-se por ter como desencadeador um fato da vida comum tomado como índice de capacidade econômica, de modo que, por isso mesmo, se destina ao custeio dos serviços gerais da administração (LUZ, 2011).

A competência tributária é a aptidão para criar, in abstracto, tributos. Aqui no Brasil, por meio da lei no art. 50, I da Constituição Federal de 1988, portanto a competência tributária “é a possibilidade de criar tributos descrevendo, legislativamente, suas hipóteses de incidência, seus sujeitos ativos, seus sujeitos passivos, suas bases de cálculo e suas alíquotas”, quando você exerce essa competência simplesmente está dando origem a um tributo em plano abstrato (CARRAZZA, 2005, p. 158).

Conforme Manganotti e Malassise (2014, p. 29) se podem conceituar o mercado de capitais como um “sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com