TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DO ENTULHO PROVENIENTE DA CONSTRUÇÃO CIVIL, COMO AGREGADO NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS

Dissertações: APLICABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DO ENTULHO PROVENIENTE DA CONSTRUÇÃO CIVIL, COMO AGREGADO NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Várias cidades brasileiras sofrem com o grave problema que é a disposição final do entulho gerado pela construção civil, tanto no caso de obras novas e como em reformas e demolições. A verificação da utilização do entulho proveniente da construção civil, como agregado para produção de argamassas, apresenta-se como uma alternativa de reciclagem e redução de matérias-primas de origem natural. Este trabalho visa à pesquisa sobre o estudo das propriedades das argamassas contendo agregados reciclados provenientes de RCD. A gestão dos resíduos urbanos constitui hoje um dos mais relevantes desafios das administrações públicas. A reciclagem é o beneficiamento do entulho transformando-o em novo material de construção, que antes eram depositados de maneira irregular em bota-foras sem qualquer cuidado.

Palavras-chave: entulho; construção civil; argamassas; reciclagem

1. INTRODUÇÃO

As constantes preocupações com o aquecimento global, escassez de água e os problemas relacionados ao crescimento populacional têm trazidos mudanças consideráveis em todos os setores das atividades urbanas em especial o setor da Construção Civil. Esse setor gera um sério problema urbano, não só nas grandes cidades, que é a geração e a disposição de resíduos sólidos provenientes de construções e demolições, refletindo diretamente na qualidade ambiental dos espaços urbanos dos municípios.

Ao entulho sempre foi dispensado o mesmo tratamento dado ao lixo. Algo que se pode vender se houver alguém disposto a pagar por ele, ou em caso contrário, paga se a alguém para levá-lo, sem se preocupar sobre o destino que lhe será dado. Isto sempre foi facilmente resolvido pelos transportadores de resíduos que acabam jogando o material em locais nem sempre permitido. O resultado ainda pode ser visto nos bota-foras clandestinos e na degradação de áreas urbanas: rios e córregos assoreados, bueiros e galerias entupidos e, conseqüentemente, enchentes em vias marginais, que acabam comprometendo a qualidade de vida da sociedade.

A construção civil, atividade básica em qualquer economia, vem enfrentando a era da redução de gastos, já que jazidas de materiais de construção, em diversos países, encontram se exauridas e cada vez mais os custos de transporte, de lugares mais distantes, estão aumentando. A indústria da construção civil vem, ao longo dos anos, aprimorando suas técnicas construtivas e caminhando paralelamente com o avanço tecnológico que hoje está espalhado pelo mundo. Essa mesma indústria que cresce e se aprimora, está as voltas com problemas tão grandes quanto seu crescimento. Um dos questionamentos que se faz é o que será da construção civil sem os recursos naturais, antes tido como inesgotáveis e renováveis, uma vez que sua exploração, excessiva e indiscriminada, tem causado graves problemas ambientais.

Nenhum questionamento desse tipo estaria em foco se não tivesse havendo uma consciência mundial de preservação da natureza em todos os seus aspectos, desde a conservação de matéria prima até uma percepção de preservação do ambiente, de modo que se possa garantir a sobrevivência do homem. Isso se justifica porque preservação ambiental é, acima de tudo, conservar área de matas nativa, rios e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com