TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS 1° SEMESTRE ENGENHARIA BÁSICA - UNIP

Dissertações: APS 1° SEMESTRE ENGENHARIA BÁSICA - UNIP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  4.890 Palavras (20 Páginas)  •  4.987 Visualizações

Página 1 de 20

UNIP – Universidade Paulista

Engenharia – Ciclo Básico

Atividades Práticas Supervisionadas

1º semestre – 2014

FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O

PENSAMENTO CIENTÍFICO.

Aluno:

NOME RA: *********** Turma: ***********

Brasília 2014

SUMÁRIO

NICOLAU MAQUIAVEL................................................................3

GOTTFRIED WILHELM VON LEIBNIZ.........................................7

GALILEU GALILEI........................................................................13

IMPACTOS PRODUZIDOS...........................................................14

DISSERTAÇÃO.............................................................................16

BIBLIOGRAFIA.............................................................................19

NICOLAU MAQUIAVEL

Nicolau Maquiavel nasceu dia 3 de maio de 1469, na cidade de Florença, Itália, filho de advogado e membro de uma proeminente família italiana. Seu pai foi um típico renascentista, e era estudioso das humanidades, empenhando-se em transmitir uma aprimorada educação clássica para seu filho. Aos 12 anos, já escrevia em latim.

É reconhecido como o fundador do pensamento e da ciência moderna, por não respeitar a ética e escrever sobre o Estado e Governo como realmente são, e não como deveriam ser. Recentes estudos sobre o próprio e suas obras admitem que seu pensamento foi mal interpretado no decorrer da história. Desde as primeiras críticas, as opiniões acumularam-se de forma que o termo maquiavélico (criado a partir de seu nome) siginifica astúcia, esperteza.

Durante a juventude de Nicolau Maquiavel, Florença era governada pelo famoso Lozenzo Medici, o Magnífico. Em 1492, Medici morreu e sua família foi expulsa de Florença, que se tornou uma república em 1498. Nesse ano, Maquiavel, apesar do brilhantismo precoce, exerceu seu primeiro cargo na vida pública, com 29 anos, onde passou a ocupar a segunda chancelaria, substituindo Adriani como secretário do Conselho dos Dez da Guerra (Dieci di Libertà et Pace), instituição que na Signoria tratava da guerra e da diplomacia, Nessa atividade, cumpriu uma série de missões, tanto fora da Itália comointernamente, destacando-se sua diligência em instituir uma milícia nacional. Tornou-se um conhecedor profundo dos mecanismos políticos e viajou incessantemente participando em vinte e três embaixadas a cortes italianas e europeias, conhecendo vários dirigentes políticos, como Luís XII de França, o Papa Júlio II, o Imperador Maximiliano I, e César Bórgia.

Em 1500 foi enviado a França onde se encontra com Luís XII e com o Cardeal de Orleães.

Casou-se em 1502 com Marietta Corsini, com quem teve quatro filhos e duas filhas. No mesmo ano ocorreu sua missão mais memorável, quando visitou César Bórgia estabelecido na Romagna, Foi objeto de um relatório de 1503 intitulado "Descrição da Maneira empregue pelo Duque Valentino (César Bórgia) para Matar Vitellozzo Vitelli, Oliverotto da Fermo, Signor Pagolo e o Duque de Gravina, Orsini", no qual descreveu com uma precisão cirúrgica os assassinatos políticos do filho do Papa Alexandre VI Bórgia, explicando subrepticiamente a arte política ao principal dirigente de Florença, o indeciso e timorato Pier Soderini.

Em 1509 dirigiu o pequeno exército miliciano de Florença para ajudar a libertar Pisa, missão que foi coroada de sucesso.

Em 1510, inspirado por sua leitura sobre a história romana, organizou uma milícia civil da República de Florença. Porém, em agosto de 1512, um exército espanhol entrou na Toscana e saqueou Prato. Aterrorizados, os florentinos depuseram seu governante, Pier Soderini, a quem Maquiavel havia caracterizado como “bom, porém fraco”, e permitiram avolta da família Medici ao poder.

Com a volta ao poder da dinastia Médici, Maquiavel desespera-se, é envolvido em uma conspiração, é torturado e deportado. Com permissão muda para São Cassiano, cidade pequena próxima de Florença. Sem perspectivas de conseguir uma nomeação para o novo governo, Maquiavel se dedicou a escrever livros. Escreve sobre a Primeira década de Tito Lívio , mas interrompe esse trabalho para escrever sua obra prima. Viveu uma vida tranquila na cidade. Na parte da manhã, ocupava-se com a administração da pequena propriedade onde estava confinado. À tarde, jogava cartas em uma hospedaria com pessoas simples do povoado. À noite vestia roupas de cerimônia para conviver, através da leitura, com pessoas ilustres do passado, o que levou algumas pessoas a julgá-lo como louco.

Durante os 14 anos seguintes, Maquiavel escreveu diversos livros. Sua obra mais famosa foi “O Príncipe” (1513). Também escreveu “A Arte da Guerra” e “História de Florença”.

Com algumas nomeações para postos temporários e sem importância, foi em 1526 que participou de uma comissão do Papa Clemente VII para inspeccionar as muralhas de Florença. Seu amigo Francesco Guicciardini, Comissário Papal da Guerra na Lombardia o empregou depois em duas pequenas missões diplomáticas. Em Maio de 1527, tendo os Médici sido expulsos de Florença novamente, Maquiavel tentou reocupar o seu lugar na Chancelaria, mas o posto foi-lhe recusado devido a reputação que O Príncipe já lhe tinha dado.

Pouco tempo depois morreu, depois do saque de Roma.GALILEU GALILEI

Artesão, físico, matemático, filósofo e astrônomo italiano nascido em Pisa, o mais importante cientista de sua época e um dos maiores sábios que a humanidade já teve. Filho de Vincenzo Galilei, matemático competente e músico razoável, obteve sua educação em um monastério de Vallombrosa, próximo a Florença e na Universidade de Pisa, onde interrompeu o curso de medicina para se dedicar ao estudo da matemática e das ciências. Lá desenvolveu seus primeiros trabalhos sobre queda livre de corpos, aprimorando os estudos de Francisco Soto, principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com