TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS Tma Engenharia 1° Período Unip Anchieta. Biografia E Obras Do Matemático John Forbes Nash Jr

Monografias: APS Tma Engenharia 1° Período Unip Anchieta. Biografia E Obras Do Matemático John Forbes Nash Jr. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 8

Biografia de John Forbes Nash Jr.

JOHN NASH, "UMA MENTE BRILHANTE"

John Forbes Nash Jr. nasceu em 13 de junho de 1928 Bluefield, West Virginia.

Estudou no Carnegie Institute of Technology (seus primeiros escritos publicados junto ao seu Pai, são de quando ele apenas tinha 17 anos de idade), onde obteve a sua graduação em licenciatura e um mestrado em matemática em 1948. Em 1950, ele obteve seu doutorado na Universidade de Princeton com sua tese "A teoria dos jogos", e a suas teoremas em equilíbrio nas negociações econômicas, que inaugurou uma revolução lenta em diversas áreas, tais como economia, ciências políticas e desenvolvimentos na biologia.

Durante os próximos nove anos, em uma onda surpreendente de atividade matemática, ele procurou, encontrou e resolveu problemas graves e mais difíceis de Geometria Analítica. O seu trabalho sobre a teoria das variedades algébricas e equações diferenciais parabólicas e hiperbólicas foi extremamente significativa no desenvolvimento destas questões. Desde 1951 Nash obteve uma posição no MIT. Foi descrito em 1958 como "o jovem matemático mais promissor do mundo."

Infelizmente, em 1959, ele foi hospitalizado com diagnóstico de esquizofrenia, logo, renunciou a sua posição. Por quase 30 anos viveu desta maneira, mas teve seus momentos de melhora aparente, mas foi em 1990 que Nash tem uma grande recuperação da sua doença mental, melhora essa não esperada pelos médicos que acompanhavam o seu caso, deixando assim, o motivo da sua melhora, sem respostas. É neste ponto que ele retorna à matemática e aceita uma posição na Universidade de Princeton.

Logo, a importância do trabalho de Nash foi reconhecido com muitas

Menções Honrosa: Prêmio von Neumann, membro da Sociedade Econômica e da Academia Americana de Artes e Ciências, membro da Academia Nacional de Ciências Estados Unidos, acabando com o Prêmio Nobel em 1994.

Digno de nota que o Prêmio Nobel seria basicamente dar o seu doutoramento e um artigo que escreveu 45 anos antes. Sua vida e obra foram tão incríveis, que começou a escrever vários livros, alguns sobre sua vida e os outros em seu trabalho.

Teve inclusive, recentemente, um filme de sua bibliografia incrível, chamado “ Uma mente brilhante”

John Nash tem uma personalidade interessante, que combina talento e esquizofrenia. Sua mulher que dele cuidou por 30 anos, desempenhou um papel importante na sua vida e na sua “cabeça desajustada”.

Nash foi muito revolucionário. O campo da teoria dos jogos foi sem duvida, a sua maior criação. Com testes lógicos como o “dilema do prisioneiro” e o “ dilema da ponte”, tendo aplicações diretas em economia, guerras e até mesmo em jogos desportivos, como o poker. Porém, tais teorias não se manteriam exatas até o século atual, assim como todos os grandes pensadores, Nash teve algumas de suas idéias tidas como não funcionais ao longo do tempo, mas sem duvida, abriu espaço para que outros seguissem os seus estudos, e assim, os aprimorassem.

John Nash continua ensinando matemática na Universidade de Princeton, no estado norte-americano de Nova Jérsei.

Obras de John Forbes Nash jr

TEORIA DOS JOGOS.

O que é Teoria dos Jogos e como ela pode melhorar as suas decisões estratégicas? Teoria dos Jogos é o estudo das tomadas de decisões entre indivíduos quando o resultado de cada um depende das decisões dos outros, numa interdependência similar a um jogo.

Mas primeiro é interessante explicar o que não é Teoria dos Jogos: decidir qual carro comprar, por exemplo. Escolher um automóvel é uma decisão complexa pela quantidade de variáveis a considerar. Além do preço, existem a aparência, estilo, tamanho, motor, conforto, acessórios, etc. Para complicar, sempre há um trade-off: nenhum carro possui exatamente todas as características que você gostou. Seria bom se o carro A, como aqueles acessórios, também tivesse a configuração do motor do carro B. Você pode criar um algoritmo (mental ou via computador) para colocar todas as variáveis e pesos de importância (suas utilidades) e criar um ranking. Entretanto, o exemplo do carro é uma decisão isolada - a decisão é só sua e não há interferência de outros no resultado.

Já a Teoria dos Jogos estuda cenários onde existem vários interessados em otimizar os próprios ganhos, as vezes em conflito entre si. Por exemplo, imagine que em sua empresa você tem dúvidas sobre qual ação tomar para aumentar o seu lucro: reduzir o preço, lançar outro produto ou fazer uma campanha de marketing?

No caso de reduzir o preço, conhecendo a curva de demanda, se abaixar o preço em 3%, sua receita sobe 7% pois vai ganhar market-share. Você calculou a relação de preço versus vendas e, conseqüentemente, a migração de consumidores do produto concorrente para o seu. Mas e se seu concorrente reagir e também abaixar o preço na mesma proporção? Como conseqüência da estratégia dele, o seu ganho, antes imaginado como aumento em 7%, muda para uma perda de 5% pois não aconteceu como você previu.

O resultado (ganho ou perda) de uma decisão depende obrigatoriamente da movimentação dos dois concorrentes, tornando a tomada de decisão muito mais complexa. Por isso, você precisa saber quais são os ganhos ou perdas de cada combinação e identificar quais são os incentivos mais atraentes para seu adversário, sabendo que ele está imaginando quais são os seus ganhos para também tomar uma decisão.

Com essas informações e deduções, reduzir o preço não é uma boa estratégia. Então você imagina fazer uma campanha de marketing. Começa outro ciclo de previsões: como ele vai reagir neste caso? Ao se antecipar as ações do seu competidor, você deve repensar antes de agir e visualizar todas as implicações de cada decisão, e ele fará o mesmo simultaneamente.

Por isso, a melhor recomendação é: antes de tomar uma decisão, coloque-se no lugar do concorrente e imagine qual seria a reação dele dadas as ações e incentivos existentes. Simultaneamente ele fará o mesmo - entender quais são suas motivações e ações para que ele tome a melhor decisão. Este é ciclo sem fim: você pensa que ele pensa que você pensa que ele pensa que...

Teoria dos Jogos é isso: entender que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com