TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS 3/4 Semestre

Ensaios: APS 3/4 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  2.313 Palavras (10 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será desenvolvido um estudo sobre o processo de gestão de pessoas na empresa Ediouro Duetto Editorial Ltda. com o objetivo de elaborar um programa de capacitação e desenvolvimento de pessoas que atenda as necessidades da organização.

No mercado atual, o avanço da tecnologia, a concorrência, os clientes e as constantes mudanças têm exigido das organizações incessantes processos de renovação do capital intelectual de seus colaboradores. Portanto, possuir um programa de capacitação e desenvolvimento de pessoas torna-se um diferencial competitivo relevante para as organizações, pois é através de pessoas capacitadas que uma empresa se mantém firme para atuar em um mercado altamente competitivo.

O potencial de uma empresa não está mais somente nos seus produtos ou no mercado em que ela atua, e sim na capacidade criativa de seus colaboradores, nas ideias, na sua reinvenção diária. É necessário ter utilidade comprovada e renovação contínua para manter-se neste mercado voraz e de assustador avanço tecnológico.

Segundo Lacombe (2011, p. 381) as empresas que não treinam e desenvolvem seus funcionários, podem enfrentar dificuldades competitivas por falta de pessoas preparadas para ocuparem cargos disponíveis na organização.

A capacitação ou treinamento são essenciais para o sucesso, visam encaminhar o profissional a um processo de educação, reciclagem e mudança de comportamento. Assim, o trabalhador adquire melhores condições de ação, de conhecimento sobre as necessidades da empresa, do setor e, muitas vezes, estar preparado para capacitar outras pessoas.

A aplicação do processo de capacitação profissional dentro de uma organização traz como principais vantagens a redução de custos, redução de rotatividade de pessoal, ampliação da capacidade intelectual dos funcionários, sinergia das equipes, além de manter os funcionários motivados.

No capítulo 1 – Revisão Conceitual serão apresentados os pilares e conceitos que deram suporte ao trabalho, autores e principais referências que fazem parte da pesquisa e que dão suporte às soluções apresentadas.

E no capítulo 2 – Estudo de Caso, será apresentado o perfil da organização (principais produtos, clientes, fornecedores e etc.) e o processo de capacitação e desenvolvimento de pessoas sugerido para a organização.

1. REVISÃO CONCEITUAL

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

Por administração de recursos humanos (administração de RH) entende-se:

“Uma série de decisões integradas que formam as relações de trabalho; sua qualidade influencia diretamente a capacidade da organização e de seus empregados em atingir seus objetivos.” (Milkovich, 2000, p. 19).

Ainda segundo Milkovich , 2000, p.19, os recursos humanos (RH) são responsáveis por trazer o brilho da criatividade para as empresas, são as pessoas que planejam e produzem os produtos e serviços, controlam a qualidade, vendem os produtos, alocam recursos financeiros e estabelecem as estratégias e objetivos para a organização. Daí que vem a importância de um departamento de gestão de pessoas eficaz. E por que um departamento de gestão de pessoas e não de recursos humanos?

Segundo Inácio, em seu artigo publicado em 2009 “o setor de recursos humanos era um mero departamento mecanicista que cuidava da folha de pagamento e da contratação do profissional e que exigia desse profissional apenas a experiência e técnica, não havia um programa de capacitação continuada”.

Também conforme Inácio a gestão de pessoas é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização que é o capital humano que nada mais são que as pessoas que a compõe.

Compete ao departamento de recursos humanos na função de gestão de pessoas

Promover, planejar, coordenar e controlar as atividades desenvolvidas relacionadas à seleção, orientação, avaliação de desempenho funcional e comportamental, capacitação, qualificação, acompanhamento do pessoal da instituição num todo, assim como as atividades relativas à preservação da saúde e da segurança no ambiente de trabalho da instituição (INÁCIO, 2009).

Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento

Conforme podemos observar a capacitação e desenvolvimento de pessoas é o que torna as organizações mais competitivas e cada vez mais eficientes e eficazes.

A capacitação dos profissionais advém do processo de dar condições das pessoas se desenvolverem profissionalmente e economicamente e para isso é necessário que se eleve suas habilidades, sua capacidade intelectual e técnicas de trabalho. Uma das formas de acontecer essa elevação é por meio de treinamentos.

Segundo Milkovich, 2000, p. 338, “treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhora da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papeis funcionais”.

Para Carvalho, 2000, p. 154, treinamento “constitui-se no processo de ajudar o empregado a adquirir eficiência no seu trabalho presente ou futuro, através de apropriados hábitos de pensamento e ação, habilidades, conhecimentos e atitudes”.

Ainda segundo Carvalho, 2000, p. 154, o treinamento pode ser identificado como sendo um somatório de atividades que vão desde a aquisição de habilidade motriz até o desenvolvimento de um conhecimento técnico complexo, à assimilação de novas atitudes administrativas e à evolução de comportamento em função de problemas sociais complexos.

Desse modo, ainda segundo Carvalho, o treinamento apresenta-se como um instrumento administrativo de importância vital para o aumento da produtividade do trabalho, ao mesmo tempo em que é um fator de auto-satisfação do treinando, constituindo-se num agente motivador comprovado.

Para a implantação do treinamento, conforme Carvalho, são necessárias as seguintes etapas:

• Pesquisa de necessidade de treinamento;

• Planejamento da atividade de treinamento;

• Organização do treinamento;

• Pedagogia do treinamento;

• O instrutor do treinamento;

• Métodos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com