TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE EMPRESARIAL

Monografias: ANÁLISE EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇAO 3

2.0 A EMPRESA 4

2.1 Características da Empresa 5

3.0 DESCRIÇÃO DO CARGO 5

3.1 Recrutamento de Pessoas 6

3.2 Técnica de Seleção 7

3.3 Técnicas de Seleção 7

3.4 Contratos de Trabalho 8

3.5 Integrações de Funcionários e Responsabilidade Social 9

3.7 Avaliações do Desempenho 10

4 DESENVOLVIMENTO DE NOVOS CONTRATADOS 11

5 CONCLUSÕES 12

6 REFERENCIAS 13

1 INTRODUÇAO

O objetivo deste trabalho é demonstrar de forma clara e objetiva o conhecimento adquirido nas disciplinas do 4º semestre aplicando e aprimorando na prática por meio da resolução de um estudo de caso onde vamos demonstrar como colocar os conteúdos estudados das disciplinas na rotina de uma empresa.

Com o aumento da competitividade nas empresas e nas atividades individuais, a prática da administração não pode se basear apenas em carisma ou intuição, mas deve legitimar-se por conhecimento e competência técnica visando proporcionar uma base sólida.

No decorrer desta pesquisa trataremos da importância do direito empresarial e trabalhista, gestão de pessoas e responsabilidade social e ambiental. Portanto a importância de uma pesquisa bem elaborada, nas resoluções de conflitos na empresa, a necessidade de se conhecer o como deve ser feito, a escolha de um determinado funcionário e sua respectiva função.

2.0 A EMPRESA

2.1 Características da Empresa

Edilson do Prado Ferraz, localizada em vitória da Conquista-BA vende peças e acessórios de motos. Atua no mercado há vinte e cinco anos, tendo também clientes fidelizados.

Edilson do Prado Ferraz aqui será chamado apenas de Edimotos Atacado possuem em seu quadro de pessoais vinte funcionários assim distribuídos:

 Dois proprietários que atuam na administração geral;

 Um gerente administrativo;

 Dois gerentes financeiros;

 Uma telefonista;

 Três vendedores;

 Dois auxiliar administrativo;

 Quatro Separadores;

 Quatro Conferentes;

3.0 DESCRIÇÃO DO CARGO

A Descrição de Cargos é um documento para identificação e formalização das atribuições, deveres, responsabilidades e requisitos inerentes a um determinado cargo na organização. Ela é elaborada por meio de entrevistas e questionários direcionados. Associada à criação da Arquitetura de Cargos, as descrições são de grande valia para organizar amplamente a empresa e fornecer uma visão geral de como os cargos e áreas se relacionam. Adicionalmente, oferecemos consultoria e capacitação especifica para que a empresa possa elaborar internamente suas descrições.

Abaixo segue o modelo elaborado pela empresa Edimotos, para seleção de 5 vagas de auxiliar de serviços gerais.

3.1 Recrutamento de Pessoas

Sabe-se que existem as modalidades de recrutamento (interno e externo).

Recrutamento interno é um processo de aproveitamento do capital humano interno e serve também como fonte de retenção e motivação dos profissionais dentro da empresa.

Recrutamento Externo esse tipo de recrutamento só é feito quando se esgotam os recursos humanos internos da Empresa. É o preenchimento de uma vaga através da contratação de uma pessoa de fora da empresa.

.

3.2 Tipo de Recrutamento

A Edimotos usará o recrutamento externo, pois acredita que as vantagens serias maiores como, por exemplo:

 Maior leque de escolha.

 Maior facilidade de aprendizagem.

 Possibilidade de seleção mais exigente

 Experiências novas para a organização - renova e enriquece os recursos da organização (oxigena a organização), agrega capacidades ainda inexistentes na equipe.

3.3 Técnicas de Seleção

Com o objetivo de determinar o perfil do candidato, as técnicas de seleção a escolher devem assegurar a predição do bom desempenho futuro do colaborador no cargo. Habitualmente são escolhidas várias técnicas, sendo que cada uma complementa as restantes, obtendo-se assim informação mais rica acerca do candidato.

A entrevista é a técnica mais utilizada na seleção, fato justificável por esta ser aplicável a qualquer função, e mais conhecida universalmente. A entrevista é um procedimento predito do rendimento do candidato na função tendo por base as perguntas e respostas orais do entrevistador e do entrevistado, respectivamente, tratando-se assim de um processo de comunicação entre duas (ou mais) pessoas. A sua duração é habitualmente de 1 hora exceto nos casos em que a função é de menor complexidade.

Segue abaixo o exemplo de técnica utilizada pela Edimotos:

 Cumprimento e uma conversa inicial

 Introdução

 Experiência de trabalho de candidato

 A formação escolar

 Suas atividades e seus interesses pessoais

 Descrição de qualidades de defeitos, ou seja, seus pontos fortes e fracos.

 A descrição do cargo, perguntas do candidato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com