TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM - Apsen

Casos: ADM - Apsen. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  2.969 Palavras (12 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DENISE APARECIDA DE MELO

APSEN FARMACÊUTICA:

Preocupação com a qualidade de vida

e o desenvolvimento das pessoas

Ituiutaba

2013

DENISE APARECIDA DE MELO

APSEN FARMACÊUTICA:

Preocupação com a qualidade de vida

e o desenvolvimento das pessoas

Trabalho apresentado à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito para a obtenção de crédito na Atividade Interdisciplinar Individual.

Tutores Orientadores: Claudia Cardoso Moreira

Ana Celi Pavão

Monica Maria Silva

Elizete Zampronio Oliveira

Ituiutaba

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1 INTRODUÇÃO

A presente atividade teve como objetivo fazer analise das ações de gestão de pessoas descritas no case da empresa Apsen Farmacêutica mostrando a importância de uma empresa em investir em seus recursos humanos, fazendo para isso uso de programas de desenvolvimentos de pessoas e treinamentos. Também foi discutido que o uso da gestão de pessoas por competência que valoriza a qualidade de vida e o desenvolvimento dos profissionais trazendo para a empresa lucros e aumento de produção.

A Apsen Farmacêutica é uma empresa brasileira que atua na fabricação de produtos para as mais diversas indicações. Fundada há mais de 40 anos vem apresentando grande crescimento em todos os setores. A empresa investe ainda na ampliação de sua estrutura física localizada na capital paulista para atender a toda a demanda de produtos. Conta com um quadro de 611 profissionais, os quais como afirma seu presidente se deve ao sucesso ao qual a empresa possui.

A diversidade de produção aliada a alta tecnologia de produção é uma das características tradicionalmente associada a marca Aspen. Verifica-se ainda que a Apsen Farmacêutica é uma empresa diferente, que tem seu crescimento como o resultado de esforços e competência da presidência e de toda a diretoria. O que levou a empresa a desenvolver um modelo de gestão de negócios que tem como ponto fundamental a qualidade e a valorização de políticas de melhoria contínua e satisfação do cliente e de implementar inovadoras práticas de gestão de pessoas.

2 DESENVOLVIMENTO

O mundo e a sociedade estão em constantes mudanças, hoje o fator competitividade faz com que as empresas mudem seus conceitos para se manterem no mercado. Todas estas transformações e a competitividade levarão as empresas a investirem mais em seu potencial humano. Se a organização quer alcançar seus objetivos da melhor maneira possível, ela precisa saber dar importância aos interesses individuais das pessoas, para que elas também atinjam seus objetivos.

A Apsen é uma empresa que tem se consolidado no mercado e deve isso aos seus colaboradores. A empresa se mostra ser diferenciada e adotou um modelo de gestão de pessoas mais humano e focado na qualidade de vida e no desenvolvimento das pessoas. Seu presidente não é um empresário ganancioso focado somente nos lucros, resolveu valorizar mais seus talentos humanos acreditando que os lucros seriam apenas consequência.

O grande desafio das empresas de hoje é administrar bem seus recursos humanos, pois são as pessoas que obtém e mantêm vantagens competitivas, é preciso saber como selecionar e desenvolver líderes, como atender melhor os clientes, como recompensar o bom desempenho, como controlar os custos de mão de obra e ao mesmo tempo manter um tratamento justo aos empregados. Enfim, o gestor deve ter um bom conhecimento de gestão de pessoas.

Em uma gestão de pessoas existem diferentes estilos de lideres. Os gestores procuram uma forma de ampliar sua eficácia e potencial de liderança de maneira a leva-los ao alcance dos resultados desejados. A condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados é chamada de liderança. Liderança é a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. (SILVA, 2009).

Mas os líderes podem possuir diferentes personalidades, diferentes níveis de formação e diferentes motivos para liderar. O estilo de liderança é essencial para o sucesso pessoal e organizacional. Dentre os vários estilos de liderança pode ser citada a liderança autocrática que é uma forma extrema de liderança transacional, onde o líder exerce um nível elevado de poder sobre os empregados ou membros da equipe. As pessoas que compõem a equipe não têm muitas oportunidades para apresentar sugestões. Este tipo de liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com