TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS Administração Cientifica

Trabalho Escolar: APS Administração Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  2.625 Palavras (11 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO OU

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

APS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

2º./1º. SEMESTRE

CAMPUS CHÁCARA STO ANTONIO

2014

Componentes do grupo:

- Nome e R.A matrícula

-

-

-

-

- até 6 alunos

TEMA/TÍTULO: Evidências de aplicação da Administração Científica (Taylor) e Teoria de Relações Humanas e Comportamental: um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização de (pequeno, médio ou grande) porte.

Obs: Identificar o porte da empresa utilizando os critérios do BNDES

Antes de entregar Retirar a observação

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 1º. semestre, do curso de Administração de Empresas da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

CAMPUS CHÁCARA STO ANTONIO

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade

O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar as evidências de aplicação das teorias da administração por meio de um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização de (pequeno ou médio de acordo com os critérios do BNDES) porte.

ESTUDO DE CASO

1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

1.1 Apresentação da empresa

a. Denominação

A história da transformação do MCDONALD’S na maior rede de alimentação rápida do mundo começou em 1937 quando os irmãos Richard (Dick) e Maurice (Mac) McDonald abriram um modesto restaurante no sistema Drive-In na cidade de Arcádia, estado da Califórnia, para vender cachorro-quente. Pouco depois, em 1940, eles se mudaram para a cidade de San Bernardino, também na Califórnia, onde abriram no dia 15 de maio um restaurante com o nome deMCDONALD’S BAR-B-Q na famosa Rota 66 com aproximadamente 20 carhops, garçons que em cima de patins entregavam o pedido do cliente no carro. Isso se tornou extremamente popular e muito lucrativo. O cardápio continha 25 itens, a maioria deles churrascos. Em 1948, depois de notar que a maioria do dinheiro que ganhavam provinha da venda de hambúrguer, que na época custava US$ 0.15, os irmãos renovaram totalmente o restaurante.

Dentre as inovações adotadas estavam: substituição de todos os utensílios – talheres, copos e pratos – por embalagens descartáveis; visitação pública da cozinha, onde os clientes podiam ver a impecável higiene e limpeza na preparação dos alimentos; eliminação do serviço de garçonete, fazendo com que os próprios clientes tivessem que sair de seus carros e irem fazer o pedido direto no balcão; e uma nova forma de produção dos sanduíches com a reformulação do cardápio, que passou a ser bastante enxuto, e dos alimentos preparados com base em uma linha de montagem. Quando o restaurante foi reaberto o cardápio tinha sido reduzido para apenas 9 itens, incluindo hambúrguer, cheeseburguer, milk-shake, batata-chip, refrigerantes, cafés e pedaços de torta, se tornando um grande sucesso, cuja fama rapidamente se espalhou através do boca a boca. Nesta época o restaurante adotou o slogan “Famous Hamburgers”. No ano seguinte as famosas French Fries (as batatas-fritas como conhecemos hoje) estrearam no cardápio do restaurante. Nesse momento também surgiu, mesmo que de forma indireta, o famoso M amarelo: para chamar a atenção dos motoristas ainda quando estivessem longe, a arquitetura do prédio dispunha de dois grandes arcos amarelos de neon (à noite, quando ligados, ficavam cor-de-rosa).

Em 1953, os irmãos começaram a criar franquias de seu restaurante, com Neil Fox abrindo a primeira unidade franqueada. O segundo restaurante foi inaugurado na cidade de Phoenix, estado do Arizona, sendo o primeiro a utilizar o estilo baseado nos famosos “Arcos Dourados”, criado pelo famoso arquiteto americano Stanley Clark Meston. O restaurante original foi reconstruído baseado nesse estilo também. Ainda neste ano, um quarto restaurante foi aberto em Downey

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com