TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANATOMIA E FUNÇOES DO FIGADO

Monografias: ANATOMIA E FUNÇOES DO FIGADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  1.046 Visualizações

Página 1 de 2

ANATOMIA E FUNÇÕES DO FIGADO

É de conhecimento geral, que a anatomia básica do fígado é simples, embora ele seja um órgão muito complexo e rico em particularidades. Localiza-se na cavidade abdominal, no hipocôndrio direito, abaixo do Músculo Diafragma, lateralmente ao estômago, acima do pâncreas e anteriormente a vesícula biliar. Além do mais, a margem inferior do lobo direito do fígado apresenta um íntimo contato com o intestino grosso.

O fígado possui quatro lobos: o direito (o maior), o esquerdo, o quadrado, o caudado. Unindo os lobos esquerdo e direito, há o ligamento falciforme; e fazendo a junção entre o fígado e o Músculo Diafragma, há dois ligamentos: o triangular e o coronário.

É irrigado principalmente pelas Artérias Hepáticas, e é drenado pelas Veia Cava Inferior e Veia Porta, sendo esta última a principal via de comunicação do fígado com o corpo.

O fígado é o maior órgão interno do nosso corpo e, o mesmo tem um papel importantíssimo na produção, no processamento e no armazenamento de substâncias químicas. Ele também produz um líquido digestivo, a bile, que é armazenada na vesícula biliar. Além disso, o fígado secreta até 1 litro de bile diariamente. Tem a cor vermelho-amarronzada, é friável e frágil, tem a superfície lisa, recoberta por uma cápsula própria. Está situado no quadrante superior direito da cavidade abdominal.

ESTRUTURA E FUNÇÃO DO FÍGADO

Pesando cerca de 1,5 kg o fígado, vermelho-escuro em formato de cunha, preenche a porção superior direita do abdome, abaixo do diafragma. Em nível microscópico, as unidades estruturais do fígado - lóbulos - constituem-se de camadas de células hepáticas (hepatócitos), de minúsculos ramos da artéria e da veia hepáticas e de ductos bilíferos. O sangue rico em nutrientes chega dos intestinos através dos lóbulos. O fígado tem mais de 250 funções distintas, das quais as mais importantes são o armazenamento e a liberação de açúcar do sangue (glicose) para energia; classificação e processamento de vitaminas e minerais; decomposição de toxinas em substâncias menos nocivas; e reciclagem de células sanguíneas velhas.

FUNÇÕES DO FÍGADO

A maioria das tarefas do fígado está relacionada ao metabolismo. Elas incluem: decomposição de produtos digestivos; armazenamento dos produtos resultantes; circulação de substâncias como vitaminas e minerais; e construção de moléculas complexas, como enzimas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com