TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE FINANCEIRA

Dissertações: ANALISE FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 6

Rentabilidade

Os índices de rentabilidade mostra a capacidade de geração de fundos, com valor de disponibilidade imediata, de cada unidade monetária investida na empresa, e é um dos grupos mais importantes na análise econômica.

São os mais visados pelos gestores, investidores e pelo mercado de uma maneira geral. Todo empresário ou investidor espera que o capital investido seja adequadamente remunerado e, por outro lado, os financiadores ou fornecedores de capital desejam ter a certeza de que o financiamento é capaz de gerar lucro suficiente para remunerar seus ativos e ainda honrar os financiamentos.

Segundo Matarazzo (2003, pag. 175) os índices de rentabilidade mostram qual a rentabilidade dos capitais investidos e, portanto, qual o grau de êxito econômico da empresa.

A rentabilidade é um importante indicador de desempenho da empresa. Pode se medir o potencial que a empresa tem em se pagar, com base no investimento realizado em sua estruturação.

Segundo Matarazzo (1992), termos absolutos não dizem muita coisa, pois de nada adianta informar que uma multinacional teve lucros na casa dos bilhões mas a padaria da esquina lucrou milhares de unidades monetárias. Para melhor compreensão é necessário comparar lucro com Ativo ou lucro com Patrimônio Líquido. O cálculo deve ser feito de forma que relacione os valores investidos, quanto a empresa lucrou por unidade monetária investida.

Os índices de rentabilidade devem ser analisados sob dois enfoques: a lucratividade das vendas e as taxas de retorno. Na lucratividade sobre as vendas a análise envolve as contas de resultado, nas taxas de retorno é analisado quanto o lucro líquido representou nos recursos patrimoniais da empresa.

Segundo Wernke (2008), afirma:

Os quocientes da “rentabilidade” objetivam demonstrar o retorno

proporcionado pelos investimentos realizados na empresa. Destarte, ao avaliar a rentabilidade os investidores terão condições de decidir se vale a pena manter o empreendimento, se é interessante economicamente aplicar mais capital no negócio ou se a companhia está proporcionando retorno inferior a outras oportunidades de investimento disponíveis.

O acompanhamento da rentabilidade permitirá saber se a empresa está trazendo retornos atrativos e assim tomar decisões de alterações no sistema de gestão, busca por aumento nas vendas ou nas margens, redução de custos e etc.

Percebe-se a importância da análise dos indicadores de rentabilidade, uma vez que estas permitem avaliar os lucros da empresa tendo como base vários aspectos relacionados a sua atividade. A seguir analisaremos os seguintes indicadores: Giro do Ativo, Margem Líquida, Retorno do Ativo e Rentabilidade do Patrimônio Líquido.

a) Giro do Ativo

Este indicador mostra a rentabilidade das vendas em relação ao investimento total. Mostra quantas vezes a empresa recuperou o valor de seu ativo por meio de vendas em um período de um ano.

De acordo com Iudicibus (2007) existe um grande interesse da empresa em vender bastante com relação ao valor do ativo. Quanto maior o “giro” do ativo pelas vendas, maiores as chances de cobrir as despesas com uma boa margem de lucro.

Giro do Ativo = Vendas liquidas (ou Receitas líquidas)

Ativo Total

O Giro do Ativo indica quanto à empresa vendeu para cada R$ 1,00 de investimento total, quanto maior melhor.

Ele é bastante dependente do setor de atuação da empresa e sua análise deve sempre ser combinada com a análise de um ou mais indicadores de margens. Um alto Giro do Ativo significa que a empresa está vendendo mais. Um indicador de margens alto significa que ela está vendendo "melhor".

b) Retorno Sobre as Vendas ou Margem Líquida

A Margem líquida mostra qual a margem de lucro que a empresa alcança em relação ao valor de suas vendas liquidas do período, apresentando o percentual de Lucratividade.

A margem líquida serve para medir a eficiência e viabilidade do negócio. Algumas rentabilidades líquidas de alguns setores são superiores do que a de outros. Porém a rentabilidade líquida em cada setor pode ser medida em intervalos maiores ou menores, de onde um concorrente do setor dificilmente apresentaria rentabilidade líquida fora desse intervalo.

Este índice informa a quantidade de vendas na forma relativa, pois nada adianta aumentar o volume total de vendas e diminuir o lucro. A análise feita ao longo do tempo permite ao analista traçar um perfil da evolução ou involução dos lucros da empresa.

Margem Líquida = Lucro Líquido x100

Vendas Líquidas (ou receita Líquida)

O Retorno sobre as vendas indica quanto à empresa obtêm de lucro para cada R$ 100 vendidos, quanto maior, melhor. Revela o quanto a empresa obteve de lucro líquido para cada unidade monetária vendida.

Segundo Silva (2010, pag.144) o analista deverá estar atento aos seguintes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com