TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS ARC

Pesquisas Acadêmicas: APS ARC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  5.636 Palavras (23 Páginas)  •  1.659 Visualizações

Página 1 de 23

Atividades Práticas Supervisionadas – APS – no 1º semestre do curso de Administração. Trata-se de um trabalho semestral, em equipes.

Como consta no Projeto Pedagógico do Curso, as Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento para o aprimoramento da aprendizagem, por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula, a realidade. Analisado a empresa Maria Pimentas que atua no ramo alimentício. As Atividades Práticas Supervisionadas visam contribuir para desenvolvimento dos alunos fornecendo as competências requeridas aos futuros Bacharéis por meio da reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma empresa/organização em situação real.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................... 05

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA............................................................ 06

3. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA........................................................ 34

4. ESTUDO DE CASO............................................................................... 35

FORÇA DE TRABALHO.................................................................. 35

PRODUTOS E CLIENTES............................................................ 35

PRINCIPAIS CONCORRENTES.................................................. 36

PRONCIPAIS INSUMOS.............................................................. 35

RELACIONAMENTO COM CLIENTE........................................... 37

5. ANÁLISE E SUGESTÃO DE MELHORIA............................................. 38

6. CONCLUSÃO......................................................................................... 40

7. ANEXO A................................................................................................ 42

8. ANEXO B................................................................................................ 43

INTRODUÇÃO

O objetivo da APS (Atividade Pratica Supervisionada) é desenvolver por meio de trabalhos em grupo projetos e pesquisas, uma visão da realidade que será enfrentada na vida profissional e com a utilização prática das teorias aprendidas no decorrer da disciplina, o seguinte trabalho vem apresentar teorias de como fidelizar o cliente, em relação à empresa, seus produtos e sua marca. Analisamos a empresa Maria Pimentas, com o objetivo de saber na prática se a empresa utiliza técnicas para fidelizar seus clientes e identificar formas de apresentar sugestões para a empresa, utilizando alguns fundamentos como realizar uma pesquisa de mercado ou divulgação, se o produto/serviço atende as necessidades de seus clientes.

A fábrica analisada tem nome fantasia “Maria Pimenta” e produzem cinco tipos de molhos, três de conservas e até um patê de pimenta. Dessa forma comercializa três linhas de produtos: pimentas, conservas e patês. Segundo o proprietário a “pimenta tem uma procura muito grande e ela ajuda a agregar valor com as outras pimentas, se tornando um mix bem atrativo para o mercado”. A fábrica do empresário, situada na zona leste de São Paulo (Rua Mutamba, 69 – Vila Carrão), tem um cuidado rigoroso com a higiene. Máscaras, toucas e luvas são itens obrigatórios para os funcionários.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

ENTENDENDO O SIGNIFICADO DA PALAVRA CLIENTE

A globalização, os desafios do desenvolvimento tecnológico e cultural e a competição entre as organizações trazem como consequência o interesse pela qualidade de seus produtos e serviços. Esse interesse não se restringe às empresas privadas e se estende, também, ao setor público.

Assim, vemos que os empresários buscam aperfeiçoar o desempenho em suas áreas de atuação produtos ou serviços e o relacionamento com os seus clientes.

O setor público enfrenta os desafios de melhorar a qualidade de seus serviços e aumentar a satisfação dos usuários e instituir um atendimento de excelência ao público.

Os clientes e usuários das organizações públicas e privadas também se mostram mais exigentes na escolha de serviços e produtos de melhor qualidade. Assim, a relação com estes clientes e usuários passa a ser um novo foco de preocupação e demanda esforços para sua melhoria.

As empresas estão mais competitivas para suprir os desejos e necessidades dos clientes.

Saber identificar quem são os clientes é o primeiro passo, sendo assim formar uma peça fundamental para alcançar o sucesso, sem eles não existiria metas, resultados e conquistas.

Os clientes podem ser classificados enquanto destinatários de produtos em individuais, coletivos, intermediários e finais.

O Cliente individual é aquele cujas necessidades e desejos podem ser identificados ou atendidos individualmente.

Já os clientes coletivos cujas necessidades também são individuais, são atendidos de forma coletiva, como o transporte público, esgoto e fornecimento de água pelas empresas responsáveis.

As empresas que utilizam os produtos para revenda ou industrialização são consideradas clientes intermediários, como as empresas automobilísticas que compram de outras empresas, peças para a composição de seus carros.

Os clientes finais são os destinatários finais dos produtos e serviços, como os remédios que compramos em uma farmácia ou o pãozinho que compramos em uma padaria para consumir todos os dias, ou o serviço de assistência técnica que solicitamos em nossas casas para o reparo de algo que desejamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com