TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM PARA O CONTROLE DOS IATROGÊNICOS

Por:   •  30/9/2020  •  Monografia  •  4.529 Palavras (19 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 19

AEG CONSULTORIA

PÓS GRADUAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E UTI.

 

VIVIANE CABRAL DE ARAÚJO

 AS DIFICULDADES DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM PARA O CONTROLE DOS IATROGÊNICOS

   

RECIFE

2018

 

VIVANE CABRAL DE ARAÚJO

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

AS DIFICULDADES DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM PARA O CONTROLE DOS IATROGÊNICOS

Trabalho de Conclusão do Curso   (Estudo de caso), Apresentação Curso de Pós Graduação em UTI, Urgência e Emergência na Enfermagem da Agência de Curso AEG Consultoria no Recife, sob orientação da Prof. Sylvia Karla , Docente da AEG Consultoria para obtenção de Nota e Aprovação.

RECIFE

2018

 

AS DIFICULDADES DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM PARA O CONTROLE DOS IATROGÊNICOS

1 VIVIANE CABRAL DE ARAÚJO

Orientador: Prof. Sylvia Karla

RESUMO

Diante da necessidade de estar sempre atualizado na área profissional, a enfermagem é um campo que vem demonstrando um grande desenvolvimento durante o decorrer do tempo, e isso não é pra menos, visto que essa profissão tem como objetivo o cuidado do ser humano. Deste modo, um trabalho realizado numa UTI, por exemplo, é bastante intenso e delicado ao preparar os futuros enfermeiros para qualquer tipo de ocasião. O objetivo deste estudo é relatar sobre a Iatrogenia que decorre de situações provocadas no paciente decorrente de práticas utilizadas por profissionais habilitados da saúde, independentemente se ela é uma técnica correta ou não, derivando, portanto, de atos prejudiciais à saúde do paciente em questão, bem como, expor como o enfermeiro pode se precaver diante de tais ocorrências. Por meio de livros, artigos e demais materiais disponíveis na internet, a pesquisa se identifica como bibliográfica, com o propósito de fornecer os subsídios necessários para o conhecimento sobre o assunto exposto. Concluí se, portanto, que a prevenção que pode ser adotada para as ocorrências iatrogênicas na UTI requer um esforço contínuo de todos os membros da equipe que atuam não só dos enfermeiros, como também aqueles que atuam no setor.

Palavras chaves: Iatrogenia, UTI, Enfermeiro

ABSTRACT

Given the need to be always updated in the professional area, nursing is a field that has demonstrated a great development during the course of time, and this is not for less, since this profession has as its objective the care of the human being. Thus, a work carried out in an ICU, for example, is very intense and delicate in preparing future nurses for any type of occasion. The aim of this study is to report on the iatrogeny that arises from situations provoked in the patient due to practices used by) qualified health professionals, regardless of whether it is a correct technique or not, deriving, therefore, from acts Harmful to the health of the patient in question, as well as to expose how the nurse can be prefaced with such occurrences. Through books, articles and other materials available on the Internet, the research is identified as bibliographic, with the purpose of providing the necessary subsidies for knowledge on the subject exposed. It was concluded, therefore, that the prevention that can be adopted for iatrogenic occurrences in the ICU requires a continuous effort of all team members who work not only of nurses, but also those who work in the sector.  

Key words: Iatrogeny, ICU, nurse

 

  • INTRODUÇÃO

A enfermagem como ciência vem se desenvolvendo ao longo das últimas décadas e uma estreita relação com a história da humanidade, a começar desde os primórdios com Florence Nightingale (1820 - 1910) que foi uma enfermeira britânica pelo qual ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, onde já se  relatava que era necessário promover uma segurança destinada ao paciente, logo, devido à época evidenciada, isso foi visto como uma revolução, pois ele levantou a realização de se adequar um ambiente especializado, ou seja, um ambiente que fosse limpo o suficiente capaz de produzir a diminuição tanto uma contaminação quanto a mortalidade de seus enfermos por exemplo.  ( BASTIAN, MAIA , 2013)

Além de ciência, a enfermagem é uma profissão com um papel espetacular, na medida em que busca a promoção do bem estar do ser humano e uma melhor qualidade de vida para a comunidade. O trabalho em unidade de terapia intensiva (UTI) é complexo e intenso, devendo o enfermeiro estar preparado para a qualquer momento, atender pacientes com alterações hemodinâmicas importantes, as quais requerem conhecimento específico e grande habilidade para tomar decisões e implementá-las em tempo hábil. ( BASTIAN, MAIA , 2013)

Desta forma, pode-se supor que o enfermeiro desempenha importante papel no âmbito da UTI. O cuidado intensivo dispensado a pacientes críticos torna-se mais eficaz quando desenvolvido em unidades específicas, que propiciam recursos e facilidades para a sua progressiva recuperação. ( BASTIAN, MAIA , 2013)

O presente estudo busca trazer uma revisão da literatura acerca da iatrogenia e quais as ações do enfermeiro na prevenção dessas iatrogenias no contexto da unidade de terapia intensiva. Os primeiros registros sobre Iatrogenia datam de civilizações antigas, e são definidas como eventos indesejáveis, não planejados, que causam ou tem o potencial de ocasionar resultados prejudiciais ao estado físico ou mental do paciente, podendo ou não ser resultado de negligência ou falha do profissional envolvido com a assistência5. ( BASTIAN, MAIA , 2013).

Por meio da análise em alguns artigos, entre dez artigos encontrados, pode se afirmar que setenta por cento apresentam dificuldades em entrar num consenso ao conceituar o termo iatrogenia, como se pode perceber nas seguintes informações, trazidas pelo Portal Educação ( 2019):

Palavra derivada do grego, iatrogenia que vem de"iatro" que significa médico e "gênese” origem, sendo definida ora pela ação prejudicial dos profissionais de saúde, inclusive da equipe de enfermagem, durante a prestação da assistência, ora pelo resultado indesejável relacionado à observação, monitorização ou intervenção terapêutica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (194.1 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com