TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS BEBIDAS DESTILADAS RUM

Por:   •  9/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.699 Palavras (15 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

LUCIMARA REINEHR

NAIARA CASSOL

NELSI ROSANE GROSS

BEBIDAS DESTILADAS

(RUM)

FRANCISCO BELTRÃO

2017

LUCIMARA REINEHR

NAIARA CASSOL

NELSI ROSANE GROSS

BEBIDAS DESTILADAS

(RUM)

Trabalho acadêmico apresentado como requisito para obtenção de nota parcial para a disciplina de Tecnologia de Fabricação de Bebidas, ministrada pela professora Ellen Porto Pinto do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Francisco Beltrão.

FRANCISCO BELTRÃO

 2017

1 INTRODUÇÃO

        Dados da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), o mercado de bebidas no país possui um faturamento de R$ 8 bilhões anuais dos quais R$ 2 bilhões correspondem a comercialização de bebidas alcoólicas destiladas (ABRABE, 2011).

        Considerando as formas de elaboração, as bebidas alcoólicas podem ser divididas em categorias como as fermentadas (cervejas, vinhos fermentados de cana ou frutas, espumantes e sidra), mistas (aguardente compostas, licores e coquetéis) e fermento-destiladas (destiladas – aguardente de cana, aguardente de frutas ou cereais, grappa, brandy, pisco, rum, tequila e whisky. E retificadas – gim, vodca e vermute) (LIMA; FILHO, 2011).

        A bebida alcoólica destilada é um produto obtido da destilação de um mosto após a fermentação alcoólica, com o intuito de aumentar seu teor alcoólico. Entretanto essa concentração de etanol final não deve ultrapassar 60%, a mesma deve ficar em torno de 38 a 60% de teor alcoólico (LIMA; FILHO, 2011)

        De acordo com o Regulamento da lei nº 8.918 de julho de 1994, a bebida alcoólica destilada é a bebida alcoólica obtida por um processo de fermento-destilação, pelo rebaixamento no teor alcoólico do destilado alcoólico simples, pelo rebaixamento do teor alcoólico do álcool etílico potável de origem agrícola ou pela padronização da própria bebida alcóolica destilada(BRASIL,2009).

        Conforme as matérias primas usada na fabricação podem obter diferentes destilados alcoólicos simples de cana, melaço, de cereais, frutas, tubérculos, e de vegetal (AQUARONE, 2001).

        Entre as bebidas destiladas a Cachaça é a mais consumida no Brasil, ela é obtida por destilação do mosto fermentado de cana de açúcar, tendo no máximo 6 g de açúcar por litro (AQUARONE, 2001).

        O destilado em estudo é o Rum que de acordo com legislação vigente para destilados define Rum, como uma bebida de graduação alcoólica de 35 a 54% do volume a 20ºC, obtida do destilado alcoólico simples de melaço, ou da mistura dos destilados de caldo de cana de açúcar e de melaço, envelhecidos total ou parcialmente, em recipiente de carvalho ou madeira equivalente, conservando suas características sensoriais peculiares (BRASIL, 2009).

        O seu coeficiente de congêneres (voláteis, compostos secundários, furfural entre outros), segue a mesma porcentagem das aguardentes, sendo não inferior a 2g/l. Para ser designado de extra ou extra velho, o envelhecimento deve se dar por pelo menos dois anos nos barris (AQUARONE, 2001).

        O rum é considerado uma das bebidas mais antigas que utilizam do processo de destilação para sua elaboração.

        O presente trabalho tem como objetivo demostrar um pouco da história, importância, forma de obtenção, e as variedades dessa bebida destilada.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 HISTÓRICO

A palavra “rum” possui origem incerta. Onde uma afirmação diz que, o nome deriva de “rumbullion” que possui o significado de “grande tumulto ou alvoroço”, outra afirmação diz que, deriva dos grandes copos utilizados pelos marinheiros holandeses, conhecidos como “rummers”, do holandês “roemer”, sendo um tipo de copo para bebidas alcoólicas. Outras incluem contrações das palavras “saccharum”, que possui o significado “açúcar” em latim, e “arome”, “aroma” em Francês. Sendo que coerentemente, o nome usado para um rum, quase sempre é associado ao local de origem da bebida, onde, os runs de países de língua espanhola, utiliza-se a palavra “Ron”, onde um “ronañjo” indica um rum que passou por um envelhecimento e é geralmente usado para produtos premium (GUERRA, 2014).

        O Rum era originalmente produzido em Cuba (século XVI), obtido de canas frescas trituradas ou do melaço da cana, sendo inicialmente apreciada no século XVII, e pelo seu alto teor alcoólico (40 a 75° GL) o fez famoso entre os piratas do século XVI, os encorajando antes dos combates. Não se sabe ao certo onde e quando o rum nasceu (ABB, 2011).

        A primeira destilação de rum ocorreu nos campos de cana-de-açúcar do Caribe, no século 17. Os escravos da plantação primeiro descobriram que o melaço, sendo este um subproduto de refinação do açúcar, poderia ser fermentado em álcool. Mais tarde, descobriu-se que a destilação desses produtos alcoólicos concentrava álcool e removia as impurezas, produzindo os primeiros runs verdadeiros (GUERRA, 2014).

É denominado como uma bebida fermento - destilada mais antiga, fabricado em diversos países como: Alemanha, França, Reino Unido, Austrália, Tailândia, Filipinas e Estados Unidos, sendo que os países caribenhos são os principais produtores. O Rum é uma bebida de avaliar econômico de grande importância, seguida etapas bem estabelecidas (LIMA; FILHO, 2011).

        O Rum foi o álcool, que esteve mais presente nas expedições marítimas, podendo ser por esse fato que passou a ser uma das bebidas mais conhecidas ao redor do mundo (ROSA, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (176.7 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com