TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE TEXTUAL

Pesquisas Acadêmicas: ANALISE TEXTUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

Na aula passada falamos de texto, dos mecanismos que garantem um amontoado de frases ser efetivamente um texto etc. Agora temos mais conhecimento para tratar da textualidade (o mesmo que tessitura do texto), termo que utilizamos na aula anterior para identificar as conexões e a coerência.

Nessa aula, para aprofundar o assunto, trabalharemos mais aspectos relacionados à coesão como fonte de auxílio à coerência textual.

Também vimos a noção de hipertexto, lembra-se?

Agora será importante lermos/interpretarmos o conteúdo de determinado texto que envolva outros mecanismos, além da linguagem verbal, para a comunicação da mensagem

Para começar, vamos relembrar um pouco do que já foi estudado sobre coesão e coerência

A coesão é um dos requisitos imprescindíveis à construção de todo e qualquer texto. Há, portanto, alguns elementos que funcionam como principais agentes nesse processo, para fazer com que a mensagem aconteça de forma clara e precisa.

O texto a seguir carece de tais elementos. Por isso, sua tarefa agora é completar os espaços para compor o sentido do texto, arrastando esses elementos para os seus devidos lugares.

Muito suor, pouca descoberta

O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. _____MAS____ não pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade que os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. PORÉM as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, QUANDO eles identificam a importância das coisas que acharam nos sítios arqueológicos. LOGO , é preciso persistência para encarar a profissão, PORQUE os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando sem fazer grandes descobertas. No Brasil, é necessário fazer pós-graduação, VISTO QUE não há faculdade de Arqueologia. LOGO , é preciso gostar de viver sem rotina, JÁQUE o arqueólogo passa meses no laboratório e outros em campo. O prêmio é fazer descobertas que mudam a história.

Você reparou que neste exercício em dois momentos podíamos usar o MAS ou o PORÉM ?

Os dois podem ser utilizados nas frases em questão, pois são conjunções adversativas, isto é, expressam ideias contrárias, de oposição.

No caso do PORTANTO e do LOGO isso também aconteceu, pois ambos são conclusivos.

E, por mostrar a causa, as conjunções VISTO QUE, JÁ QUE e PORQUE poderiam ocupar as mesmas lacunas.

Coesão sequencial e a relação com o sentido

Já o QUANDO , que apresenta a ideia de tempo, só poderia ser utilizado naquela sentença.

Quando falamos que um texto se caracteriza por apresentar uma ideia completa, queremos dizer que as informações estão conectadas umas às outras coerentemente, ou seja, estabelece-se relações lógicas entre as ideias contidas no texto.

A coesão sequencial que garante a textualidade é facilitada pela utilização de conectivos, como preposições e conjunções. Veja agora novos exemplos de coesão sequencial, clicando nas caixas abaixo:

Como se conjuga um empresário:

Acordou. Levantou-se. Aprontou-se. Lavou-se. Barbeou-se. Enxugou-se. Perfumou-se. Lanchou. Escovou. Abraçou. Beijou. Saiu. Entrou. Cumprimentou. Orientou. Controlou. Advertiu. Chegou. Desceu. Subiu. Entrou. Cumprimentou. Assentou-se. Preparou-se. Examinou. Leu. Convocou. Leu. Comentou. Interrompeu. Leu. Despachou. Conferiu. Vendeu. Vendeu. Ganhou. Ganhou. Ganhou. Lucrou. Lucrou. Lucrou. Lesou. Explorou. Escondeu. Burlou. Safou-se. Comprou. Vendeu. Assinou. Sacou. Depositou. Depositou. Depositou. Associou-se. Vendeu-se. Entregou. Sacou. Depositou. Despachou. Repreendeu. Suspendeu. Demitiu. Negou. Explorou. Desconfiou. Vigiou. Ordenou. Telefonou. Despachou. Esperou. Chegou. Vendeu. Lucrou. Lesou. Demitiu. Convocou. Elogiou. Bolinou. Estimulou. Beijou. Convidou. Saiu. Chegou. Despiu-se. Abraçou. Deitou-se. Mexeu. Gemeu. Fungou. Babou. Antecipou. Frustrou. Virou-se. Relaxou-se. Envergonhou-se. Presenteou. Saiu. Despiu-se. Dirigiu-se. Chegou. Beijou. Negou. Lamentou. Justificou-se. Dormiu. Roncou. Sonhou. Sobressaltou-se. Acordou. Preocupou-se. Temeu. Suou. Ansiou. Tentou. Despertou. Insistiu. Irritou-se. Temeu. Levantou. Apanhou. Rasgou. Engoliu. Bebeu. Rasgou. Engoliu. Bebeu. Dormiu. Dormiu. Dormiu. Acordou. Levantou-se. Aprontou-se...

• R: Sim, porque é coerente, isto é, apresenta uma continuidade semântica

Não, pois a falta de coesão prejudica o estabelecimento da coerência.

Neste texto, a coerência é depreendida da sequência ordenada dos verbos com os quais o autor mostra o dia a dia de um empresário. O autor não precisou utilizar elementos coesivos para construir um texto.

Coesão e coerência nos processos seletivos

Nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com