TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALUMÍNIO

Trabalho Escolar: ALUMÍNIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  1.353 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO AO ALUMÍNIO

O que existe em comum entre uma latinha de refrigerante, um motor de carro de corrida e aviões? É o alumínio. Um dos metais mais usados no nosso dia a dia. Ele não é corrosivo e cem por cento reciclável.

O alumínio é um metal branco e prateado obtido a partir de um minério chamado bauxita. Por ser raramente encontrado em sua forma natural, é necessário passar por um processo que vai desde a mineração, refinaria e redução.

No processo de mineração se extrai a bauxita do solo e a transporta para a refinaria.onde passará por uma série de processos químicos. Seu ponto de fusão é 933,47 K, ponto de ebulição 2792 K e sua densidade 2,70 g/cm.³

No processo de refinação, tem que separar o alumínio e o oxigênio de tudo o que vem dentro da bauxita, ela será triturada até virar pó. Posteriormente o pó é misturado com um fluido caustico que separa fisicamente o óxido de alumínio da lama e areia, deixando uma solução de óxido de alumínio concentrado. Logo a seguir é filtrado e segue então para o forno de calcinação, processo de retirada da água de cristalização do hidróxido de alumínio, transformando-o em óxido de alumínio ou alumina.

No processo de redução a alumina é colocada em potes com sais de criolita e fluoreto de alumínio que recebem correntes constantes de eletricidades. A força dos elétrons na eletricidade circulante rompem literalmente as ligações entre alumínio e oxigênio. O oxigênio sobe para o topo, enquanto o alumínio derretido mais denso afunda. O alumínio liquida a 950º é sugado para fora da criolita com um aspirador. O alumínio metálico sai das cubas em estado liquido e é então transportado para o lingotamento, onde são ajustadas a sua composição química e forma física.

O átomo de alumínio pode ser puxado e esticado em qualquer direção, sua estrutura cúbica faz com que qualquer coisa feita de alumínio dilate e contraia em todas as direções sem quebrar. O alumínio é o único metal de peso atômico baixo que é forte o suficiente para resistir às condições mais extremas. A leveza do alumínio e sua resistência relativa fazem dele o metal ideal para todo tipo de aplicações. Ele é abundante para fazer latas de refrigerante, forte o suficiente para acionar carros de corrida, flexível para revestir aviões. E por ser um metal reciclado, podemos destacar as seguintes contribuições: redução de energia, promoção do aumento de renda em áreas carentes, menor agressão ao meio ambiente. Sendo assim o alumínio é o material fundamental do mundo moderno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com