TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização De Agregados Reciclados De Resíduos Da Construção Civil Para Uso Em Base E Sub-Base De Pavimento Urbano Em Sinop - MT

Ensaios: Caracterização De Agregados Reciclados De Resíduos Da Construção Civil Para Uso Em Base E Sub-Base De Pavimento Urbano Em Sinop - MT. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 2

1 Introdução

O macrossetor da construção civil tem crescido significativamente nos últimos anos, obtendo participação de 8% no PIB (Produto Interno Bruto) nacional em 2010 (CONSTRUBUSINESS, 2012), o que evidencia a importância do mesmo no âmbito social. Porém, este setor contribui significativamente nos impactos ambientais, ocasionados pela extração dos materiais naturais, mudança na paisagem original e geração de resíduos sólidos.

Os resíduos sólidos de construção e demolição (RCD), mais comumente chamados de “entulhos”, geram problemas com relação à expressiva quantidade produzida e consequente disposição final, pois em vários casos são depositados em locais inadequados.

A necessidade de minimizar esses impactos ambientais forçou diversos setores da economia e do governo a tomarem providências, para melhorar e/ou minimizar essa realidade. Exemplo disso é a Resolução 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), bem como as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em 2004, com as NBR 15113, NBR 15114, NBR 15115 e NBR 15116, que estabelecem diretrizes para gestão e reutilização desses resíduos.

Sendo assim, a gestão do RCD se faz necessária, compatibilizando coleta e alternativas de destinação. Uma das alternativas é a reciclagem do RCD, através da sua transformação em agregados, apresentando diversas aplicações. Como, por exemplo, na pavimentação. Segundo Motta et al. (2005), essa é uma solução interessante por se tratar de um material disponível em grande quantidade e por um custo inferior aos agregados naturais, pois estes últimos são encontrados a grandes distâncias, devido a densa ocupação das cidades, o que onera o preço com transporte.

A pavimentação, por sua vez, tem significativa importância, pois além de reduzir o custo de transporte aumentando a trafegabilidade, também promove a integração social. Em Sinop (MT), ainda existe uma expressiva parcela de ruas não pavimentadas ou somente cascalhadas, especialmente em bairros mais distantes da área central da cidade.

A cidade também é responsável pela geração de 7633,44 toneladas de RCD por mês, de acordo com levantamento feito por Santos (2012). Desse modo, a substituição do agregado natural pelo reciclado gera benefícios, por aumentar a oferta de vias pavimentadas no município e dar um destino adequado a esse resíduo.

Entretanto, o RCD apresenta grande variabilidade na sua composição, que depende das técnicas de construção de cada região. Na sua utilização em camadas de pavimento, como base e sub-base, o agregado reciclado deve ser analisado e estudado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com