TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM - FAYOL

Ensaios: ADM - FAYOL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  9.102 Palavras (37 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 37

Administração no Século XXI

A liderança é considerada como relação de prática gerencial e educação gerencial. Apesar de existirem diversos mecanismos que apresentam técnicas de aprimoramento gerencial, não se pode deixar de analisar aspectos que evidenciam um novo período onde surgem conceitos e diferentes situações que exigem um novo perfil de liderança. Como é possível reerguer uma empresa? Como implementar métodos para desenvolver a criatividade gerencial e alcançar metas grandiosas? Organizações abertas a novas idéias usam como qualidade total, voltam-se aos valores culturais da empresa, criam organizações virtuais e em potencial. Em meio a uma era onde quase tudo e todos são vistos como uma oportunidade ou obstáculos para se chegar aos seus fins, o pensamento sobre o gerenciamento é de fundamental importância nessa sociedade moderna. Há uma necessidade de estabelecer uma abordagem crítica sobre educação gerencial e prática gerencial. Para desenvolver lideres que produzam resultados de excelência, as empresas se comprometem a investir em educação e desenvolvimento da liderança. Aperfeiçoar a educação é a maneira de se manter competitivo, considerando o ritmo de mudanças, inovações tecnológicas, na economia de modo geral. Obs: Esse texto foi extraído do livro (Administração no Século XXI, escrito por (Subir Chowdhury,O estilo de gerenciar hoje e no futuro, Ed. Prentice-Hall, Ano 2002.)

Liderança e Conhecimento

As relações entre a prática gerencial e a educação gerencial divergem opiniões quanto ao seu grau de contribuição para o desenvolvimento de gerentes efetivos.. Essa literatura insiste que a gerência já entrou em um novo período, que traz demandas novas e diferentes. Muitos são da opinião de que os gerentes mais precisam para aprimorar seu trabalho e progredir em sua carreira são técnicas e habilidades novas. Além disso, os gerentes precisam empregar modos diferentes de pensar, que podem variar desde o desenvolvimento de mais criatividade gerencial até como prosperar no caos.

O gerenciamento é de importância extrema para a sociedade moderna. Os estudos do homem na natureza e sobre as diferentes formas de sociedade criaram um grande números de problemas que levaram a uma necessidade bem maior de gerenciamento, isso ressalta a importância social do gerenciamento e sua reprodução via educação gerencial.

Gerenciamento e Educação

Há duas visões amplas sobre educação gerencial. A primeira é de que os conteúdos e métodos deveriam ser mudados radicalmente. A segunda visão mantém que o gerenciamento não é importante. Algumas condições são necessárias para que um processo de aprendizado ou outra atividade se denomine "educação". A educação implica principalmente transmissão de algo de valor ao qual está comprometido. A educação pressupõe um plano conceitual cujos princípios podem ser entendidos e explicados, por meio dos quais a perspectiva de conhecimento indicará que alguém é capaz de empregar o conhecimento adquirido. Essa mudança de comportamento indicará um processo de treinamento.

A educação gerencial incluirá não só aspectos de treinamento vocacional, mas também de educação. Além disso, será dada atenção às habilidades interpessoais, como tomada de decisões em situações de incertezas, familiarização com a elaboração orçamentária e com o empreendimento e assim por diante.

Os gerentes podem ser educados?

Não é necessário dizer que nenhum programa de treinamento gerencial pode substituir a experiência. O que pode ser feito é adquirir a competência para empregar ao máximo as experiências individuais, por meio das quais o mencionado conhecimento da perspectiva e o desenvolvimento da capacidade crítica e de reflexão seriam úteis. Um gerente bem-educado estará menos inclinado a se chocar facilmente com o que é novo e seria estimulado a ver a mudanças como algo constante.

A essência do processo em discussão é expressa de forma contundente em uma das fábulas de La Fontaine:

Em relação à efetividade dos gerentes na prática e a (suposta) contribuição da educação gerencial para essa efetividade, as análises das expectativas e dos efeitos seriam capazes de oferecer mais esclarecimentos mais objetivos originais e sua realização final.

Educação Gerencial como um Processo

De acordo com Chia, as teorias gerenciais são uma reivindicação "gerenciada" socialmente sobre um corpo de conhecimento cujos componentes contribuem para o reforço dos mesmos princípios de planejamento dominantes que eles ajudam a desmascarar.

A maioria das teorias gerenciais atuais é dominada por um esquema de referência com um arranjo fixo de espaço, tempo e assunto. De acordo com Chia:

Muito do pensamento atual sobre planejamento, gerenciamento e conhecimento representam uma realidade que ele mesmo criou.

Se alguém toma como premissa a primazia do movimento e do processo em relação àquela de entidades elásticas e da permanência, isso terá conseqüências radicais para se captar e entender o processo de gerenciar, e para a pauta pedagógica da educação gerencial. Cultivar a visão ou a capacidade de previsão é de importância crucial para se ter sucesso em um mundo cada vez mais caracterizado pela fluidez e pela mudança e deslocamento contínuos das atividades de negócios.

Para se ter sucesso como gerente, deve-se desenvolver também a capacidade de entender a variedade continuamente complexa das sociedades, é preciso captar as tendências e os movimentos sociais e também ser capaz de fazer avaliação quantitativa de tais mudanças qualitativas.

Para Whitehead: "a conduta de negócio requer a imaginação intelectual".

Toda situação gerencial deve ser vista trazendo consigo a maneira como foi originada,com erros, ajustes, avaliações boas e más, mas também com uma série de possibilidades para futuros resultados. A maneira em que captamos uma situação inspira um tipo específico de abordagem.

A educação gerencial como atividade processual-filosófica prova suas validade por meio de perguntas investigativas e colocando-se em perspectivas o que há muito tem sido a norma aceita e que se infiltrou no pensamento gerencial.Ao se apegar muito a experiência, pode-se extrair tanto quanto se deseja. Tais situações podem ser entendidas somente procurando-se ver o quanto estão sobrecarregadas como o peso do passado. É então, que se percebe a trama específica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com