TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM NARRATIVA

Artigos Científicos: ADM NARRATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 9

Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.

Se bem administrada à comunicação oferece a qualquer empresa agilidade e clareza, sendo ela a responsável pelo desenvolvimento humano e de sua organização. Tudo que é construído, ou destruído, é pela comunicação ou falta dela. Em todas as esferas da atividade humana, as mais variadas sempre estão relacionadas com a utilização da comunicação. Desta forma podemos

Perceber que a comunicação como um todo, serve para organizar e controlar. As mudanças contínuas e as formas de adequação criam uma nova realidade, pois as empresas cada vez mais têm necessidades de comunicar-se com todos os públicos para poder serem mais competitivas. O artigo está baseado numa abordagem qualitativa, apresentando a importância e a prevenção da comunicação dentro das organizações, pois vem a interagir para uma melhor imagem da empresa, o melhor relacionamento organizacional buscando atingir seus objetivos. A comunicação, portanto, exige credibilidade e comprometimento de ambos, tendo o poder de criar valores e assim, impulsionando-a para o futuro.

Uma comunicação eficiente é sem qualquer sombra de dúvida, o fator mais importante no sucesso de uma empresa. O relacionamento entre as pessoas só é possível através da comunicação.

A má comunicação traz desgastes nas relações, agressões verbais, perda de tempo com retrabalho, mal entendidos, suscetibilidades afetadas, perda de motivação e stress. Liderar é comunicar, para atingir os objetivos da empresa (MARTINIANO, 2007, p.156).

Mas por que a Comunicação Interna é tão importante numa organização?

1º- Em primeiro lugar, porque os empregados são parceiros e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com aquela empresa, sua missão e seu negócio, eles estarão. A Comunicação interna amplia a visão do empregado, dando-lhe um conhecimento sistêmico do processo. “As ações da empresa devem ter sentido para as pessoas – sendo necessário que encontrem no processo de comunicação as justificativas para o seu posicionamento e comprometimento”, fala a doutora em Ciências da Comunicação, Marlene Marchiori. Assim, o funcionário, sabendo o que seu trabalho representa no todo da organização, qual a importância das tarefas que realiza, do que produz, o desempenhará com mais eficiência.

2º- Em segundo lugar, de acordo com o professor Bueno, os empregados são os “melhores porta-vozes” da instituição em que trabalha. Sua opinião sobre a organização vale muito para quem está de fora. Ele é o maior propagandista de sua organização. Diz o professor Bueno que “funcionários descontentes, mal informados, geram prejuízos imensos às organizações porque podem expressar, com mais autenticidade do que outros públicos, os valores positivos ou negativos da cultura organizacional. Fica fácil acreditar no que eles dizem porque, afinal de contas, eles estão vivendo lá dentro. Como sabemos, a imagem e a reputação se formam assim, a partir de pequenas vivências e convivências e os públicos internos têm papel fundamental neste processo”. Daí que investir na comunicação interna é investir no clima organizacional e em marketing também.

3º- Em terceiro lugar, porque toda organização está inserida num mercado altamente competitivo. Com a globalização e a disseminação de novas tecnologias. “a Comunicação Interna tem uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários para os novos desafios”, defende o professor Wilson Bueno, opinião compartilhada com a professora Margarida Maria Krohling Kunsch, para quem a comunicação interna “deixa de ser uma área periférica e alia-se aos demais setores, tornando-se assim uma ferramenta imprescindível para a obtenção de resultados”.

Por isso, o processo de comunicação interna precisa ser valorizado e os canais que ele dispõe (jornais, boletins, intranet, murais etc.) disponibilizados de forma eficaz e atrativa para que realmente cumpram sua missão de integrar todo o quadro funcional de uma organização. Comunicar é mais que informar, é atrair, é envolver. E neste processo, todos os empregados possuem seu valor e atuam de forma a tornar uma organização bem informada ou não. Enfim, uma boa comunicação interna depende de todos nós!

A pouca comunicação está presente em muitas relações e causa problemas, especialmente quando a relação é empresarial. Ela se torna praticamente impossível de se ser detectada como o problema, sendo que não há troca de informações. Entender a comunicação nos negócios empresariais e os efeitos que ela tem sobre a organização é a única forma de saber como evitar os problemas dela no futuro.

Parece contraditório afirmar e reconhecer que nos dias atuais, caracterizados

pelos “monstruosos” avanços tecnológicos, o sucesso de um empreendimento

organizacional continua a mercê da massa humana, refletida nos colaboradores. Porém é mister dizer que essa contradição acaba quando se conclui que por detrás de hardwares e softwares modernos, de ideias tecnológicas e de ações robotizadas, existe um ser com pensamentos e atitudes puramente humanos e que toda esta mecanização depende dele para o seu perfeito funcionamento. É neste ponto que surge a importância da comunicação empresarial, mais precisamente da interna. Se o colaborador continua sendo o fator fundamental ao sucesso organizacional, por que não mantê-lo informado?

Uma equipe de grandes talentos, com a motivação em altos níveis, certamente

é um dos pontos circunstanciais ao sucesso empresarial. Considerando a

importância da informação, é correto afirmar que a comunicação interna é um dos principais pontos. Esta afirmação decorre do fato de que a comunicação interna, quando em pleno exercício, também é sinônimo de motivação, já que funcionários bem informados e integrados com a organização passam a sentir-se parte dela, caminhando no mesmo sentido.

Entende-se que o colaborador coagido pela falta de espaço em seu comunicar,

em seu inteirar pessoal, é funcionário desmotivado, movido apenas pelo

suprimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com