TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE FINANCEIRA

Artigos Científicos: ANALISE FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 9

Aula 02

21/03/2014

1. Conceito de Finanças: é a arte e a ciência de administrar recursos, conhecidos como ativos e passivos financeiros.

1.1. Ativo Financeiro  Qualquer ativo que seja dinheiro, instrumento patrimonial de outra entidade, direito contratual de receber dinheiro ou outro ativo financeiro de outra entidade; ou contrato que será ou que poderá vir a ser liquidado pelos instrumentos patrimoniais (como ações) da própria entidade.

1.2. Passivo Financeiro  Qualquer passivo que seja obrigação contratual de entregar dinheiro ou outro ativo financeiro para outra entidade ou de trocar ativos ou passivos financeiros com outra entidade sob condições que são potencialmente desfavoráveis à entidade; ou ainda um contrato que será ou poderá vir a ser liquidado por meio de instrumentos patrimoniais da própria entidade e pelo qual a entidade é ou pode ser obrigada a receber um número variável de instrumentos patrimoniais da própria entidade.

2. Objetivo da Administração financeira:

1) Maximização do lucro

a. Lucro a que custo?

2) Maximização da riqueza do proprietário

a. E a sustentabilidade do negócio?

3) Criação de valor ao acionista

a. Valorização da ação impacta na sustentabilidade do negócio e lucros no longo do prazo

3. Como atingir o objetivo:

3.1. Investimento  Recursos aplicados em participações em outras sociedades e em direitos de qualquer natureza que não se destinam à manutenção da atividade da empresa. O conceito principal é que a empresa não deve usar os bens nas suas atividades rotineiras; ações, patentes, obras de arte, imóveis destinados ao arrendamento, imóveis não utilizados.

3.2. Financiamento  É uma operação financeira em que a parte financiadora, em geral uma instituição financeira, fornece recursos para outra parte que está sendo financiada, de modo que esta possa executar algum investimento específico previamente acordado.

Enquanto no empréstimo o valor é dado sem destinação específica, no financiamento existe vinculação entre o valor concedido e sua utilização.

3.3. Distribuição de lucros  Já a distribuição de lucros equivale à remuneração do investidor, quer ele trabalhe ou não na organização. Também chamado de dividendos, o recebimento desse valor é a forma de o empreendedor ser compensado por ter seu capital empatado na firma e por ter assumido os riscos do empreendimento.

O pró-labore é o salário que o dono recebe por trabalhar no negócio.

4. Triangulo de finanças

4.1. Liquidez  refere-se à velocidade e facilidade com a qual um ativo pode ser convertido em caixa.

4.2. Risco  pode ser definido como a tentativa de se medir o grau de incerteza na obtenção do retorno esperado em uma determinada aplicação financeira ou investimento realizado.

4.3. Retorno  é a capacidade da empresa de explorar todas as possibilidades de investimentos cujas receitas sejam superiores aos custos, de forma a apresentar resultados positivos suficientes para gerar valor ao acionista.

5. Papel do administrador financeiro

Encontrar o equilíbrio entre a liquidez, risco e retorno.

5.1. Como decidir:

5.1.1. Quais os investimentos a longo prazo a empresa deve realizar?

5.1.2. Como financiar os investimentos de longo prazo?

5.1.3. Como administrar o caixa da empresa?

5.2. Qual o objetivo do administrador financeiro?

5.2.1. Maximizar o valor da empresa, mediante a seleção de investimentos que agregam valor, tomando decisões financeiras consistentes e gerenciando as relações de liquidez, risco e retorno.

5.3. Quais as funções básicas do Adm. Financeiro:

5.3.1. Corretor de títulos, consultor financeiro, administrador de carteiras, analista de títulos.

5.4. Quais as áreas básicas da Administração Financeira:

5.4.1. Análise de investimento (planejar e gerenciar), estrutura de capital (capital próprio, divida, capital de terceiras) e administração do capital de giro (caixa, estoque, clientes, fornecedores, impostos a pagar)

6. Constituição de empresas:

6.1. Empresa individual  é aquela constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não poderá ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País. O titular não responderá com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa.

6.2. Sociedade limitada  é aquela que realiza atividade empresarial, formada por dois ou mais sócios que contribuem com moeda ou bens avaliáveis em dinheiro para formação do capital social. A responsabilidade dos sócios é restrita ao valor do capital social, porém respondem solidariamente pela integralização da totalidade do capital, ou seja, cada sócio tem obrigação com a sua parte no capital social, no entanto poderá ser chamado a integralizar as quotas dos sócios que deixaram de integralizá-las.

6.3. Corporação  é uma sociedade comercial que tem seu capital social dividido em ações, estando a responsabilidade de cada acionista limitada à integralização das suas ações.

Forma de contribuição Empresa individual Sociedade Corporação

Quem é o dono da empresa? O gestor Sócios Acionistas

Os gestores e os proprietários são pessoas distintas? Não Não Geralmente

Qual é a responsabilidade do proprietário? Ilimitada Limitada Limitada

O proprietário e a empresa são tributados separadamente? Não Não Sim

7. Mercado financeiro:

7.1. O mercado financeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com