TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE COLABORATIVA: GESTÃO DE NEGOCIOS INTERNACIONAIS

Trabalho Universitário: ATIVIDADE COLABORATIVA: GESTÃO DE NEGOCIOS INTERNACIONAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 6

2014

Sumário

Introdução.....................................................................................................................03

Relações Comerciais entre Brasil e Argentina...........................................................04

Principais Características da Argentina e do Brasil.................................................05

Termos da Estrutura de um Balanço de Pagamentos................................................07

Dolarização...................................................................................................................09

Estratégicas de Marketing...........................................................................................10

Conclusão......................................................................................................................11

Referencias Bibliográficas...........................................................................................12

Introdução

Nesta atividade trataremos da exportação de frutas tropicais do Brasil para o território Argentino.

A escolha desses produtos foi em relação à escassez do produto em si no país escolhido, levando em consideração a alta de preço e a demanda.

O Brasil por ser um dos maiores produtores dessas frutas, a relação comercial fica mais evidente já que a Argentina tem um clima desfavorável para essa produção.

RELAÇÔES COMERCIAIS ENTRE BRASIL E ARGENTINA

PRODUTO: FRUTAS TROPICAIS

PIB BRASIL:

Produto Interno Bruto

2,253 trilhões USD ‎(2012)

População

198,7 milhões ‎(2012)

Renda bruta nacional em dólares PPC

2,329 trilhões PPP dollars‎(2012)

PIB ARGENTINA

Produto Interno Bruto

474,9 bilhões USD ‎(2012)

Renda bruta nacional em dólares PPC

457,8 bilhões PPP dollars‎(2006)

População

41,09 milhões ‎(2012)

Principais características da economia da Argentina:

A Argentina possui a segunda maior economia da América do Sul, ficando atrás apenas do Brasil. Apresenta como pontos positivos uma grande quantidade e variedade de recursos naturais, boa infraestrutura, população alfabetizada, trabalhadores qualificados e base industrial diversificada. A região mais industrializada fica na capital (Buenos Aires). Destaque para as indústrias de produtos alimentícios, tecidos e de automóveis.

A Agricultura é outro destaque econômico da Argentina, sendo voltada principalmente para o mercado externo. A pecuária, voltada principalmente para a produção de carne, também é uma importante atividade da economia do país.

Atualmente o grande desafio econômico da Argentina é enfrentar a fuga de capitais e reduzir a inflação, em alta nos últimos anos.

Principais características da economia no Brasil

O Brasil é um dos poucos países que conseguiram com sucesso reduzir a desigualdade econômica, no momento em que as desigualdades em todos os lugares estavam em aprofundamento. Sucessivos governos brasileiros, de partidos políticos rivais, conseguiram melhorar a educação, a saúde e a qualidade de vida de milhões de cidadãos pobres e que agora se juntaram a uma crescente classe média. O Brasil tem uma política energética que gerou a mais vibrante indústria de biocombustíveis do mundo. Em 1995, 15 por cento das crianças em idade escolar não iam à escola. Em 2005, caiu para 3 por cento e hoje o Brasil praticamente atingiu o ensino básico universal.

A OMC, Organização Mundial do Comércio é uma instituição jurídica, que surgiu em 1995 com o objetivo de regulamentar o livre comercio entre as nações em substituição ao GATT (acordo geral de tarifas e comercio) para deter a inflação que afeta o país.

Suas características são: fornecer estrutura para negociação e formalização de acordos comerciais, reduzir as tarifas de comércios de bens., gerenciar os acordos que compõem o sistema multilateral do comercio, servir de fórum para comercio nacional, supervisionar a adoção dos acordos e implementação destes pelos membros da organização.

A argentina faz parte desse grupo desde 1995, ou seja, faz parte do órgão desde o inicio de suas operações.

TERMOS DA ESTRUTURA DE UM BALANÇO DE PAGAMENTOS

Segue abaixo alguns itens que estão relacionados a esse termo:

Balança Comercial

• Neste grupo são classificadas as exportações e importações de mercadorias (bens tangíveis). As exportações, por representarem entrada de divisas, são registradas com sinal positivo enquanto as importações, por representarem saída de divisas, com sinal negativo

Balança de Serviços

• No balanço de serviços, como o próprio nome indica, são classificadas as transações de compra e venda de serviços (bens intangíveis) entre o País e o Exterior.

• São classificados nesta rubrica os serviços de frete e de seguros, os gastos com turismo e viagens internacionais, bem como os chamados serviços governamentais, que são os gastos com embaixadas, consulados e outras formas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com