TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE FINANCEIRA- M. DIAS BRANCO

Monografias: ANÁLISE FINANCEIRA- M. DIAS BRANCO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  4.153 Palavras (17 Páginas)  •  1.115 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO EXECUTIVO – FEAAC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Talita do Carmo Lima

Poliana de Queiroz Martins

Leonardo Milanez Couto

ANÁLISE FINANCEIRA- M. DIAS BRANCO

FORTALEZA

2014

TALITA DO CARMO LIMA

POLIANA DE QUEIROZ MARTINS

LEONARDO MILANEZ COUTO

ANÁLISE FINANCEIRA – M. DIAS BRANCO.

Análise Financeira com base na empresa M. Dias Branco apresentada à disciplina Administração e Análise Financeira e Orçamentária, na Universidade Federal do Ceará, ministrada pelo Prof. João Cunha da Silva.

FORTALEZA

OUTUBRO – 2014.1

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. PERFIL DA EMPRESA

2.1. HISTÓRIA

2.2. MISSÃO

2.3. VISÃO

2.4. VALORES

3. PRINCIPAIS MARCAS

4. QUADRO DE COLABORADORES

5. PERFIL DO SETOR

6. INVESTIMENTOS NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

6.1. GERAÇÃO DE CAIXA PARA SUSTENTAR ESTRATÉGICA DE CRESCIMENTO

7. CONCEITO DE INDICADORES

7.1. ÍNDICES DE LIQUIDEZ

7.1.1Liquidez Imediata

7.1.2. Liquidez Corrente

7.1.3 Liquidez Seca

7.1.4 Liquidez Geral

7.2. ÍNDICES DE RENTABILIDADE

7.2.1 Margem de Lucro sobre vendas

7.2.2 Giro do Ativo

7.2.3 Retorno sobre Investimento (ROI)

7.2.4 Retorno sobre o patrimônio líquido (ROE)

7.3. ÍNDICES DE ENDIVIDAMENTO

7.3.1 Participação de terceiros sobre recursos totais

7.3.2 Participação de terceiros sobre capital próprio

7.3.3 Participação de dívidas do curto prazo sobre o endividamento total

8. Análise Financeira

9. Conclusão

Referências Bibliográficas

Anexos

1. INTRODUÇÃO

Há diversas formas de se avaliar o desempenho de uma empresa: pela qualidade e certificação de seus produtos, pela responsabilidade social, pela força de sua marca ou de forma financeira. As demonstrações financeiras oferecem uma série de informações sobre a empresa.

Diversos fatores podem influenciar na queda ou no aumento dos indicadores financeiros de uma empresa. É importante que análise seja feita com dados reais e atualizados, para que as comparações e conclusões possam ser bem elaboradas, oferecendo assim uma análise confiável.

O trabalho tem como objetivo fazer a análise financeira da empresa M. Dias Branco, e através da presente análise iremos avaliar os métodos estudos fazendo um comparativo dos balanços e contas sucessivas dos respectivos anos, avaliando os riscos econômicos e financeiro da empresa.

2. PERFIL DA EMPRESA

2.1. HISTÓRIA

O Grupo M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos fabrica, comercializa e distribui biscoitos, massas, farinha de trigo, margarinas e gorduras vegetais em todo o Brasil, com sede na cidade de Eusébio, no estado do Ceará.

É uma companhia aberta, registrada no segmento Novo Mercado da BOVESPA e tem suas ações negociadas sob o código MDIA3. Emprega mais de onze mil funcionários e é composta por onze unidades industriais, estando presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Amazonas e Pará, além do Distrito Federal (Brasília). Detém as marcas Fortaleza, Richester, Adria, Zabet, Basilar, Medalha de Ouro, Puro Sabor, Finna e Vitarella, dentre outras.

Em 1926 o português Manuel Dias Branco, fugindo da recessão causada pela Primeira Guerra Mundial na Europa, desembarca no Brasil, mais precisamente em Belém do Pará. A difícil adaptação ao clima belenense influenciou a sua mudança para o Ceará. Instalado na cidade de Cedro, começou suas atividades como funcionário de uma empresa que exportava algodão. Após algum tempo, instalou um pequeno armazém de secos e molhados, expandindo os negócios, mais tarde, com uma loja de tecidos. O terceiro investimento não fugiu à regra do bom português, ou seja, montou uma padaria, passando a comercializar bolachas em todo o interior do Estado. Em 1936, decidido a fixar residência em Fortaleza, adquire a “Padaria Imperial” e constrói, anos mais tarde, a Padaria Fortaleza, que deu origem a Fábrica Fortaleza, atual sede do Grupo, o maior fabricante de biscoitos e massas da América Latina.

O ingresso do Filho Ivens Dias Branco nos negócios se deu no ano de 1953. Dotado de uma privilegiada visão, Ivens, que atualmente preside o Grupo, convence o pai a partir para a fabricação de biscoitos em escala industrial. O primeiro grande sucesso do grupo veio no ano seguinte, em 1954, com o lançamento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com