TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE GÊNEROS E TIPOLOGIA TEXTUAL LIGADA À ESFERA DO AGRONEGÓCIO: MEIO AMBIENTE

Por:   •  29/10/2017  •  Artigo  •  3.812 Palavras (16 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 16

ANALISE DE GÊNEROS E TIPOLOGIA TEXTUAL LIGADA À ESFERA DO AGRONEGÓCIO: MEIO AMBIENTE

Adail Bueno Mora

Bruno Bueno Ruiz Dias

Jacira Bueno

Maria Letícia Ortiz

Paula Nayara Bueno de Andrade

ANDRADE, P. N. B.; BUENO, J.; DIAS, B.B.R.; MORA, A.B.; ORTIZ, M. L.

Resumo

O presente estudo tem por finalidade apresentar os significados e diferenças de tipologia textual e gênero textual, e a relação do ensino de Língua Portuguesa e Educação Ambiental. O trabalho foi desenvolvido no Parque de Exposições Alcino Pereira, localizado, no Município de Ponta Porã/MS. As informações aqui apresentadas baseiam-se na coleta de material exposto no Parque da 41ª Exporã, onde foi coletado dois folders relacionado ao meio ambiente, cujos temas são AGRINHO 2015 e O MEIO AMBIENTE NO MEIO DA GENTE, portanto as Língua Portuguesa e a Educação Ambiental, possibilitando abordar os temas transversais por meio do trabalho com os gêneros textuais.

Palavras-chave:Gêneros e tipologia textual.

Abstract:

This study aims to present the meanings and differences of textual typology and genre , and the relationship of the Portuguese language teaching and environmental education . The study was conducted in the Exhibition Centre Alcino Pereira, located in the municipality of Ponta Pora / MS . This article refers to the collection of exposed material in the 41st expose Park , where he collected two folders related to the environment , whose themes are Agrinho 2015 and THE ENVIRONMENT IN THE MIDDLE OF THE PEOPLE.

Key-words: Genres and text typology.

1. INTRODUÇÃO

O Agronegócio brasileiro é responsável por sete dos dez produtos mais exportados pelo país, e o que mantém a balança comercial equilibrada graças a sua contribuição de aproximadamente 45% do PIB (MAPA, 2014).Esse é responsável por empregar 37% da mão-de-obra empregada, também e responsável pela demanda mundial por alimentos em até 10 anos o Brasil será responsável por 40% desta demanda, BORDIGNON (S/D).

Esse setor também produz, além de alimentos, uma diversidade textual bastante interessante. Como estudante do curso superior Tecnológico em Agronegócio torna-se valido verificar como esses textos são constituídos, do ponto de vista dos gêneros e tipologias ou tipos textuais, conforme Koch e Elias (2007, 2009). Para isso, escolheu-se anúncios publicitários de revista de divulgação cientifica em Ciências Agrárias, a fim de analisar como esses texto se constituem e como as tipologias são empregadas nesses gêneros textual.

A Educação Ambiental é de grande importância no processo de formação da consciência sobre a necessidade de preservar os recursos naturais. Cabe a escola a tarefa educativa e, ao mesmo tempo ela cumpre um papel fundamental como promotora e divulgadora dos diversos temas a serem trabalhados sobre as questões ambientais, a fim de mostrar que é possível melhorar o ambiente em que se vive.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Esta seção tem como objetivo apresentar o referencial teórico que serviu de suporte para o presente trabalho, ou seja: significados e diferenças de tipologia textual e gênero textual, e a relação do ensino de Língua Portuguesa e Educação Ambiental.

2.1 Tipologia e gênero textual

Não podemos falar em tipologia textual sem pensar em gêneros textuais, porem eles tem significados diferentes. A tipologia textual possui uma limitação de designações teóricas dos tipos: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção.

Narração é o relato de um fato, de um acontecimento; há personagens atuando e um narrador que relata a ação. Segundo Ernani e Nicola (1996), esse tipo de texto apresenta os seguintes elementos: fato, personagens, cenário, tempo e narrador.

Argumentação é um texto que visa convencer, persuadir ou influenciar o ouvinte/leitor através da apresentação de uma tese (ponto de vista), cuja veracidade deve ser demonstrada e provadas através de argumentos adequados (FERNANDES, 2004).

Exposição é um texto que explica, define e interpreta e que tem por objetivo apresentar determinadas informações ou problemas, explicar assuntos ou fatos, no sentido de ser entendida por quem está lendo. Este tipo de discurso serve para explicar ou fazer compreender algo, desenvolvendo-a detalhadamente. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto (FERNANDES, 2004).

Descrição é caracterizada por ser o retrato verbal de pessoas, objetos, cenas, ou ambientes. E trabalha com imagens permitindo uma visualização do que está sendo descrito, (ERNANI E NICOLA, 1996). Ainda segundo os mesmos autores esse texto não se resume à enumeração pura e simples, mas há algo essencial que é saber capturar o traço distintivo, particular, o que diferencia aquele a ser descrito de todos os demais de sua espécie.

Injunção é um texto cuja função é ordenar e instruir e também é chamado de texto instrucional, prescritivo; normalmente traz orientações para a realização de uma tarefa (FERNANDES, 2004).

Os gêneros textuais apresentam uma ilimitação de designações teóricas dos tipos telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, aula expositiva, romance e muito mais. Podemos dizer que os gêneros textuais são quase infinitos.Alguns exemplos são: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita, culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, inquérito policial,resenha, edital de concurso, piada, conferência, carta eletrônica, bate papo por computador, aulas virtuais,conto, crônica, lenda, fábula, etc.

Segundo Marcuschi (2002), o tipo textual é usado para informa uma espécie de sequência teoricamente definida por um traço linguística composto por aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas. Desta forma para Caldas (2013), o tipo textual é nomeado por um conjunto de traços que formam uma sequência e não um texto.

Os gêneros textuais estão presentes no nosso dia-a-dia em diversas formas, conforme Fabrie Nogueira (2010), eles são parte integrante da estrutura comunicativa de nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com